Demanda de Palavras-Chave e a Lendária Long Tail

Demanda de Palavras-Chave e a Lendária Long Tail ou Cauda Longa

Lembre-se de como dissemos anteriormente, o quão grande seria fazer bem no campo de uma palavra-chave realmente geral e popular como chocolate ou carros? Bem, na verdade, verifica-se que fazer bem com tal termo (rankings sábios) na verdade não pode ser uma idéia tão lucrativa.

É tudo por causa de uma coisa misteriosa e evasiva que os profissionais de SEO gostam de chamar de Long Tail (cauda longa). Seria incrível poder trabalhar com palavras-chave que têm 10.000 pesquisas todos os dias, mas estranhamente, esses termos populares constituem uma minoria das percentagens realizadas em conversão, menos de 20% de todo o tráfego de pesquisa, na verdade, em alguns casos.

As palavras-chave realmente úteis que se convertem em lucros e as visitas na maioria são encontradas na Long Tail, o que representa cerca de 70-80% do tráfego de busca.
Então, qual é a palavra-chave da Long Tail? Para demonstrar este conceito efetivamente, precisamos olhar para um diagrama.

cauda longa

Essa última seção do diagrama que representa 70% do tráfego de busca, é o que é chamado de “cauda longa”. Vamos dar uma olhada no que apenas este gráfico (e outros geralmente seguem uma tendência similar) pode nos informar sobre a internet e como isso pode ajudar nossos esforços de SEO.

Em primeiro lugar, você pode ver que o top 100 e até as 10.000 principais palavras-chave realmente representam não tão grande porcentagem do tráfego de pesquisa. Isso deve significar que mesmo se você pudesse de alguma forma dominar as principais 1000 palavras-chave nos motores de busca, você estaria perdendo em cerca de 90% do tráfego total de pesquisa que converte.

Existe uma razão muito interessante, porém simples, para isso. As pessoas geralmente não procuram palavras-chave amplas ou muito gerais como “portas” ou “carros bonitos”.

Realisticamente falando, a maioria das pesquisas consistem em frases, construídas e específicas, compostas por mais de uma palavra-chave. Quando foi a última vez que você pesquisou apenas ‘cães’ no Google? Então, embora possa haver palavras-chave que tenham apenas muitas buscas e resultados gerados, eles representam uma pequena porcentagem do tráfego total de pesquisa, pois a maioria das pesquisas são da natureza oposta; específico, personalizado e exclusivo, sem muitas pesquisas por trás deles.



Em outras palavras, a internet é composta de muitas palavras-chave e frases procuradas por um pequeno número de pessoas, em vez de algumas palavras-chave, que são pesquisadas por milhões. O verdadeiro trânsito suculento realmente está tudo na cauda.

Em segundo lugar, por que estamos correndo buscando tráfego? Por que estamos procurando melhores rankings? Não é só por isso. Trata-se de gerar lucro dos visitantes para o site. Esse processo é muito mais fácil com o tráfego encontrado na cauda longa porque eles já têm uma idéia do que eles estão procurando. Quem você acha que está na fase de comprar um moto, a pessoa que procura “moto vermelho” ou a pessoa que procura por “Comprar Honda CG 160 START” em um site de busca?

Quando se trata de seu próprio site, você precisará pensar suas palavras-chave em termos de palavras-chave encontradas na cauda longa. A decisão para qual palavras-chave da cauda longa para utilizar é crucial e provavelmente afetará a quantidade e o tipo de tráfego (tão importante) que você receberá, suas taxas de conversão e, finalmente, a rentabilidade do seu site.

Diferentes partes da palavra-chave podem trazer diferentes tipos de tráfego. É uma boa prática ter uma estratégia de segmentação de SEO diversificada, que se concentra na cauda longa e permaneça atualizada sobre novas palavras-chave da cauda longa, ​​mas que também otimiza o conteúdo para ter algum compartilhamento potencial nas palavras-chave individuais.

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