SEO Glossário – Palavras e Termos Utilizados
Na última aula deste Curso de SEO estaremos vendo o significado das principais palavras e termos utilizados no SEO – Search Engine Optmization.
1. Aquisição – No marketing online, a aquisição pode ser definida como uma ação que uma empresa pretende alcançar. Por exemplo, se uma empresa fornece planos de inscrição, o processo do cadastro seria definido como a aquisição por essa empresa, pois essa é a ação que a empresa deseja alcançar através de sua estratégia.
2. Algoritmo – Um algoritmo é um programa de computador usado pelos motores de busca para procurar pistas ou sinais, o que lhes permite fornecer resultados de pesquisa relevantes para os usuários.
3. Alt texto – O texto Alt, abreviação de texto alternativo, é uma palavra ou uma frase que é inserida como elemento de atributo em HTML para descrever uma imagem. Uma vez que os motores de busca não conseguem rastrear imagens, então eles usam texto alt para indexar esse conteúdo e mostrar quando uma pesquisa relevante é realizada. O texto alternativo também é exibido para os usuários online se, por algum motivo, a imagem não puder ser carregada e exibida na página da Web.
4. Análises – As análises representam a coleta de dados relacionados ao desempenho do site em termos de visitas, visualizações de páginas, taxa de rejeição, duração da visita, etc. O gráfico analítico é usado para entender o comportamento dos visitantes e o desempenho do seu site, o que permite melhorar esses aspectos.
5. Texto âncora – Texto clicável e visível em um Link é chamado de texto âncora. As palavras dentro do texto âncora são ditas ser um dos fatores que influenciam a classificação do site nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa.
6. Backlink – Um backlink é um link recebido de outro site. Backlinks também são chamados de links de entrada ou links recebidos.
7. Bing Ads – Bing Ads é um programa online que permite aos usuários criar campanhas publicitárias no mecanismo de pesquisa Bing.
8. Branding – A Branding é o processo de criação de um nome e imagem únicos para um produto, a fim de estabelecer sua posição no mercado e entre os clientes. Este processo é feito principalmente através de diferentes tipos de campanhas publicitárias, tanto online como offline.
9. Link quebrado – Um link quebrado é um link que não funciona, o que significa que o link leva a uma página inexistente, provavelmente devido ao fato de que a página foi movida ou excluída.
10. Browser – Browser ou um navegador da Web é um aplicativo de software usado para encontrar e exibir conteúdo na internet.
11. Cache – Cache é o componente que armazena os dados dos sites que o usuário visitou.
12. Tag Canonical – A tag canonical é usada para lidar com o conteúdo duplicado. Esta tag diz aos motores de busca que uma página deve ser tratada como uma cópia de outra URL e que os mecanismos de pesquisa devem realmente creditar a página original ao incluir as páginas nos resultados da pesquisa.
13. Competitividade – Competitividade ou competição de palavras-chave é a medida de quão difícil seria posicionar um site para uma determinada palavra-chave, com base nos concorrentes, ou seja, os sites que estão usando a mesma palavra-chave para posicionar seu próprio site. A competitividade das palavras-chave depende da popularidade da palavra-chave e da competitividade do setor.
14. Conteúdo – Em termos de SEO, o conteúdo refere-se a qualquer tipo de informação publicada em um site, que é criado com o objetivo de atrair o tráfego do mecanismo de pesquisa. Vários tipos de conteúdo podem ser usados, como postagens de blog, artigos, listas, guias, vídeos, imagens, páginas de produtos, etc. O conteúdo é dito ter uma grande importância para o posicionamento do site hoje em dia, daí a frase “Conteúdo é o rei”.
15. Conversão – Uma conversão é a ação específica que você deseja que seus visitantes / usuários da web possam tomar, como venda, inscrição, download de um arquivo, etc.
16. Crawler – Crawler é um programa usado pelos motores de busca para visitar os sites e buscar as informações para o índice do mecanismo de pesquisa.
17. Texto cripto: texto criptográfico é o texto usando um determinado código.
18. CSS – Isto significa folhas de estilo em cascata e apresenta o idioma usado para descrever o aspecto ea formatação de um documento escrito em linguagem de marcação. O CSS afeta a página em termos de layout, cor e fontes.
19. CTR – CTR significa taxa de clique. Esta métrica é usada para medir o sucesso de uma campanha online, como campanha publicitária ou campanha de marketing por email. Você pode calcular a taxa de clique, dividindo o número total de cliques pelo número total de impressões.
20. Autoridade de domínio – Este termo é usado para descrever uma medida de força de nome de domínio. Três fatores principais influenciam o valor da autoridade de domínio e são: idade, popularidade e tamanho. Os valores variam entre 0 e 100.
21. Flash – Flash é uma tecnologia usada para criar aplicativos multimídia interativos, como sites, banners, jogos, etc. Quando se trata de sites, eles usaram a tecnologia Flash para exibir uma galeria de fotos ou um vídeo animado. Embora os efeitos visuais sejam ótimos para melhorar o aspecto visual de um site, uma grande desvantagem da tecnologia Flash é o fato de os motores de busca não serem capazes de indexar o conteúdo dentro de um arquivo Flash. Além disso, esta tecnologia também pode prolongar o tempo de carregamento do site.
22. Seguidor – Um seguidor geralmente é definido como alguém que se inscreve para ser notificado de suas atualizações. Em termos de redes sociais, os seguidores sociais são usuários de redes sociais que decidem começar a seguir a sua conta, clicando em como, seguir ou se inscrever.
23. GIF – GIF, abreviação de Graphic Interchange Format, é um tipo de arquivo de imagem que é de qualidade inferior a outros tipos de formatos, mas que suporta animações. O tamanho desses arquivos não é grande, e é por isso que eles são ótimos para sites, mas a paleta de cores é muito mais limitada do que com outros tipos de imagem.
24. Google AdWords – O Google AdWords é um programa de publicidade fornecido pelo Google. O objetivo principal é permitir que você configure e execute publicidade online com os resultados patrocinados mostrados nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa.
25. Homepage – Uma página inicial é uma página introdutória de um site. É a primeira página que um usuário visita quando o domínio do site é inserido no navegador da Web. O site também é chamado de página de índice ou página principal.
26. HTML – Significa Hypertext Markup Language e representa o sistema padronizado para marcação de arquivos de texto, a fim de alterar a estrutura da página (texto, títulos, tabelas, fotos, etc.).
27. Hyperlink – Hyperlink é uma referência de link que permite ao usuário do site acessar outro documento ou uma parte específica do documento.
28. Link de entrada – O link de entrada, ou o link de volta é um link postado em outro site apontando para uma página em seu site.
29. Índice – O índice do mecanismo de pesquisa representa a coleta de informações obtidas pelos rastreadores dos mecanismos de pesquisa. A coleção de dados coletados dentro do índice é então usada para fornecer resposta à consulta de pesquisa.
30. Indexável – Este termo geralmente se refere a sites, páginas da web ou conteúdo de um site que pode ser indexado pelos motores de busca, devido ao fato de que segue as diretrizes dos mecanismos de pesquisa. Desta forma, os algoritmos do mecanismo de pesquisa podem rastrear e indexar com sucesso o conteúdo de um site, para mostrar o conteúdo como resultados de pesquisa orgânicos.
31. Interagir – No marketing online, o processo de interação refere-se ao processo de envolvimento em uma conversa virtual com os visitantes do seu site, seguidores sociais, etc. Em vez de ter um site, o mercado moderno exige que as empresas sejam sociais e interajam com o visitantes, a fim de maximizar os benefícios da presença online.
32. Marketing na Internet – Também chamado de marketing online, este termo se refere ao marketing que usa mídia online, como um site, publicidade online, mídias sociais, etc., com o objetivo de promover um negócio e gerar leads.
33. Java – Java é uma linguagem de programação usada para criar aplicativos que podem ser executados em máquinas e navegadores virtuais.
34. Java applets: as applets Java são pequenas aplicações java que podem ser baixadas do servidor web e executadas no computador por um navegador da Web compatível com Java.
35. JavaScript – JavaScript é uma linguagem de script usada no arquivo HTML de um site.
36. JPG – JPG ou JPEG representa o Joint Photographic Experts Group. É o tipo de arquivo usado para gráficos. Ele permite criar imagens de alta qualidade, que podem ser salvas como arquivos menores, mas a qualidade da imagem é danificada depois que a imagem é redimensionada, e é por isso que este formato é chamado de formato de imagem com perdas. Esta é também a razão pela qual o tipo de imagem PNG é usado em vez disso.
37. Palavra-chave – Palavra-chave é uma palavra ou frase que é usada para descrever o conteúdo da página da Web. As palavras-chave são usadas em SEO para otimizar a página da Web e fornecer informações adicionais aos rastreadores do mecanismo de pesquisa sobre essa página da Web, mas também são usadas em publicidade paga.
38. Densidade das palavras-chave – A densidade de palavras-chave é a porcentagem de uso da palavra-chave ou frase-chave na página da Web.
39. Página de destino – Uma página de destino é uma única página que aparece depois que o usuário clicou no link no resultado do mecanismo de pesquisa, anúncio do mecanismo de pesquisa, o link postado nas mídias sociais, incluído na campanha de e-mail, etc. Esta página é também chamado de página de captura.
40. Link – Um link é uma conexão de um ponto para outro. Mais comumente, um link é inserido em uma palavra destacada ou imagem que pode ser clicada para levar o usuário a outro objeto ou página. Existem diferentes tipos de links.
41. Meta-dados – Este termo é usado para descrever os tipos de dados sobre o aplicativo ou o conteúdo. Os metadados fornecem informações sobre a página da Web usando o idioma e as tags padronizados que permitem que os mecanismos de pesquisa interpretem os dados com sucesso.
42. Meta tag: este é o sistema de codificação utilizado no HTML para marcar o conteúdo do site, a fim de permitir que os mecanismos de pesquisa compreendam os dados. As metatags fornecem os metadados sobre o documento HTML.
43. Métricas – As métricas são medidas que são usadas para rastrear e monitorar um elemento específico. Quando se trata de sites, você pode rastrear métricas, como o número de visitas, a duração média da sessão, etc. As métricas são usadas para avaliar o desempenho do site.
44. Mobile-friendly: o conteúdo do site que é amigável para dispositivos móveis é o conteúdo exibido corretamente em dispositivos móveis, como telefone celular, tablets, etc.
45. Palavra-chave negativa – palavras-chave negativas são usadas para controlar a campanha de publicidade on-line, pois impedem que um anúncio apareça para essa palavra em particular. Este método é usado para evitar exibir anúncios em relação às pesquisas irrelevantes, o que reduz o orçamento e melhora o desempenho da campanha publicitária.
46. Off-page – Refere-se aos fatores que afetam o ranking e que não estão disponíveis no site atual. Em vez disso, estes são fatores externos, como links.
47. Presença online – A presença online refere-se a apresentar e promover uma empresa usando mídia online, como um site, anúncios de mecanismos de pesquisa, contas de redes sociais, etc. O objetivo de ter presença online é tentar chegar ao público online através do desenvolvimento de uma estratégia online para melhorar sua empresa.
48. On-page – Refere-se aos fatores que afetam a classificação e que estão disponíveis no site atual. Estes são fatores internos, como tags, palavras-chave, conteúdo, etc.
49. Otimização – Otimização é o processo de melhorar diferentes elementos no site e fora do site de acordo com as diretrizes de SEO, a fim de melhorar o posicionamento do site nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa. Vários aspectos de um site podem ser otimizados, como otimização de conteúdo, otimização de títulos, otimização de imagem, otimização de vídeo, etc.
50. Alcance orgânico – O número total de pessoas únicas que viram seu site ou publicação por meio de distribuição não paga.
51. Autoridade da página – Este termo é usado para prever as chances de as páginas da Web aparecerem nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa. Os valores da autoridade da página variam entre 0 e 100.
52. Ranking da página – O ranking da página é uma métrica que varia entre 0 e 10 permitindo que o Google determine a importância de um site. O algoritmo de pesquisa do Google usa essa métrica para determinar a relevância dos resultados relacionados à consulta de pesquisa.
53. Alcance pago – O número total de pessoas únicas que viram seu site ou publicação através de distribuição paga.
54. Plugin – O propósito do plugin, uma aplicação ou um programa que está instalado em um site ou navegador, é oferecer softwares adicionais que se especializem em um processo específico e, assim, melhorar ou habilitar outra funcionalidade.
55. PNG – PNG, abreviação de Portable Network Graphics, é um tipo de arquivo de imagem que suporta compressões de dados sem perdas. Isso significa que a qualidade da imagem não é afetada se o tamanho da imagem for alterado. Este é o formato de tipo de imagem sem perdas mais usado na internet.
56. PPC – PPC é abreviação de pay-per-click e refere-se a um tipo de publicidade paga usada no marketing on-line, onde os anunciantes pagam cada vez que um usuário clica nos anúncios, que são mostrados nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa como patrocinadas resultados, ou em redes sociais.
57. Ranking – O ranking do mecanismo de pesquisa refere-se à posição na qual um site aparece como resultado de uma consulta de pesquisa. Uma vez que o site classificado no topo dos resultados de pesquisa obtém mais visitas, o ranking é uma parte importante da otimização de mecanismos de pesquisa.
58. Redirecionamento – Os redirecionamentos são usados para permitir que uma página da Web ou um domínio esteja disponível em mais de um endereço. Isso significa que, mesmo que os usuários tentem acessar uma determinada página, se a página for redirecionada, também chamada encaminhada, uma página diferente será mostrada ao usuário.
59. Referência – Refere-se à página que linka para outra página.
60. Design responsivo – O design responsivo é um design web que oferece a melhor experiência do usuário, com visualização e interação, em diferentes dispositivos, incluindo computadores de mesa, bem como dispositivos móveis.
61. Página de resultados – A página apresentada pelos motores de busca contendo os resultados, relacionados à consulta de pesquisa.
62. RSS – Isso é curto para Rich Site Summary, às vezes até chamado Really Simple Syndication. O propósito do RSS é usar formatos de feed da Web para publicar informações que são atualizadas com frequência. Os usuários on-line podem se inscrever via RSS, para que possam acompanhar as atualizações.
63. Protocolo do mecanismo de pesquisa – O protocolo do mecanismo de pesquisa é um aplicativo que permite que os mecanismos de pesquisa busquem e recuperem informações da internet para apresentar os resultados do mecanismo de pesquisa. O protocolo do mecanismo de pesquisa usa o idioma e as técnicas reconhecidas e compreendidas pelos motores de busca, como um sitemap, tags, etc.
64. Saturação do mecanismo de pesquisa – O número de páginas de um site indexado pelos mecanismos de busca é chamado de saturação do mecanismo de pesquisa.
65. Atualização do mecanismo de pesquisa – Os algoritmos dos mecanismos de pesquisa são atualizados regularmente para garantir que os motores de busca proporcionem a melhor experiência do usuário. Essas atualizações às vezes afetam as melhores práticas do mecanismo de pesquisa, e é por isso que você deve estar ciente dessas atualizações e certificar-se de seguir as melhores práticas atuais.
66. Consulta de pesquisa – A consulta de pesquisa é uma consulta inserida em um mecanismo de pesquisa ao procurar informações. Existem diferentes tipos de consultas de pesquisa, dependendo do tipo de informação que os usuários buscam no uso dos motores de busca.
67. Volume de pesquisa – A quantidade de pesquisas que ocorrem relacionadas a uma consulta de pesquisa específica representa o volume de pesquisa.
68. SEM – Search engine marketing é um tipo de marketing na internet onde o site é promovido através de mecanismos de busca, usando métodos não pagos (SEO) e pagos (PPC).
69. SEO – Search Engine Optimization ou Otimização de Sites para Mecanismos de Busca é um tipo de marketing na internet onde o ranking do site é melhorado usando métodos não pagos.
70. O SERP – SERP representa a página de resultados do mecanismo de pesquisa e é a página que é mostrada aos usuários depois de digitarem uma consulta de pesquisa no mecanismo de pesquisa. A página de resultados do mecanismo de pesquisa mostra os resultados relacionados à consulta, incluindo resultados patrocinados ou pagos, bem como resultados orgânicos.
71. Sitemap – Um sitemap é uma lista de páginas de um site, permitindo que os rastreadores e usuários do mecanismo de pesquisa acessem qualquer página do site a partir do sitemap. Esta lista permite que os rastreadores do mecanismo de pesquisa descubram facilmente páginas, razão pela qual um sitemap é uma das partes importantes da otimização de mecanismos de pesquisa.
72. SMM – O marketing de mídia social é um tipo de marketing online que usa sites de redes sociais para promover um negócio, aumentar o tráfego e gerar leads.
73. Spam – Spam é um conteúdo irrelevante ou não solicitado, que pode ser postado em sites, compartilhados via email ou mídias sociais.
74. Resultados patrocinados – Os resultados patrocinados são anúncios de mecanismos de pesquisa, que são os resultados apresentados nos resultados da pesquisa como destacados. As empresas devem usar um programa de publicidade online, como o Google AdWords, para criar resultados patrocinados.
75. Tráfego – No mundo online, o tráfego refere-se ao fluxo de dados. Quando se trata de sites, o tráfego representa a quantidade de dados enviados e recebidos pelos visitantes desse site, independentemente do uso do método pago ou não pago.
76. TXT – É um formato de arquivo usado para texto com poucas opções de formatação.
77. URL – Isto significa Uniform Resource Locator e se refere à localização do arquivo na internet. É o endereço do site, que você digita no navegador para encontrar um site específico.
78. Experiência do usuário – Este termo refere-se à experiência que uma pessoa recebe ao usar um site ou um programa de computador. A experiência do usuário representa se a pessoa está satisfeita usando o produto, o que influencia a reputação que o produto possui.
79. Visibilidade – Este termo refere-se à possibilidade de os motores de busca mostrarem seu site nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa. As tarefas de SEO são conduzidas para aumentar a visibilidade do site nos resultados dos mecanismos de pesquisa e assim melhorar o desempenho do site.
80. Padrão de código W3C – W3C representa o Consórcio World Wide Web e representa a comunidade trabalhando em conjunto para desenvolver e aprimorar os padrões da web. Os padrões de código W3C são aplicados para permitir que os desenvolvedores criem plataformas on-line que estão disponíveis em qualquer dispositivo, usando diferentes tecnologias, como HTML5, CSS, XML, etc.
81. Diretório da Web – Diretório da Web ou diretório de links é um diretório que liga a outras páginas do site, que são classificadas dentro de diferentes categorias.
82. XHTML – Extensible Markup Language é uma variante de HTML que usa a sintaxe XML, que é diferente do HTML.
83. XML – XML (abreviação de Extensible Markup Language) é uma linguagem de marcação. Ele é usado como um formato para RSS e é compatível com vários programas e dispositivos diferentes.
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