O Histograma

O Histograma

 
O histograma é uma representação gráfica da distribuição dos diferentes tons de uma imagem. Ele pode ajudar a controlar a exposição em nossas fotos, bem como corrigir cores.

imagem

O eixo horizontal representa os tons de cinza desde o preto puro (esquerda) ao branco puro (à direita).

O eixo vertical representa o número de pixels que compõem a imagem para cada tom representado no eixo horizontal.

Diagnosticar a exposição de uma imagem

O histograma irá nos ajudar a ter uma ideia de como corrigir a exposição de uma imagem. Assim, em imagens subexpostas tendem a mover para a esquerda e uma foto superexposta tenderá a se mover para a direita. Uma imagem que contém todos os tons de cinza terá um histograma mais uniforme durante todo o histograma no eixo horizontal.

Se o histograma tem uma forma determinada não quer dizer que a imagem está incorretamente exposta, depende do que o fotógrafo busca na hora de fazer uma foto. No entanto, existem certos marcadores que nos ajudarão a detectar determinadas situações facilmente corrigíveis com um editor de imagens ou até mesmo no momento de tirar a fotografia.

Abaixo mostraremos vários exemplos de histogramas típicos, isso não significa que eles se mostram incorretos, embora alguns podem ser melhorados.

Tons suaves

No histograma abaixo pode ser visto que a imagem é escura, o gráfico tende a mover para a esquerda e na parte direita não á informações de dado (sem pontos brancos). Se houvesse muitas áreas totalmente escuras seria representado como um pico na extremidade esquerda da imagem.

imagem

Sombras ou áreas escuras

O histograma de uma imagem com muitas áreas com sombra ou grande parte da foto em preto é caracterizado por ter um pico na extremidade esquerda do histograma. No exemplo podemos ver como toda a área de imagem em preto são refletidas neste pico no histograma.

imagem

Áreas de superexposição e queimadas

Este é um histograma característico de uma imagem superexposta ou que tem áreas queimadas. Ela mostra o gráfico que tende a mover para a direita e um pico ocorre na extremidade direita do gráfico, que representa as áreas queimadas.

imagem

Sombras pálidas

Este é um histograma característico de imagens pálidas, sem áreas escuras, e sem áreas queimadas porque não há um pico na extremidade direita. No entanto, notamos que o lado esquerdo do gráfico não há nenhuma informação. Isso ocorre porque não há áreas escuras.

imagem

Contra-luz

O histograma característico  de fotos com contra-luz  tem um formato de “U”, cada “perna” representa o mais escuro e a mais clara da imagem. O gráfico representa pelo lado esquerdo as partes escuras e do lado direito as partes claras da imagem e possuindo poucas áreas em cinza (zonas intermediárias).

imagem

Distribuição homogênea

O histograma de uma imagem homogênea é distribuído ao longo do eixo horizontal. E as áreas não queimadas ou muito escuras não vão ter grandes picos no gráfico. É importante saber que o fato da distribuição ser homogênea nem sempre significa que a imagem está exposta da forma apropriada.

Ele depende estritamente das características tonais da imagem.

imagem

Utilizando o histograma da minha câmera

Muitas câmeras digitais incorporam a funcionalidade de ativar a visualização do histograma nas fotos para fazer as devidas correções. Esta funcionalidade muitas vezes marcam áreas excessivamente brilhantes (queimadas) e áreas excessivamente escuras. Leia o manual da sua câmera para ver se este modo está ativado e se não tiver, ativá-lo. Servirá como referência para edição de fotos e não perder nenhuma oportunidade.

imagem

Momentos em que essa funcionalidade é especialmente útil é em dias muito ensolarados, onde o se que mostra na tela da câmera não coincide com o resultado final da foto quando baixado para seu computador.

Neste caso, é mais aconselhável confiar no histograma ao invés do que é  exibido na tela da câmera.

Correção de Histograma no Photoshop

Embora nos exemplos a seguir usamos ferramenta Photoshop, existem muitas outras ferramentas de retoque de fotos, como o Paint Shop Pro, Corel, Gimp ou que tem a mesma funcionalidade para corrigir histogramas.

Os níveis são uma característica que nos permite corrigir os tons de uma fotografia através do histograma. Para fazer isso, vamos modificar este, de modo que interpreta os tons escuros, cinzas e brancos da foto de uma forma diferente da foto original.

Corrigir tons suaves

Neste exemplo vemos como corrigir os tons suaves de uma foto no Photoshop.

imagem

Corrigir tons pálidos

Neste exemplo vemosr como corrigir os tons pálidos de uma foto no Photoshop.



Continue lendo as demais aulas deste CURSO ONLINE GRÁTIS – CURSO DE FOTOGRAFIA ONLINE

Avalie esta página! Obrigado!

O Histograma
5 (100%) 1 vote

15 de novembro de 2017

0 responses on "O Histograma"

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

gyncursos.com.br © Desenvolvido por GYN SITES