Iluminação Adicional: Flash

Iluminação Adicional: Flash

 

Em muitas ocasiões, a luz natural não é suficiente ou nós podemos decidir usar uma luz adicional para criar efeitos específicos. Para fazer isso, temos dois tipos de iluminação artificial que são: flash ou luz contínua.

O flash é um ponto de luz que ilumina a cena por um momento. No mercado podemos encontrar os seguintes tipos de flashes:
Flash integrado na câmera: Este é o menos poderoso de todos e pouco prático. Uma de suas principais limitações é que ele aponta para mesma posição que a câmera e é incapaz de dirigi-lo a um destino específico e disparará sempre frontalmente com relação ao assunto.
imagem
O resultado é muitas vezes um “flashazo” com uma luz muito ofuscante e pouca favorecedora. Embora SLRs atuais permitem que você controle a intensidade não é um tipo de flash recomendado para fins criativos. Suas principais funções são de quebrar um galho quando você necessita de algum tipo de iluminação ou preencher algumas áreas escuras com um pouco de claridade, este último tem a função é detalhar as áreas que estão localizadas mais na sombra na imagem.

Neste exemplo abaixo, por estar sob uma sombra de uma tenda, com uma muito grande diferença de iluminação do sujeito para o fundo, é superexposta para que ele seja exposto adequadamente. No entanto, ao usar o flash eu poderia expor a câmera e assim o fundo foi exposto corretamente e o assunto foi é devidamente iluminado com o flash. Neste caso, foi usado o flash da câmera.
imagem
ISO 100 | Modo Av | f / 9.0 | 1/30 seg | 0,0 exp | sem flash

imagem
ISO 100 | Modo Av | f / 9.0 | 1/125 seg | -2/3 exp | flash

Flash Externo Portátil: É um flash externo adicional para câmera. Pode trabalhar com ele fixo à sapata da câmara ou separado do referido sapato e tiro bem através de cabos ou através de sistemas sem fios. Isso depende do modelo de flash e acessórios que estão disponíveis para utilizá-lo (cabo PC-Sync, transmissores sem fio, etc).
imagem
Com este tipo de flash as possibilidades aumentam tremendamente. Dependendo do preço vão incorporar cada vez mais recursos a sua câmera. Não é só a potência do flash é importante, mas outras características básicas, como permitir girá-lo para direcionar a luz, a capacidade de controlar outras unidades de flash sem fios ou receber comandos de um flash principal ou de um controle remoto.

Na imagem seguinte o flash não foi disparado apontando diretamente para o assunto, mas para o teto. Isso é chamado de flash refletido, devem se apontar bem para o teto, paredes ou superfícies planas que refletem a luz, dando um efeito clareador mais brando e espalhado.
imagem
Se o flash é wireless ou tem acessórios suficientes para torná-los sem fio, então podemos colocá-los onde quer que quisermos e jogar luminosidade com muito mais criatividade.
Há kits no mercado para converter quase qualquer Flash básico em Flash wireless. Existem diferentes preços e é muito importante para garantir que o kit é compatível com o seu modelo de câmera ou do flash.
imagem
flash anular ou de anel: O flash anular é em forma de anel para ser acoplada a objetiva.
imagem
É um flash usado para clicar em muito curtas distâncias, dando uma luz difusa. Ele é usado principalmente em fotografia macro e também pode ser usado em modo retrato, embora isso seja menos comum.

Flash de Estúdio: Como o nome sugere são flashes indicados para fotos de estúdios fotográficos. As características que os tornam particularmente adequados para isto é que por não ter que ser portátil não têm muitas limitações na sua construção, especialmente em tamanho. Então, são geralmente maiores, eles se conectam diretamente na tomada elétrica para um fluxo de luz contínuo, pode se anexar facilmente em tripés e outros equipamentos de iluminação como telas disseminadores ou guarda-chuvas. Dependendo do preço pode ter luzes de modelagem ou não. luzes de modelagem são as lâmpadas halógenas que ficam continuamente acesas durante uma sessão de fotos. Permite antecipar se o flash irá criar sombras sobre os rostos.imagem
A próxima foto foi tirada com dois flashes de estúdio. A esquerda foi utilizado um guarda-chuva translúcido e o flash da direita tinha um filtro de cor vermelha. O fundo é uma fotografia impressa em tamanho grande.
imagem



Continue lendo as demais aulas deste CURSO ONLINE GRÁTIS – CURSO DE FOTOGRAFIA ONLINE

Avalie esta página! Obrigado!

Iluminação Adicional: Flash
5 (100%) 1 vote

15 de novembro de 2017

0 respostas em "Iluminação Adicional: Flash"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

gyncursos.com.br © por GYN / Todos os direitos reservados