Orientação, Proporção e Remodelagem na fotografia

Orientação, Proporção e Remodelagem na fotografia

 

Nesta questão, vamos ver como isso afeta a escolha de enquadramento e proporções dos lados ao resultado final da foto. Veremos também como fazer cortes em nossas fotos para melhorar a sua composição no momento da pós-processamento. Os sensores da câmera são o que determinam o formato original e as proporções entre os lados das imagens. Nem todos os sensores têm as mesmas proporções entre altura e largura. Assim, existem fabricantes que utilizam o formato 4: 3, com 3: 2 e outras (embora menos comum) 16: 9, cada um deles mais retangulares.

imagem

Estes são os três formatos mais comuns em câmeras digitais no mercado. No entanto, existem outros mais específicos, tais como quadrados ou widescreen.

Embora as câmeras têm estes formatos, graças a ferramentas de retoque digital como o Photoshop podemos cortar posteriormente as imagens e usar novas proporções, reformular e até mesmo alterar a orientação das fotos. O que quero dizer com a orientação das fotos? Então, basicamente escolher entre tirar a foto na horizontal ou na vertical. Não há nenhuma maneira universal para escolher uma direção ou outra. Dependendo da intenção o fotógrafo deve escolher um ou outro.

Na maioria das vezes se usa o formato horizontal em fotos de paisagens, porque é o mais adequado, permitindo mostrar tanto o céu como a terra. formato horizontal ou paisagem dá mais sensação de amplidão e dá um resultado mais natural.

imagem

Isso não significa que todas as fotos de paisagens têm de ser na horizontal. Podemos também usar uma orientação vertical para dar mais profundidade à cena ou para incluir um objeto em primeiro plano.

imagem

Nossos olhos estão acostumados a composições em formatos horizontais, especialmente em vídeos. No entanto, é bom para testar a orientação na horizontal e na vertical para ver qual das duas orientações nos convence mais. Devemos observar como os diferentes objetos em uma foto tomam o seu lugar na composição de modo que fiquem equilibrados e se a orientação que usamos obtém o efeito desejado. Em caso de dúvida, é melhor tirar duas fotos, uma em cada formato, e tomar a decisão mais tarde.

Fotos de pessoas são frequentemente utilizados no formato vertical, porque é o mais adequado para acompanhar a forma alongada do corpo e do rosto.

imagem

Embora, mais uma vez eu digo, não há regras universais mesmo para fotos de pessoas, porque cada foto é diferente. Nesta abaixo fiz uma foto em close, sem precisar se adaptar ao corpo alongado, além de incluir um elemento adicional (a bola espelho), sugerindo que devemos usar um formato horizontal.

imagem

Eu não quero entrar em detalhes em como as fotos panorâmicas abaixo foram feitas neste tópico. Mas para dizer que precisamos de várias fotos sobrepostas e por isso devemos ter na mente como será o resultado final quando elas forem feitas. Então, se você está interessado em uma foto panorâmica, tire várias fotografias com a mesma exposição e foco, a fim de deixar em aberto a possibilidade de fazer a montagem mais tarde.

imagem

imagem

Nós também devemos ter em mente que podemos mais tarde através de um computador fazer os cortes necessários do que não é necessário em uma foto. Por exemplo, podemos tirar a foto e estar conscientes de que haverá espaço nas laterais e então podemos fazer um corte. Na foto abaixo eu apliquei um corte para deixar a foto em formato quadrado, porque eu percebi que as pedras em primeiro plano não são necessárias. Na minha opinião a segunda foto tem uma composição mais equilibrada.

imagem

Nós também podemos requadrar através de cortes. Devemos ter em mente que a requadração poderá resultar uma imagem com uma resolução mais baixa do que o original, mas com o tamanho das resoluções das câmeras atuais o resultado final da foto pode ainda ter o suficiente qualidade que nos permitirá até fazer ampliações sem perder a nitidez. Esta técnica pode nos ajudar a chegar mais perto de um assunto quando não utilizamos o zoom da câmera.

imagem



Continue lendo as demais aulas deste CURSO ONLINE GRÁTIS – CURSO DE FOTOGRAFIA ONLINE

Avalie esta página! Obrigado!

Orientação, Proporção e Remodelagem na fotografia
5 (100%) 1 vote

0 respostas em "Orientação, Proporção e Remodelagem na fotografia"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

gyncursos.com.br © Desenvolvido por GYN SITES