O Que é Pesquisa de Palavras-Chave?

O Que é Pesquisa de Palavras-Chave?

 
Como discutimos anteriormente sobre a importância das palavras-chave e as principais palavras-chave desempenhadas na otimização de mecanismos de busca, só é possível otimizar um site em relação a palavras-chave, se realmente tiver as corretas. Você só pode colocar palavras-chave nos lugares certos, uma vez que tenha surgido as palavras-chave mais vantajosas para os rankings e as mais relevantes para o seu conteúdo.

A busca de melhores palavras-chave não é uma tarefa única, mas sim um processo contínuo e um desafio desde ambientes online, o que é tendência ou que é popular e a maneira como as pessoas falam sobre coisas continua mudando.

Com o objetivo de descobrir as melhores palavras-chave possíveis e ficar no loop da tendência online, os profissionais de mecanismos de pesquisas fazem algo chamado de pesquisa por palavra-chave.

A pesquisa por palavras-chave envolve a exploração dos termos reais utilizados nas consultas pelos usuários nos sites de busca, com o objetivo de descobrir palavras-chave de nicho que ainda não se tornaram competitivas e, em seguida, essas palavras-chave são analisadas para encontrar outras palavras-chave semelhantes ou substituíveis. Todo esse trabalho é realizado por ferramentas de pesquisa de palavras-chave, que têm as funções de listar palavras com significados semelhantes e sugestões de palavras.

Os sites de busca também são conhecidos por disponibilizar suas próprias ferramentas de pesquisa de palavras-chave para webmasters, ferramentas que também fornecem estatísticas por palavras-chave, como, quando uma determinada palavra-chave é digitada e com ela surge outras palavras com as quais foi mais pesquisada. O Google fornece o Planejador de palavras-chave( https://adwords.google.com/KeywordPlanner ), enquanto a Bing tem Ferramenta de pesquisa de palavras-chave do Bing( https://www.bing.com/toolbox/keywords ). Ambas as ferramentas, bem como ferramentas similares desenvolvidas por outras empresas, irão ajudá-lo a explorar:

  • Competitividade das palavras-chave que você está interessado.
  • Quantidade estimada de tráfego para essas palavras-chave.
  • Sugestões de palavras-chave para obter novas ideias e frases semelhantes que você pode usar em seu site



Além disso, você também pode:

  • Usar filtros de palavras-chave para personalizar a pesquisa.
  • Adicionar local ou idioma para usar o recurso de segmentação.

No final desta atividade basta selecionar as palavras-chave que serão relevantes para o seu conteúdo e ideais para os objetivos de SEO de um site.

Fases da pesquisa de palavras-chave

A pesquisa por palavras-chave pode ser dividida em várias fases que o ajudarão a desenvolver a lista final de palavras-chave:

  • Identificar as palavras-chave relevantes para o seu negócio
  • Adicionar palavras para criar frases de palavras-chave mais específicas (você pode adicionar adjetivos, localização, etc.)
  • Explorar as palavras-chave de seus concorrentes para obter novas idéias
  • Explorar a competitividade dessas palavras-chave e frases-chave usando a ferramenta de pesquisa de palavras-chave
  • Usar as ferramentas de pesquisa de palavras-chave para obter mais idéias sobre palavras-chave
  • Remover as palavras-chave genéricas e as palavras-chave que são muito competitivas
  • Finalizar a lista com 10 a 50 frases de palavras-chave que posteriormente serão usadas no processo de otimização do seu site

O objetivo básico de toda pesquisa de palavras-chave é desenvolver uma espécie de biblioteca de termos, que seja tão relevantes para o conteúdo de um site quanto possível, que ainda não foram muito utilizados por outros SEO e webmasters. Idealmente, os pesquisadores de palavras-chave estão buscando termos com menor concorrência e mais potencial de pesquisa (quantos usuários estão procurando por ele).

Um bom achado para um pesquisador poderia ser caracterizado como um termo que muitas pessoas estão colocando em suas consultas, mas não muitos sites estão usando em seu conteúdo – quanto maior o valor anterior e quanto menor o último, melhor será a palavra-chave.

No entanto, existe um dilema na pesquisa por palavras-chave. Embora os termos que têm pouca concorrência são mais fáceis de trabalhar em termos de rankings, eles também têm menos pesquisas. As palavras-chave que têm uma forte concorrência podem ter buscas em milhões e, portanto, um grande potencial de tráfego para oferecer, mas eles são muito difíceis de trabalhar quando vem aumentando em seus rankings.



Então, diferentes profissionais de SEO terão diferentes estratégias em que tipo de palavras-chave perseguem e como as prosseguem.

Vejamos alguns exemplos da pesquisa de palavras-chave. Deixe-me dar um exemplo de uma palavra-chave muito popular mas que ainda tem muitas pesquisas e tráfego para oferecer. A primeira que analisaremos é “perda de peso“, que, quando você digita isto no Google, obtém-se  14 milhões e meio de resultados. Agora, é evidente que esta palavra-chave é ouro puro, mas quase impossível de obter uma classificação média, e muito menos estar no topo da primeira página.

Um pesquisador de palavras-chave procurará termos que transmitem o mesmo significado que “perda de peso“, mas que é mais fácil de lutar por boas classificações nas pesquisas. Então, digamos, por exemplo, vamos mudar para “reduzir o peso” e voila, reduzimos para apenas 2 milhões e meio de resultados, o que significa que reduzimos a concorrência quase seis vezes simplesmente mudando as palavras um pouco.

Agora, essa palavra-chave pode ser aprimorada ajustada reduzindo a competição ainda mais através da adição de palavras para torná-la mais específica. Podemos fazer isso de várias maneiras; por exemplo, adicionando um filtro geográfico adicionando em uma cidade ou país à palavra-chave e fazendo uma frase, ou focando em um conteúdo mais específico.

Vejamos um exemplo desses dois métodos. Poderíamos empregar uma frase-chave como “reduzir o peso com a aeróbica em São Paulo” ou “reduzir o peso usando suplementos“. Em ambos os casos, teríamos chegado a uma concorrência ainda mais viável e, no entanto, teremos muito tráfego potencial para se atrair. Começamos com um assunto que tinha 14,5 milhões de outros concorrentes e nós reduzimos isso para apenas cem mil, enquanto permanecemos na proximidade da palavra-chave original imensamente popular. Esta é a pesquisa sobre palavras-chave e por que é tão importante.

Vamos dar um último exemplo. Desta vez, usaremos uma palavra-chave ainda mais popular – “economizar combustível“, que executa mais de 280 milhões de resultados.

Agora você pode estar pensando que é impossível trabalhar com uma concorrência como essa. Mas a pesquisa por palavras-chave pode ajudá-lo a tornar-se viável. Vamos agora substituir a palavra combustível por um substantivo menos geral e, de fato, quando escrevemos “economizar gasolina“, temos apenas 370 mil concorrentes em oposição aos 280 milhões originais que tínhamos antes!

Este é o poder da pesquisa por palavras-chave. Agora, na próxima aula iremos ver as ferramentas usadas para realizar a Pesquisa de Palavras-Chave.



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15 de novembro de 2017

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