Vantagens e desvantagens do WordPress

Vantagens e desvantagens do WordPress

O WordPress chegou naquele estágio em que muitas pessoas o utilizam sem saber. Muitos dos sites e blogs que alguém pode encontrar na web são feitos em WordPress, não deixe de seguir esse guia.

Mas afinal, o que é o WordPress? Trata-se de uma plataforma que permite a criação de sites e blogs(não conhece blogs?) por usuários iniciantes e também para quem possui conhecimentos avançados em web design. Hoje em dia é uma das ferramentas mais utilizadas no mundo inteiro.

O WordPress surgiu em 2003 e desde então ele conquistou o seu lugar entre os sistemas de gerenciamento de conteúdo mais lembrados entre os usuários.

As razões para essa popularidade são várias e uma delas é o fato de que o WordPress é uma plataforma intuitiva. Ou seja, de fácil compreensão e manuseio.

As vantagens do WordPress

Se essa plataforma adquiriu fama não foi por acaso. O WordPress realmente conta com vários benefícios. Confira alguns deles logo abaixo:

O fator economia

O WordPress é uma plataforma open source, em outras palavras, é um sistema de código aberto. Porém o que isso significa exatamente?

Isso quer dizer que a plataforma não possui nenhum custo para quem a usa. Esse é apenas um dos motivos do sucesso da ferramenta.

Para adquirir essa plataforma, o usuário pode efetuar o download diretamente em seu site oficial. Não há a necessidade de pagar uma licença ou realizar alguma assinatura para isso.

Por ser intuitiva, qualquer pessoa tem condições de compreender e utilizar os seus recursos. Portanto, não há a necessidade de contratar um profissional da área de programação para fazer o serviço pesado.

Ele se adapta em vários tipos de projeto

Se você vai investir em uma loja virtual, o WordPress é uma ótima alternativa. Caso o seu projeto seja um blog de notícias, ele se sai melhor ainda.

Caso você necessite de um site com área destinada para alguns clientes exclusivos, aposte no WordPress. E se o seu objetivo é manter um fórum online, a plataforma se sai muito bem.

A presença dos plugins

Outro benefício dessa plataforma é a sua capacidade de personalização. O WordPress permite ao usuário acrescentar recursos variados, trazendo melhorias para o seu site.

Esses recursos existem na forma de plugins. Os plugins são pequenos programas que fornecem características a mais para a sua plataforma.

Um exemplo de plugin de WordPress é o Flare. A função dele é acrescentar em seu blog botões de compartilhamento. Graças a ele, o seu público poderá compartilhar as postagens nas redes sociais, por exemplo.

Otimização para SEO

Qualquer projeto na web que não possuir um planejamento de SEO está um passo atrás da concorrência. A otimização para os mecanismos de busca faz o seu site se destacar e atrair mais clientes.

O WordPress é uma plataforma concebida para ser amigável aos recursos de SEO. Inclusive é possível encontrar plugins que ampliam essa capacidade como o plugin da Yoast, por exemplo.

Outra vantagem é que os temas criados para a plataforma são responsivos em sua maioria, o que permite que o seu site seja visualizado em diferentes dispositivos.

Facilidade de migração

Caso você perceba a necessidade de mudar o seu plano de hospedagem, com o WordPress você pode realizar isso de maneira rápida e segura.

O sistema possui recursos que facilitam a exportação de dados de um servidor para outro.

O seu site sempre com o melhor visual

Não é segredo para ninguém que o aspecto visual de um site ajuda a atrair leitores. Até mesmo a estrutura de links e objetos deve ser bem planejada.

Com o WordPress e os seus vários temas que podem ser encontrados na internet, você pode personalizar o seu site. Alguns temas são gratuitos, outros são pagos e apresentam mais recursos de edição.

E por ser uma plataforma amigável, não há a necessidade de possuir conhecimentos avançados em web design e programação. Você pode alterar detalhes do layout em pouco tempo.

Desvantagens do WordPress

Mas infelizmente no mundo dos blogs e sites “nem tudo são flores”. Se existem benefícios, por outro lado, existem algumas desvantagens também. Vamos ver alguns pontos em que o WordPress não é tão bom assim?

Plugins problemáticos

Justamente umas das características mais interessantes do WordPress também pode ser a fonte de alguns problemas, pois determinados plugins podem apresentar falhas e ameaças.

Quando isso acontece você vai perceber dificuldades para efetuar postagens. Inclusive alguns recursos irão parar de funcionar ou até mesmo desestabilizar o site.

Temas gratuitos com problemas
A utilização de temas grátis proporciona economia, porém eles também podem conter vulnerabilidades e falhas de segurança que são desconhecidas pelos usuários iniciantes.

Vulnerabilidades

Por ser uma plataforma open source, o WordPress se torna alvo fácil de hackers. Se alguma falha é descoberta em alguma versão da plataforma ou de temas, todos os usuários podem ser prejudicados.

Dificuldade de customização

O WordPress é escrito em PHP e esse tipo de linguagem não é muito fácil de ser utilizada por iniciantes. Por esse motivo, efetuar alguns ajustes na estrutura dessa plataforma pode ser difícil em algumas situações.

Conclusão

Tudo na vida tem um lado bom e um lado ruim, não é mesmo? Portanto, com o WordPress a situação não é diferente.

No entanto, apesar das desvantagens, os benefícios ainda compensam o uso dessa plataforma. E você, alguma vez já teve problema com o seu WordPress?

20 de agosto de 2018

0 responses on "Vantagens e desvantagens do Wordpress"

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

gyncursos.com.br © Desenvolvido por GYN SITES