Distância Hiperfocal na fotografia
A distância hiperfocal é a distância focal no qual é alcançada a maior profundidade de campo, alargando-a partir de metade da distância até ao infinito. Você se concentrar no que a distância vai nos ajudar a obter o máximo de nitidez em nossas fotos, por exemplo, de paisagens.
No exemplo a seguir, a distância hiperfocal que nos permitiu obter máxima profundidade de campo e assim deixar tudo bem nítidos quanto possível. Então nos afastamos 6 metros do assunto, focamos e obtemos a máxima profundidade de campo, que se estendeu desde a metade da distância de 3 metros até o infinito.
A Distância Hiperfocal depende da distância focal da nossa lente, da abertura do diafragma usado e do fator de corte do sensor de nossa câmera. Assim variará dependendo do zoom que nós aplicarmos, o número f ajustado e o modelo de nossa câmera.
Na foto seguinte eu usei uma distância focal de 17 mm, em uma câmera com um fator de conversão 1,6 e uma abertura de f/10. A distância hiperfocal com esses dados é 1,5 metros. Então, se eu ficar a 1,5 metros da placa que diz “Les Grassonnets” e focar nela a imagem ficará totalmente nítida, de 0,75 metros para o infinito. Assim nós veremos a neve no primeiro plano a estrada até o horizonte ficará completamente nítidas.
No exemplo a seguir ilustra como a distância hiperfocal (a distância em que focamos) diminui conforme vai diminuindo a abertura do diafragma. No exemplo nós ajustamos a lente da distância focal de 35 mm e nós usamos uma câmera com um fator de recorte do sensor de 1,6. Desta forma, vemos como a distância hiperfocal varia com a abertura:
- f / 2.8: Distância Hiperfocal de 23,3 metros. Focando a 23,3 metros para obter uma imagem nítida de 11,6 metros até o infinito.
- f / 8: Distância Hiperfocal de 8,2 metros. Focando a 8,2 metros obter uma imagem nítida de 4,1 metros para o infinito.
- f / 22: Distância Hiperfocal de 3 metros. Focando a 3 metros obter uma imagem nítida de 1,5 metros para o infinito.
No exemplo a seguir o que fazemos foi manter a mesma abertura do diafragma de f/8 e ir variando o zoom, e vemos que a distância hiperfocal também varia. - 35 mm: distância Hiperfocal de 8,2 metros. Focando a 8,2 metros obtemos uma imagem nítida de 4,1 metros até o infinito.
- 50 mm: distância Hiperfocal de 16,7 metros. Focando a 16,7 metros obtemos uma imagem nítida de 8,35 metros até o infinito.
- 100 mm: distância Hiperfocal de 66,7 metros. Focando a 66,7 metros que obtemos uma imagem nítida de 33,35 metros até o infinito.
Cálculo da distância hiperfocal
A fórmula da distância hiperfocal é:
H = (F 2 ) / (f * d)
H = Distância hiperfocal
F = Distância focal do objetivo
f = Abertura do diafragma
d = Diâmetro do círculo de confusão
O círculo de confusão é uma constante diferente para cada formato ou sensor negativo. Daí o fator de corte afeta a distância hiperfocal. Pesquisando na Internet você pode encontrar este fator para cada câmera.
Para calcular a distância hiperfocal podemos usar a seguinte tabela:
Continue lendo as demais aulas deste CURSO ONLINE GRÁTIS – CURSO DE FOTOGRAFIA ONLINE
Avalie esta página! Obrigado!
[kkstarratings]
0 responses on "Distância Hiperfocal na fotografia"