Tipos de Exposição na fotografia

Tipos de Exposição na fotografia

Esta é definitivamente a questão mais importante de todo o curso. Aqui está a chave para compreender como lidar com tudo o que temos visto até agora. Este tópico irá marcar um antes e depois. Você pode repetir várias vezes até você entender isso, você será capaz de corrigir os conceitos para sempre a partir de agora.

Vamos começar…
Quando você faz uma foto a luz está lá. É uma quantidade de luz concreta que o fotomedidor de nossa câmera é capaz de medir.

Para fazer a foto que temos de ajustar a nossa câmera de modo que somos capazes de capturar essa luz.

A exposição de uma foto é o equilíbrio entre abertura, tempo de exposição e sensibilidade do sensor para capturar corretamente a luz existente que o fotomedidor tem medido.

Vou repassar a frase anterior para enfatizar.

A câmera mede a quantidade de luz graças ao fotômetro.

  • Com esta medida ajustamos a quantidade de luz que deve passar através da lente de abertura do diafragma.
  • Ajustamos o tempo que a luz estará alcançando o sensor com o tempo de exposição.
  • Ajustamos a quantidade de luz que o sensor é capaz de absorver e ajustando sua sensibilidade.

Esses são os três ajustes que influenciam recebimento da luz existente pela câmera. A abertura do diafragma, tempo de exposição e a sensibilidade são compensados. Se na mesma foto você alterar um deles o outro será afetado.

No exemplo a seguir, vemos duas fotos do mesmo lugar. Em ambos há a mesma luz. Em ambos ajustamos a sensibilidade à ISO100. No primeiro foi ajustado a abertura do diafragma em f / 9 e a câmara I proposto um tempo de exposição de 1/250 segundos para capturar a luz existente. Na segunda foi reduzida a abertura da íris a f / 22 e, assim, o tempo de exposição da câmara aumentou para 01.04 segundos para captar a mesma luz existente.

imagem

Sensibilidade: ISO 100 Abertura: f / 9 exposição T.: 1/250 seg

imagem

Sensibilidade: ISO 100 Abertura: f / 22 T. A exposição: 1,4 seg

Embora ambos capturaram a mesma quantidade de luz (mesma exposição), podemos ver como tendo diferentes tempos de exposição, o efeito é diferente (em primeiro lugar foram ervas congeladas e se mudou aparecem na segunda).

Tudo isso pode parecer muito complicado, porque existem 3 coisas (e nós pensamos que era apenas clicar e pronto). No entanto, a câmera é capaz de calcular o ideal (ou o que ela entende como ideal) valor para cada um destes três parâmetros no modo automático, ou podemos optar por manualmente um ou dois dos parâmetros e a câmera calcula automaticamente outros. Nós também podemos trabalhar em modo totalmente manual, onde o fotógrafo escolhe absolutamente todos os parâmetros. Isto será explicado mais tarde no capítulo modo de disparo.

Exemplos de fotos com exposições diferentes(com fotos de exemplo abaixo)
Se a câmera capturar a luz existente fielmente podemos dizer com precisão que a foto está Exposta e ficará normal.
Se você capturou menos luz do que o necessário, vamos dizer que a foto está Subexposta e ficará escura.
No caso oposto, a foto será superexposta e ficará clara.

imagem

A exposição é, portanto, uma combinação da abertura da diafragma, tempo de exposição e a sensibilidade do sensor. Se alterar um desses três, vai afetar os outros parâmetros. A quantidade de luz (a menos que utilize um flash ou luzes) é inalterado, em seguida:

      • Se aumentarmos a abertura do diafragma e quisermos que a foto seja exposta, teremos de reduzir o tempo de exposição ou a sensibilidade. Com palavras simples, abrindo o diafragma entra mais luz para o sensor, conseqüentemente nós teremos que reduzir o tempo que a luz está alcançando o sensor ou a sensibilidade dela.
      •  Se aumentarmos o tempo de exposição, para capturar a mesma quantidade de luz, reduziremos a abertura ou sensibilidade. Com palavras simples, aumentando o tempo da exposição a luz estará alcançando por muito mais tempo o sensor, nós teremos que deixar ir menos luz ou abaixar a sensibilidade do sensor.
      •  Se aumentarmos a sensibilidade, reduziremos a abertura ou o tempo de exposição. Novamente, com palavras simples, se o sensor é capaz de capturar mais luz, porque é mais sensível a ele, vamos ter que deixar ir menos luz ou deixá-lo passar por menos tempo.

      Se você entender isso, você pode dizer que você sabe algo sobre fotografia, outra coisa é fazer isto na prática.

Neste tópico vimos a exposição do ponto de vista da luz disponível. Se nós também iluminarmos com luz artificial nesta combinação de parâmetros entra em jogo um quarto parâmetro: a quantidade de luz incorporada. Um novo mundo de possibilidades também se abre.



Continue lendo as demais aulas deste CURSO ONLINE GRÁTIS – CURSO DE FOTOGRAFIA ONLINE

Avalie esta página! Obrigado!
[kkstarratings]

15 de novembro de 2017

0 responses on "Tipos de Exposição na fotografia"

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

gyncursos.com.br © Desenvolvido por GYN SITES