Filtros fotográficos

Na fotografia os filtros são cristais que são acoplados nas câmeras  com o objetivo de controlar ou modificar a luz incidente de uma forma particular. Eu não vou rever todos dos filtros que existem no mercado. Minha intenção é apresentar as funções que podem ser encontrados.

imagem

Embora muitos dos efeitos obtidos com filtros são utilizados como retoque digital há muitos outros que não são, como veremos.

Há dois tipos de filtros na fotografia, os enroscáveis e quadrados. Como o seu nome sugere, os enroscáveis se enroscam na parte frontal das lentes ou objetivas. As quadradas tem um suporte que se aparafusa na parte frontal da lente onde pelo qual se encaixam os filtros quadrados.

Embora existam muitos tipos de filtros, no caso de filtros quadrados a mais famosa marca é a Cokin, que as fabricam á várias décadas. Tem diferentes gamas de produtos para uso amador e profissional.
O sistema Cokin é formado por um suporte de filtro no qual pode ainda juntar vários outros filtros para uma única imagem, um anel para enroscar o suporte e finalmente os filtros.

imagem

Aqui podemos ver a gama de filtros desta marca e obter mais informações: http://www.cokin.co.uk/pages/filters.htm

Então eu vou rever os tipos mais importantes de filtros existentes.

Filtro UV ou clarabóia

Estes filtros não afetam a qualidade das fotos ou uma perda de luz. As mudanças que ocorrem na imagem são muito suaves e quase imperceptível. Teoricamente filtra os raios ultra-violeta, melhora o brilho e reduz a neblina na câmera. Este filtro é essencial e altamente recomendado se você utiliza uma objetiva, isto se você deseja aumentar a vida útil de sua objetiva como de suas lentes.

imagem

Filtro Polarizador

O filtro polarizador reduz reflexos indesejados de superfícies, tais como água e vidros. Ele também fornece mais profundidade de cor e intensidade, escurecendo o céu azul e aumentar a saturação de cor geral em toda a cena.

O filtro polarizador consiste de duas partes, um anel fixo, que é aparafusado para dentro da lente e um cristal externo que pode ser girado para ajustar a direção dos raios de luz que se pretende remover. De acordo com o cristal externo é girado os reflexos são reduzidos.

imagem

Há dois tipos de filtros polarizadores: Linear e Circular. Linear tornou-se obsoleto, porque não funciona corretamente com o sistema de focagem automática das câmeras atuais. Pelo que se padronizou os polarizadores circulares que permitem autofoco. Embora atualmente todas são circulares e sempre bom verificar na hora da compra este detalhe.

Na imagem seguinte vemos como o filtro polarizador reduziu drasticamente o reflexo da água e tanto a água como o céu adquiriram uma tonalidade mais azulada.

imagem

Eu diria que o filtro polarizador é o segundo filtro mais necessário, sendo filtro UV em primeiro, embora não devemos deixá-lo constantemente na câmera como é o caso do UV.

Filtro de Densidade Neutra

Estes são apenas filtros que reduzem a quantidade de luz que passa pela lente sem mudar em nada as cores. Podendo assim aumentar a exposição e evitar áreas queimadas na foto. Os filtros de densidade neutra podem ser normal (que afetam toda a cena) ou degradê (afetando uma parte da cena que tem uma zona de transição). Existem diferentes graus, dependendo da quantidade de luz que você deseja limitar. Os filtros ND2 reduz a luz pela metade, os ND4 quatro vezes menos, e os ND8 8 vezes menos e assim por diante.

imagem

filtros de densidade neutra são especialmente úteis quando há muita diferença de luz entre o céu e a terra na fotografia de uma paisagem. Assim, na foto abaixo foi usado um filtro de densidade neutra degradê para escurecer somente o céu. Este método também é usado em fotografia a noite.

imagem

Eles também são especialmente úteis se houver muita luz no ambiente e queremos aumentar o tempo de exposição mais do que a câmera permite-nos com essa quantidade de luz disponível. Por exemplo, para um efeito de seda em um rio ou uma fonte.

imagem

Filtros de cor

filtros de cor são usados ​​para duas finalidades. Na fotografia colorida é usado para colorir ou intensificar as cores em determinadas áreas da cena. Em preto e branco é usado para clarear ou escurecer as cores seletivamente. Estes filtros também tem a opção de cor fixa que cobre toda a cena ou degradê que cobre apenas parte da cena.

imagem

Com eles podemos dar mais drama a um pôr do sol

imagem

ou dar um novo tom de cor para toda a cena, etc …

imagem

São os mais práticos filtros com retoque digital, mesmo em fotografia preto e branco.

Filtros de cor em fotografia preto e branco.

Na fotografia preto e branco eles filtram os raios de luz deixando passar só aqueles com um comprimento de onda semelhante ao da cor do filtro, enquanto que o resto é bloqueado.

No exemplo, um filtro azul vai deixar passar a luz de comprimento de onda da cor azul, enquanto o resto é filtrado, dando como resultado final um clareamento nos tons azul e um escurecimento no resto.

imagem

imagem

Um filtro de cor usado na fotografia preto e branco clareia tudo que tem a sua cor e escurece o que é seu complemento. As cores complementares estão em posições opostas na roda de cores. Assim, o vermelho é o complemento de verde, amarelo do violeta e laranja do azul.

Exemplo: Se fotografamos em preto e branco um kiwi com umas cerejas com um filtro de cor vermelha, clareia as cerejas e escurece o kiwi. Se fizermos a mesma foto com um filtro verde as cerejas escurecem e o kiwi clareia. No exemplo da paisagem abaixo usamos um filtro verde para clarear o campo verde e escurecer o céu azul e na outra um filtro azul para clarear o céu azul e escurecer o campo verde.

imagem

Efeitos especiais

Além dos filtros acima mencionados, há uma grande variedade de filtros usados ​​para fazer efeitos especiais, tais como difusores, reflexos, estrelas, criativos, etc …

O melhor é um filtro enroscável ou um quadrado?

Depende do tipo de filtro. Existem objetivas que vale a pena comprar o enroscável para deixá-lo fixo na objetiva, tais como UV ou clarabóia. Filtro Polarizador também vale a pena comprar enroscável. No entanto, os filtros normais e degradê de densidade neutra, pelas variedades de cores e efeitos especiais vale a pena comprar quadrados de encaixe, pois ficará mais fácil fazer as trocas que podem ser constantes.


Continue lendo as demais aulas deste CURSO ONLINE GRÁTIS – CURSO DE FOTOGRAFIA ONLINE

Avalie esta página! Obrigado!

Filtros fotográficos
5 (100%) 1 vote

15 de novembro de 2017

0 respostas em "Filtros fotográficos"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

gyncursos.com.br © Desenvolvido por GYN SITES