Como as Pessoas Interagem com os Sites de Busca?

Como as Pessoas Interagem com os Sites de Busca?

A chave para projetar e melhorar qualquer produto ou serviço é entender o fim humano ou como as pessoas reais interagem com ele.

A melhor maneira de projetar melhores interiores do carro, por exemplo, é entender como as pessoas interagem e usam os interiores de seus carros.

Da mesma forma, se alguém quiser projetar uma estratégia de marketing orientada para o marketing de SEO e mecanismos de busca, deve começar primeiro  a entender como as pessoas interagem com os sites de busca.

Você só pode dar aos usuários o que eles querem se você sabe o que eles querem, o que eles já estão recebendo e como você pode melhorar.

Dados e curiosidades dos mecanismos de busca

Comecemos pela compreensão de alguns fatos básicos e números sobre sites de busca e pessoas, para que possamos saber onde estamos hoje.



O número de pesquisas no Google por segundo é mais de 40.000. Há 130 trilhões de páginas indexadas e esse número está crescendo constantemente. Isso mostra como a dependência e o domínio da atividade do mecanismo de busca em relação a outras atividades da internet está crescendo.

Os dados para agosto de 2016 mostram que o Google detém a maior parcela do mercado de todas as pesquisas feitas na área de trabalho, com mais de 79%, seguido de Bing (9,9%) e Yahoo! (8,34%). Para pesquisas em dispositivos móveis, a participação do Google é ainda maior, com mais de 90%.

Estudos por UserCentric demonstram claramente que os usuários prestam mais atenção aos resultados orgânicos em oposição aos resultados pagos ou patrocinados, e eles são muito mais propensos a clicar em resultados orgânicos do que nos resultados patrocinados. No entanto, curiosamente, resultados patrocinados ou anúncios recebem igual e, em alguns casos, mais atenção quando aparecem acima dos resultados orgânicos.



Outro achado que o mesmo estudo fez foi que os usuários prestam pouca atenção nos resultados que está na parte inferior da página em comparação com o que está na parte de cima. Da mesma forma, as palavras-chave e as descrições que são enviadas por texto em negrito recebem significativamente mais atenção e cliques quando comparadas ao texto simples, especialmente se for encontrada mais abaixo na página.

As consultas que os usuários fazem nos mecanismos de busca geralmente podem ser divididas em três categorias:

  • Pesquisas de ação ou consultas ‘Do’ – por exemplo, Converta dólares em Euros ou baixe um arquivo.
  • Pesquisas de navegação ou consultas “Ir” – por exemplo, Usuários que procuram um site específico como a página de fãs de uma banda ou o site de notícias.
  • Pesquisas de informação ou consultas “Conhecer”, p. Ex. Em que ano começou a Revolução Francesa?

Além dessas consultas, com o abrandante advento do comércio eletrônico, uma outra quarta categoria pode ser feita, que pode ser chamada de:

  • Pesquisas comerciais ou consultas de “Comprar e Vender” – por exemplo, Compre o iPhone usado ou venda um carro.

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15 de novembro de 2017

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