Multiplicadores, extensores e lentes de zoom

Multiplicadores, extensores e lentes de zoom

Multiplicadores

Um multiplicador é um acessório que é usado entre a lente e o corpo da câmara, de modo a multiplicar o comprimento focal da lente. Este acessório tem um fator de multiplicação que multiplicando o comprimento focal dará a distância focal geral.

Assim, se se utilizar um multiplicador com uma lente de 50 mm 1.4X fixo obtém-se uma distância focal real de 1,4 x 50 = 70 milímetros . Este conceito não tem nada a ver com o fator de corte do sensor.

imagem

O multiplicador tem lentes que reduzem consideravelmente  a quantidade de luz que chega a câmera.

Antes de comprar um multiplicador certificar-se de que ele é compatível com o corpo de sua câmera e suas objetivas e que o funcionamento do autofoco e estabilizador de imagem de sua câmera não é prejudicado.

Um multiplicador é uma alternativa realista para que sua objetiva tenha uma maior distância focal já que reduz a luz captada e o autofoco é quase impossível exceto em objetivas de alta gama.

Tubos de extensão

Um tubo de extensão é um acessório que se interpõe entre o corpo da câmera e a lente, a fim de reduzir a distância mínima do foco da lente. Embora eles são tem nada a ver com o multiplicador. O objetivo do tubo de extensão, em vez de aumentar o comprimento focal (zoom) é o de reduzir a distância mínima a partir do qual se pode focar. Portanto, seu uso é exclusivamente para a macro fotografia.

imagem

Tubos de extensão podem ser acoplados uns aos outros, a fim de reduzir ainda mais a distância mínima de focagem.

Eles também reduzem o brilho quanto mais eles vão se agrupando, por isso não é bom abusar deles. Usando este tipo de tubos não se pode focar o infinito, porque ao mesmo tempo que reduz a distância mínima de foco também reduz a distância máxima de focagem.

Antes de comprar um multiplicador certificar-se de que eles são compatíveis com o corpo de encaixe de sua câmera e de suas objetivas e se o funcionamento do autofoco e estabilizador de imagem de sua câmera não são prejudicados.

Multiplicadores e tubos de extensão podem ser úteis mas uma objetiva especificamente Macro sempre terá muito mais qualidade do que uma objetiva normal com tubos de extensão. A razão é que as objetivas macro dão muito mais profundidade de campo, o que é crítico em fotografia macro.

Lentes de aproximação

As lentes de aproximação são uma opção de baixo custo para reduzir a distância mínima de foco. A função é a mesma que a dos tubos de extensão, porém são bem mais baratos. Elas também dão muito menos qualidade, porque distorcem a imagem muito mais do que os tubos de extensão na medida que nos afastamos do centro da imagem e fornece ainda menos profundidade de campo do que os tubos de extensão.

imagem

As lentes de aproximação são filtros que são aparafusados ​​no interior da extremidade da lente. Como os tubos, várias lentes de aproximação podem ser combinadas.



Continue lendo as demais aulas deste CURSO ONLINE GRÁTIS – CURSO DE FOTOGRAFIA ONLINE

Avalie esta página! Obrigado!

Multiplicadores, extensores e lentes de zoom
5 (100%) 2 votes

0 respostas em "Multiplicadores, extensores e lentes de zoom"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

gyncursos.com.br © Desenvolvido por GYN SITES