Foco Seletivo

Foco Seletivo

 

O foco seletivo não é nada mais do que jogar com profundidade de campo e o foco, procurando um ajuste desses dois que ajuda a destacar mais objetos do que outros em uma foto. O que fazemos com o foco seletivo é deixar nítido o sujeito e borrar o resto. Então, quando você olhar para a foto seus olhos vão se concentrar sobre o assunto em destaque e nítido.
Para fazer isso, reduza a profundidade de campo e foque no assunto que você deseja realçar. Por isso fica nítida e não o contrário.

A imagem a seguir é o exemplo típico deste conceito. Para destacar exatamente um prendedor de roupas eu reduzi a profundidade de campo, usando uma distância focal de 150mm e uma abertura de diafragma de f/5, que é o máximo que me permitiu abrir a lente nessas condições e eu foquei exatamente no prendedor que eu queria destacar.

 

imagem

Outro exemplo típico é tirar uma foto de uma página de dicionário. Neste caso, a distância focal é de 50mm e a abertura do diafragma é f / 2.8. Embora a ideia não é original nos ajuda a ver como podemos destacar somente a palavra no detalhe do restante usando o foco seletivo.

imagem

Em outro exemplo eu destaquei esta tulipa do restante utilizando uma distância focal 120 mm e uma abertura de diafragma f / 4.

imagem

E finalmente, um outro exemplo. Eu queria destacar a linha do meio de estatuetas, porque era o mais diversificado. para este enfoque eu aumentei a abertura do diafragma até f / 1,8, com uma distância focal de 50 mm.

imagem

As ferramentas que temos para jogar com foco seletivo são aquelas que alteram a profundidade de campo (distância do assunto, distância focal e abertura). Nós também podemos usar uma objetiva de inclinação ou desvio. Como dissemos na lição dedicada a objetivas, este tipo de objetiva muda a perspectiva e podem afetar significativamente a profundidade de campo, exagerando ainda mais.



Continue lendo as demais aulas deste CURSO ONLINE GRÁTIS – CURSO DE FOTOGRAFIA ONLINE

Avalie esta página! Obrigado!

Foco Seletivo

15 de novembro de 2017

0 respostas em "Foco Seletivo"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

gyncursos.com.br © por GYN / Todos os direitos reservados