Dados EXIF

Dados EXIF

 

EXIF é a abreviatura de “Exchangeable Image File Format”. É um padrão criado para armazenar metadados de fotos tiradas com câmeras digitais.

Isto significa que os dados EXIF ​​contém informação relativas a própria imagem e como ela foi tirada. Estes dados poderão ser incorporado no arquivo de imagem, seja em formato JPG ou RAW.

imagem

Desta forma, podemos descobrir depois quem, como, quando e qual câmera fez a foto. Embora os dados básicos podem ser exibidos na tela da câmera para ver todas as informações armazenadas você também pode usar um programa em um computador.

imagem

Que informação é guardada nos dados EXIF?

As informações contidas neste formato são relativas a:

  • A câmera que realizou a foto (marca, modelo, número de série, a versão do firmware)
  • Os parâmetros do clique (Abertura do diafragma, a sensibilidade, a distância focal, ajuste de branco, etc.)
  • Os modos de clique (Av, Tv, manual, flash ou sem flash, medição de luz)
  • Características da foto (tamanho, espaço de cor, data e hora)
  • Parâmetros configuráveis ​​na câmera (nome do autor da foto, nome de quem aparece na foto)
  • Informações de Geoposicionamiento.

    Embora EXIF ​​é um padrão independente de marcas, eles podem ser configurados por marcas específicas e armazenam informações diferentes. Por exemplo, alguns modelos da Nikon normalmente armazenam também um contador de quilômetros.Da mesma forma, para armazenar informações que podem depender da informação modelo de câmera entre si pode variar (por exemplo, o programa usado: paisagens, retratos, etc …).Dados EXIF ​​podem ser lidos em quase qualquer visualizador de imagens ou editor. Eles mostram uma informação mais ou menos detalhada. No Photoshop podemos ler estas informação no menu Arquivo / Informação de Arquivo. Na figura anterior, podemos ver os dados EXIF ​​de uma foto tirada com uma Canon 400D e lemos as informações no programa ACDsee.

    Georreferenciamento

    Existem sistemas que permitem Georreferenciar as fotos mediante um GPS conectado por um plug a câmera, incluindo as coordenadas geográficas nas informações EXIF. Este sistema pode ser muito interessante para fotos de natureza, viagens ou de pesquisa.

    imagem

    Edição de dados EXIF

    Há também programas que permitem editar as informações EXIF ​​uma vez que a foto já foi tirada, mas há informações que não podem ser alterados (ou pelo menos não deveria, por exemplo, o número de série da imagem que identifica o autor da imagem).

    Infelizmente, isso faz com que o sistema EXIF ​​não seja inteiramente confiável para provar a autoria de uma foto, embora o proprietário de uma imagem RAW com suas informações EXIF ​​correspondente tem muito mais chances de fazê-lo.

    Definir alguns dados EXIF, como o nome do fotógrafo.

    Finalmente, lembre-se que existem campos parametrizados na câmara, tais como o nome do proprietário. Portanto, ao comprar uma câmera um dos primeiros passos que devemos tomar é ler o manual e ver se você pode configurar esses dados na câmara e, assim, o registro em cada imagem é feito com ele. Por exemplo, a Canon 400D permite definir ligando a câmara a um PC e usar o software Canon que vem de fábrica. Isto é especialmente importante se você comprou uma câmera de segunda mão, pois pode conter informações do proprietário anterior nestes campos.



Continue lendo as demais aulas deste CURSO ONLINE GRÁTIS – CURSO DE FOTOGRAFIA ONLINE

Avalie esta página! Obrigado!

Dados EXIF
5 (100%) 1 vote

15 de novembro de 2017

0 respostas em "Dados EXIF"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

gyncursos.com.br © por GYN / Todos os direitos reservados