O que fazer Antes de Criar um Site

O que fazer Antes de Criar um Site

Agora que você está completamente familiarizado com a otimização dos mecanismos de busca e como eles rastreiam, indexam e classificam os sites, você deve aprender a otimizar seu site para maximizar as chances de obter uma alta classificação nos resultados das buscas orgânicas.

Vamos mostrar uma lista de tarefas sobre as quais você deve realizar para obter êxito neste propósito. As tarefas serão apresentadas em uma ordem que você deve seguir no processo de otimização do seu site.

As tarefas de otimização que veremos aqui são categorizadas em dois grupos. O primeiro grupo de tarefas deve ser concluído antes de criar um site e é recomendado para aqueles que ainda estão na fase de planejamento para desenvolver um site. Se você estiver na fase de criação de um site, você deve passar por ambos os grupos, pois o segundo grupo de tarefas o ajudará na otimização do site e na criação de um site amigável para o mecanismo de busca.

Se você já possui um site, então você deve se concentrar no segundo grupo de tarefas que irá explicar como otimizar um site já existente.

Primeiro grupo de tarefas: O que fazer antes de criar um site

  • Pesquisa

A pesquisa é uma área bastante vasta, onde você precisa explorar as possibilidades e oportunidades para criar um site e desenvolver uma estratégia para seu negócio online.

Fazer este curso online já pode ser considerado como parte da pesquisa, pois seu objetivo é ajudá-lo a familiarizar-se com o processo de otimização do seu site, a fim de aumentar as chances de alcançar um alto índice nos resultados dos sites de busca.



Além de aprender sobre otimização para os mecanismos de busca e também melhores práticas que o ajudarão a melhorar a visibilidade do seu site, a fase de pesquisa também inclui o seguinte:

Pesquisa por palavras-chave

Este é um aspecto inseparável do marketing online em geral, especialmente quando se trata de SEO e publicidade paga, onde você precisa usar palavras-chave relacionadas para permitir que os mecanismos de pesquisa identifiquem seu conteúdo e mostre-o para as pesquisas relevantes.

Nós apenas mencionamos este tópico como um passo essencial para otimizar seu site, já que esse tópico foi analisado em uma aula anterior.

Pesquisa de demanda

Outro aspecto da pesquisa inclui a análise do mercado. Você precisa pesquisar o mercado online para determinar o que falta e o que as pessoas estão precisando mas ainda ninguém disponibilizou de forma online, pois isso aumenta as chances de seu site ser bem sucedido. Se você tem um negócio ofline, tente realizar uma pesquisa na região onde se encontra seu negócio, adicionando informações a respeito de seu local à sua consulta de pesquisa e explore os resultados que você obterá nos mecanismos de busca.

Use o Google Trends (https://trends.google.com/trends/home/all/BR) para explorar as pesquisas relacionadas a uma determinada palavra-chave. Por exemplo, se usarmos a palavra “casa” como termo de pesquisa, podemos analisar o número de buscas ao longo do tempo, buscas regionais, bem como pesquisas relacionadas que podem fornecer idéias adicionais. Você também pode personalizar sua pesquisa usando as opções na parte superior da página.




Pesquisa de concorrente

Esta fase consiste em duas partes. Você primeiro terá que descobrir quem são os seus concorrentes.

Use os mecanismos de busca para encontrar os resultados da pesquisa que aparecem quando a palavra-chave que você considera relevante para o seu conteúdo é usada na consulta de pesquisa.

Isso irá ajudá-lo a descobrir os sites que estão competindo pelas mesmas palavras-chave que você. Faça uma lista com estes sites, pois poderá ser muito útil mais tarde quando você quiser monitorar os seus competidores e comparar seu progresso com relação a estes sites.

Uma vez que você conhece seus concorrentes, você deve analisar seus sites, pois isso pode ajudá-lo a descobrir o que eles estão fazendo bem feito e o que eles estão fazendo de maneira errada.

Uma ótima ferramenta para ajudá-lo com essa tarefa é Open Site Explorer (https://moz.com/researchtools/ose/), e o SimilarWeb (https://www.similarweb.com/website) que permitem analisar diferentes aspectos do site e comparar com vários outros sites concorrentes.

Escolha o nome do domínio

Você deve escolher o seu nome de domínio com muito cuidado. Ele deve estar relacionado ao negócio que você deseja apresentar online e deve conter a palavra-chave principal de seu site. Se você possui uma marca, o nome do domínio deve ser o seu nome de sua marca.

O nome de domínio também deve ser fácil de lembrar, pois esse será o seu nome online, e as pessoas terão que se lembrar facilmente dele, para que possam encontrar você. O nome curto e fácil de lembrar também é o mais recomendado se você estiver o divulgando através de folhetos, cartões de visita ou cartazes.

Escolha um design moderno, responsivo e com SEO amigável

Nós já discutimos em aulas anteriores o que é o design SEO amigável, um design que permite que os mecanismos de busca possam rastrear e indexar facilmente seu site. Geralmente, é recomendável que você leve muito em consideração este aspecto, já que o sucesso do seu site é amplamente baseado no tratamento que você receberá dos mecanismos de busca. Assim sendo, você precisa tornar as coisas mais fáceis para os rastreadores dos mecanismos de busca, para que eles promovam seu site através dos resultados de pesquisa orgânicos.

O design amigável refere-se ao design do site e as URLs amigáveis, pois ambos contribuem para o site bem otimizado que levará a uma melhor classificação nos resultados dos sites de busca.

Na próxima aula iremos aprender “O que fazer depois de criar um site”

 

Continue lendo as demais aulas deste CURSO ONLINE GRÁTIS – Curso SEO – Otimização de Sites

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27 de novembro de 2017

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