O Que Afeta o Ranking do Google?
Não é segredo que o Google usa cerca de 200 fatores em seus algoritmos para produzir rankings de resultado de pesquisa. Muito poucos destes fatores foram divulgados publicamente pelo Google. No entanto, o Google fornece diretrizes, ferramentas e recursos para ajudar os webmasters a obter melhores rankings. Além disso, a partir de documentos oficialmente divulgados e orientações do Google, os profissionais de SEO também compilaram suas observações, experiências e especulações sobre o backend do sistema de classificação do Google.
Existem três aspectos que um site que indubitavelmente exerce uma grande influência no ranking dos mecanismos de pesquisa. Estes são a usabilidade de um site, a experiência do usuário e, por último, mas não menos importante, o conteúdo real do site.
Comecemos com a experiência do usuário e a usabilidade de um site, pois ambos estão intimamente relacionados.
Usabilidade e experiência do usuário
Embora não seja uma variável que influencie o ranking diretamente como algumas outras variáveis, como o uso de palavras-chave, estrutura de sites e links, a experiência do usuário e a usabilidade afetam a compreensão intuitiva do Google sobre o seu site, que é adquirida através do estudo do comportamento do usuário e a interação com seu site, a maneira como a ligação é feita e a aprendizagem de sua própria inteligência artificial.
Uma vez que a usabilidade de um site e a sua experiência como usuário tornam confiável e popular entre todos usuários, o Google adota isso e leva-o a significar que o site deve ter valor a julgar pelo comportamento dos usuários. Isso também é chamado de influência indireta, onde a experiência de um terceiro do site A está influenciando a resposta do site B em direção a ele.
Se o seu site foi construído, mantendo os usuários em mente e projetado com o objetivo de satisfazer plenamente os visitantes, imagine o que seria visitar seu próprio site e o que você gostaria ver, se você fosse um usuário e se seu site possui conteúdo e estrutura que promove o compartilhamento, merece marcadores e faz com que os usuários voltem e forneçam backlinks entre outras afirmações positivas, tudo isso irá dar uma voto positivo ao mecanismo de pesquisa e influenciar seus rankings para melhor.
Conteúdo, conteúdo, conteúdo!
O conteúdo é a vida e o sangue de um site e tudo o que ele é em sua essência. A fórmula é muito simples – tenha um ótimo conteúdo criativo e pesquisado, que também seja apresentado de maneira conveniente e efetiva e veremos como o Google julga seu conteúdo.
Após o início da era do Google e o aumento dos motores de busca no final da década de 1990, não demorou para que eles percebessem que um bom indicador de qualidade dos sites era quanto e de que maneira alguns site eram curiosos por outros sites ou em qualquer outro contexto que outros usuários podiam indicar linkando a estes.
E com o tempo e as estatísticas demonstraram que este mecanismo de votação não oficial e indireta é útil e preciso para medir o valor de um site, ele ainda faz parte dos algoritmos do Google ainda hoje, mesmo que tenha atingido uma complexidade vertiginosa. Afinal, o princípio é simples; Seu site deve ter algo legal para oferecer para estar está ganhando links de indicação. Então o Google recompensa sua popularidade.
Outro indicador ou mecanismo importante para avaliar conteúdo é a métrica de compromisso. Toda vez que você realiza uma pesquisa no Google e depois navega pelos resultados, o Google está ocupado analisando seu comportamento e vai usá-lo para criar métricas de compromissos. Se alguém clicar no seu site na página de resultados e volta em outro momento a visitar, e faz isto outras vezes, de uma maneira clara ele estará dizendo; gostei do que encontrei por isso estou voltando, isso é anotado, e com milhões de pesquisas sendo realizadas todos os dias, o Google adquire uma biblioteca significativa de dados sobre como os usuários se comprometeram com seu site.
Em termos mais simples, se o seu conteúdo não satisfaz um visitante, tipo, ao entrar em seu site ele sai imediatamente, não navega em seu site, etc. você fez com que o Google pareça o cara ruim lhe dando resultados ruins, mas o que na verdade acontece é que o Google leva você para baixo em seus rankings para evitar o risco de insatisfação com mais usuários.
Se você está cansado de ouvir sobre aranhas e lagartos de longa cauda(long tail), isso pode animar seu interesse. O Google trouxe algo chamado Panda Update para a atenção do mundo em 2011 e mudou a filosofia e a mecânica de seus algoritmos de maneiras muito fundamentais, tanto que os sites, que possuíam altos rankings, foram classificados bem para baixo da noite para o dia e sites que nem chegara à primeira página, estavam comemorando as posições na parte superior da página nos resultados de pesquisas.
O que aconteceu basicamente é que o Google começou a incorporar o aprendizado das máquinas que imita o julgamento humano de sites para a experiência do usuário e a “simpatia” geral do site em relação aos usuários. A atualização da Panda tornou-se cada vez mais inteligente à medida que aprende e agora faz muitas decisões subjetivas normalmente associadas ao que os seres humanos decidiriam na mesma situação.
A atualização do Panda altera os sistemas de classificação de maneiras fundamentais, pois torna o ranking mais centrado no usuário e é baseado na experiência do usuário, ao invés de ser o mecanismo de busca como era antes.
Este clima de mudança no mundo do SEO e a nova filosofia por trás dos rankings dos mecanismos de pesquisa precisam ser abraçados se um SEO ou webmaster deseja crescer em um ambiente de internet em constante evolução. Esses desenvolvimentos são algo a ser celebrado à medida que humanizam todo o SEO, que foi muito formulado, mecânico e irrelevante para o lado da perspectiva do usuário.
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