Distância Hiperfocal na fotografia

Distância Hiperfocal na fotografia

 

distância hiperfocal é a distância focal no qual é alcançada a maior profundidade de campo, alargando-a partir de metade da distância até ao infinito. Você se concentrar no que a distância vai nos ajudar a obter o máximo de nitidez em nossas fotos, por exemplo, de paisagens.

No exemplo a seguir, a distância hiperfocal que nos permitiu obter máxima profundidade de campo e assim deixar tudo bem nítidos quanto possível. Então nos afastamos 6 metros do assunto, focamos e obtemos a máxima profundidade de campo, que se estendeu desde a metade da distância de 3 metros até o infinito.

imagem

A Distância Hiperfocal depende da distância focal da nossa lente, da abertura do diafragma usado e do fator de corte do sensor de nossa câmera. Assim variará dependendo do zoom que nós aplicarmos, o número f ajustado e o modelo de nossa câmera.

Obviamente, não vamos tirar fotos com um metro na mão para medir as distâncias, mas a distância pode ser aproximadamente. Você também pode usar o botão de visualização de campo, que nos permitirá pre-visualizar a profundidade de campo que dispomos com as configurações de câmera.

Na foto seguinte eu usei uma distância focal de 17 mm, em uma câmera com um fator de conversão 1,6 e uma abertura de f/10. A distância hiperfocal com esses dados é 1,5 metros. Então, se eu ficar a 1,5 metros da placa que diz “Les Grassonnets” e focar nela a imagem ficará totalmente nítida, de 0,75 metros para o infinito. Assim nós veremos a neve no primeiro plano a estrada até o horizonte ficará completamente nítidas.

imagem

No exemplo a seguir ilustra como a distância hiperfocal (a distância em que focamos) diminui conforme vai diminuindo a abertura do diafragma. No exemplo nós ajustamos a lente da distância focal de 35 mm e nós usamos uma câmera com um fator de recorte do sensor de 1,6. Desta forma, vemos como a distância hiperfocal varia com a abertura:

  • f / 2.8: Distância Hiperfocal de 23,3 metros. Focando a 23,3 metros para obter uma imagem nítida de 11,6 metros até o infinito.
  • f / 8: Distância Hiperfocal de 8,2 metros. Focando a 8,2 metros obter uma imagem nítida de 4,1 metros para o infinito.
  • f / 22: Distância Hiperfocal de 3 metros. Focando a 3 metros  obter uma imagem nítida de 1,5 metros para o infinito.
    imagemNo exemplo a seguir o que fazemos foi manter a mesma abertura do diafragma de f/8 e ir variando o zoom, e vemos que a distância hiperfocal também varia.
  • 35 mm: distância Hiperfocal de 8,2 metros. Focando a 8,2 metros obtemos uma imagem nítida de 4,1 metros até o infinito.
  • 50 mm: distância Hiperfocal de 16,7 metros. Focando a 16,7 metros obtemos uma imagem nítida de 8,35 metros até o infinito.
  • 100 mm: distância Hiperfocal de 66,7 metros. Focando a 66,7 metros que obtemos uma imagem nítida de 33,35 metros até o infinito.imagem

    Cálculo da distância hiperfocal

    A fórmula da distância hiperfocal é:

    H = (F 2 ) / (f * d)

    H = Distância hiperfocal

    F = Distância focal do objetivo

    f = Abertura do diafragma

    d = Diâmetro do círculo de confusão

    O círculo de confusão é uma constante diferente para cada formato ou sensor negativo. Daí o fator de corte afeta a distância hiperfocal. Pesquisando na Internet você pode encontrar este fator para cada câmera.

    Para calcular a distância hiperfocal podemos usar a seguinte tabela:

    imagem

     



Continue lendo as demais aulas deste CURSO ONLINE GRÁTIS – CURSO DE FOTOGRAFIA ONLINE

Avalie esta página! Obrigado!

Distância Hiperfocal na fotografia
5 (100%) 1 vote

15 de novembro de 2017

0 respostas em "Distância Hiperfocal na fotografia"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

gyncursos.com.br © Desenvolvido por GYN SITES