Medição de Luz na fotografia

Medição de Luz na fotografia

 

Existem dois tipos de medição de luz:

  • Luz incidente : É o que se mede a luz que incide sobre a área de interesse. Ela é medida com um fotômetro externo. Este tipo de medida é o melhor de todos, porque ela mede luz sobre a área de interesse, desde que seja alcançada. Ele é usado principalmente em filmes, televisão, retratos e fotografia de moda.

  • Luz refletida: É o que se mede a luz que reflete sobre a área de interesse. Ela é medida com um fotômetro interno. Ele é muito confortável, porque ele é integrado na câmera e nos permite mais flexibilidade na hora de fotografar, utilizado para medir a luz em objetos que não podem se alcançar. Este tipo tem um problema, se muita luz é refletida a câmera pode não medir corretamente, por isso que é projetado vários tipos diferentes de medição da luz refletida.

    Sistema TTL

    Para medir a luz refletida câmeras DSLR atuais têm um sistema de medição chamada TTL (Through The Lens). Como o nome sugere, este sistema utiliza a luz que passa através da lente para a medição da luz refletida. É constituída por um sensor que é capaz de medir a luz a partir de partes diferentes da cena. Para isso, divide-se em enquadramento por zonas (tipicamente 16, 21, 35, 63, dependendo do modelo) e de acordo com o modo de medição aplica-se algumas percentagens ou outras para cada zona.

     

    imagem

    Exemplo vários sensores TTL de medição de luz.

    Medição Avaliativo

    Este método mede a luz em torno da armação. Portanto, todas as zonas têm uma percentagem do cálculo final da exposição. Útil nas fotos que têm uma gama de brilho semelhante em toda a cena. Eles usam os modos automáticos para todas as câmeras e é o mais comum.

    imagem

    Medição Parcial

    Este método mede apenas uma parte da armação. Portanto, as áreas mais próximas ao centro têm maior percentagem do cálculo final da exposição. É útil para fotos pessoais ou situações em que temos um objeto claro que ocupa a maior parte do quadro.

    imagem

    Medição Central e pontual.

    Este método fecha ainda mais a medição sobre a moldura. Portanto, as áreas centrais que têm maior percentual do cálculo final da exposição. Dependendo do modelo da câmara estará disponível medição pontual real, medindo cerca de 1-2% de toda a cena no centro da imagem, ou de uma zona central, medindo cerca de 8-9% de toda a cena no centro da imagem. É ideal para fotos pessoais, e fazer contra-luzes e especialmente útil para medir um objeto com uma luminosidade diferente do restante da cena.

    imagem 52

    Dependendo do modelo da câmera que você vai usar já terá o botão de medição pontual ou você terá que configurar isto em sua câmera.

    Exemplos 3

    Nestas três fotos abaixo vemos por que usamos um ou outro método de medição.

    Na primeira foto eu usei a medição avaliativa, porque a luz alcança toda a cena por igual. Sem grandes contrastes mesmo com pontos mais claros do que outras áreas.

    Na segunda foto eu usei a medição parcial, porque o que eu estava interessado era medir bem o sujeito que ocupava uma boa parte da cena. No entanto, o fundo era preto, e com isso foi fácil de superexpor o tiro se tivesse usado o modo avaliativa, porque quanto mais preto a câmera teria tentado expô-lo, clareando a foto.

    Na terceira foto eu usei a medição pontual, porque estava muito escuro. O que importava era que a pele da modelo ficasse bem iluminada (e não escura ou queimada). Por isso eu fiz a medição no rosto dela.

    imagem 53



Continue lendo as demais aulas deste CURSO ONLINE GRÁTIS – CURSO DE FOTOGRAFIA ONLINE

Avalie esta página! Obrigado!
[kkstarratings]

15 de novembro de 2017

0 responses on "Medição de Luz na fotografia"

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

gyncursos.com.br © Desenvolvido por GYN SITES