Foco, como focar corretamente

Foco, como focar corretamente

 

Falando em termos de ótica, podemos dizer que o focar é fazer coincidir os raios de luz que incidem sobre a câmera em um ponto chamado de foco, que por sua vez irá coincidir com o sensor da câmera.

Praticamente falando, podemos dizer que o focar é deixar nítido o que está a uma distância específica. Então, se focamos alguém, esse sujeito será realmente focada e tudo o que está à mesma distância da câmera como este sujeito. Este conceito é importante. Quando focamos estamos na verdade focando uma distância. Assim, se focamos a uma distância e o sujeito se move antes de fotografar, devemos reorientar porque a distância do sujeito foi alterada.

Existem outros conceitos que influenciam a nitidez de objetos em uma cena, como profundidade de campo ou distância hiperfocal, que veremos em lições posteriores.
Podemos usar o foco manual e focar usando o dial da objetiva, embora seja geralmente muito mais confortável e mais rápido deixar a câmera focar automaticamente por nós. Na maioria das vezes ele será mais preciso do que os nossos olhos “imperfeitos” (ninguém se sinta ofendido).
As câmeras antigas só se permitiam focar no centro da cena. No entanto, as atuais câmeras DSLR têm telas touchscreen onde vários pontos podem ser tocados para se focar. Isso torna mais fácil para focar quando o nosso assunto não está centrado na imagem, como na próxima imagem.

imagem

Podemos definir a câmara para escolher por nós o ponto de foco ou escolher nós mesmos. Este é o método mais preciso, embora nessas fotografias, onde há uma grande quantidade de movimento (por exemplo, esportes) pode ser especialmente difícil para escolher o ponto de foco. Neste caso, é mais aconselhável deixar a câmera escolher onde focar, que é geralmente o objeto mais próximo que corresponde a um dos pontos de foco. No entanto, nos casos em que podemos parar por um segundo para escolher o ponto de foco é mais do que aconselhável fazê-lo.
Na imagem seguinte vemos no modo totalmente automático da câmera focaliza a mão de Mario porque é o que tá mais próximo. No entanto, na minha opinião, meu interesse está no olho. Neste caso deve ser selecionados manualmente o ponto de foco que é no olho.

imagem

O que devemos focar? Bem, isso depende da criatividade de cada um e a intenção do fotógrafo. Embora geralmente o objeto que você deseja destacar incide sobre o resto. Ele também irá depender do tipo de fotografia. Retratos geralmente se concentram sobre os olhos, paisagens deve se concentrar distância hiperfocal para a máxima nitidez, etc …

No exemplo a seguir eu ajustei manualmente o ponto do foco no olho. Se eu tivesse deixado a câmera escolher automaticamente o ponto de foco provavelmente ela teria focado na mão,

imagem

Métodos de foco

Dado que muitas vezes os objetos se movem, câmeras DSLR de hoje têm isso em conta e nos dispõe vários métodos de foco que você pode configurar. Se você não sabia mas agora está pensando seriamente em ler o manual da sua câmera, nós aconselhamos a fazê-lo.

    • Aufofoco SIMPLES: É quando você pressiona o botão do obturador levemente e a focagem ficará congelada até que você dispara. A câmera foca apenas uma vez. Este método é usado para fotos estáticas e instantâneas.
    • Aufofoco AL FOCUS: É quando você pressiona o botão do obturador levemente e a focagem ficará congelada e se o assunto que está focado se move a câmera re-foca. Este modo é utilizado por razões em que o assunto focado se move como crianças e animais, etc …
    • Aufofoco AL SERVO: É quando você pressiona o botão do obturador e a câmara foca continuamente até a foto ser finalmente ser tirada. É um método muito útil quando o assunto está em constante movimento, como esportes.

Menor distância focal

Cada lente tem uma distância mínima entre a lente e o tema, abaixo desta distância não é capaz de se focar.

imagem

Objetivas de longo alcance (por exemplo, 70-300) têm distância mínima mais curtas que as objetivas de menor alcance (por exemplo, 28-80).

A distância mínima pode ser reduzida em fotografias utilizando apenas o zoom da câmera sem objetivas.

Considerações úteis sobre foco

Para focar com foco automático, escolha o método de focagem (ponto, manual ou automático) e pressione o botão do obturador até a metade para que a cena possa se recompor se for preciso, mas tenha cuidado porque quando você pressiona o botão até o meio teremos também a medição da luz, e se mudar para recompor a cena pode variar consideravelmente a exposição.
Existe uma técnica de focar automaticamente a câmera e uma vez focada voltar para o modo manual para que a câmera não altere novamente a focagem que no seu entendimento ficou perfeito. Esta técnica é utilizada por exemplo em fotografias tiradas a noite, onde a ausência de luz não permite a câmera focar. Use uma lanterna para iluminar onde desejamos focar, focamos em seguida passamos para o modo manual. não deve mudar a posição da câmera para o assunto, uma vez focado.

imagem

Em casos de pouca luz a câmera não pode focalizar corretamente. Por isso a maioria das câmeras têm um sistema auxiliar de foco, seja com infravermelho ou com flash. Ao ser auxiliado pelo flash na abordagem nota-se que o flash vai sair na foto e que pode mudar a forma como queremos tirar a foto.
Em casos de tentar focar em áreas sem textura a câmara poderá não focar, porque o sistema usa abordagem com contraste de bordas. Portanto, recomenda-se para coincidir com o ponto de foco com áreas contrastantes ou texturizados (cílios, barba, uma roupa de dobra, um quadro de janela, etc.). Evite áreas planas sem textura ou contraste. Na foto abaixo se focou sobre o inseto porque tinha grande textura e foi no final o tema da foto.

imagem



Continue lendo as demais aulas deste CURSO ONLINE GRÁTIS – CURSO DE FOTOGRAFIA ONLINE

Avalie esta página! Obrigado!

Foco, como focar corretamente
5 (100%) 1 vote

15 de novembro de 2017

0 responses on "Foco, como focar corretamente"

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

gyncursos.com.br © Desenvolvido por GYN SITES