Estratégia de Marketing nas Redes Sociais

Estratégia de Marketing nas Redes Sociais

 

Definir a Estratégia de Marketing nas Redes Sociais é um processo bastante único para cada empresa, uma vez que cada empresa tem metas distintas a serem utilizados na realização desses objetivos. Há muitas etapas em uma Estratégia de Marketing nas Redes Sociais que precisam ser seguidas para garantir o sucesso da estratégia.

Embora cada rede social tenha um plano próprio quando se trata de usar seu espaço, o processo geral seguido pelos comerciantes online continua a ser o mesmo.

Em termos desses passos, marketing tradicional e marketing online, ambos podem ter muitas semelhanças. No entanto, de modo algum é um permutável para o outro porque a dinâmica de marketing muda logo que é levada ao mundo virtual.

Passo 1: tenha um plano

Você já deve ter uma idéia de que as redes sociais são um campo expansivo. Já este termo não se refere apenas ao Facebook e ao Twitter. Muitos outros sites entraram no mercado, tornando o mercado bastante desafiador. Portanto, é imperativo que um comerciante online comece a ter um plano em mente.

Alguns elementos básicos do planejamento incluem responder a essas perguntas: quem é o meu público? O que eu quero promover? Como vou promovê-lo? Quais ferramentas eu uso? Quanto tempo a campanha estará ativa? O que o mercado prefere ver em termos de publicidade?

Quando você responde todas essas questões, você terá uma lista de objetivos, tarefas e recursos que você vai usar ao desenvolver uma estratégia de marketing nas redes sociais.

Passo 2: Desenvolver metas

Sem ter metas concretas, uma campanha de Marketing nas Redes Sociais será incompleta, indecente e altamente vaga. Os objetivos variam dependendo do tipo de negócio que você deseja promover, mas existem alguns objetivos comumente definidos pelos comerciantes online, e esses incluem:

  • Aumentar as conversões
  • Aumentar os níveis de consciência da marca
  • Aumentar o tráfego do site
  • Iniciar diálogo para superar o abismo de comunicação entre a empresa e os clientes
  • Melhorar o retorno do investimento por cada Real gasto em SMM



Passo 3: Escolha uma plataforma

Como já disse, existem inúmeras redes sociais, que estão disponíveis para os comerciantes online, mas não é nem possível nem econômico estar presente em todos eles. Você precisa escolher entre as plataformas disponíveis aquelas que irão ajudá-lo a alcançar o seu público alvo e, portanto, ser mais produtivo e eficaz ao realizar a Estratégia de Marketing nas Redes Sociais.

As plataformas sociais mais populares disponíveis para marketing online foram discutidas em detalhes na aula anterior. Vários outros também estão presentes online, como Yelp, Instagram, Reddit, Pinterest, etc.

Cada uma dessas plataformas possui diferentes recursos para oferecer, e cada um desses recursos cumpre um objetivo de marketing específico. Portanto, a plataforma que você escolher para sua campanha de mídia social dependerá do que seus objetivos são e da quantidade de seu mercado alvo que usa o site social específico.

Por exemplo, se tudo o que você quer fazer é alertar o mercado alvo com atualizações regulares sobre descontos, vendas e eventos, o Twitter é a sua melhor opção para fazê-lo.

No entanto, se, por outro lado, você quer fazer Marketing nas Redes Sociais em grande escala com imagens, vídeos e otimização de conteúdo, então o Facebook e o Google+ serão as melhores escolhas.

Passo 4: Implementar o plano

Depois de ter escolhido uma ou várias plataformas para as quais você vai focar sua atividade de mídia social, o próximo passo é implementar o plano que você já fez. Se sua estratégia é baseada em anúncios pagos, crie um anúncio curto e interessante, que será viral. Se você quiser fazer otimização de conteúdo para obter interesse de seus seguidores, crie artigos de qualidade e promova-os nas mídias sociais.

Além disso, lembre-se, não importa qual plataforma você use, estar presente e envolvido na vida do público alvo é o que faz com que eles se lembrem de você. Portanto, sempre fique em contato com postagens regulares, mesmo que não haja nada de novo acontecendo no seu final. Além disso, fazer uso de técnicas de marketing gratuitas, bem como de marketing pago, é a melhor forma de se certificar de que a palavra da sua campanha chega a toda a parte.

Etapa 5: monitorar e controlar

Quando você anuncia no Facebook, o site dá-lhe acesso para monitorar o sucesso da campanha com a ajuda de vários tipos de gráficos. Você é informado de quantas pessoas viram sua propaganda, quantos clicaram nela e quem compartilhou com outras pessoas. Tais informações facilitam o monitoramento e controle dos vários aspectos do Marketing nas Redes Sociais.

Alterações na campanha também podem ser feitas se você souber o quão bem os usuários das redes sociais estão recebendo. Por exemplo, se você observar que seu anúncio anterior teve mais curtidas ou cliques, é um sinal claro de que o novo anúncio precisa de alguma melhoria. Alterar pequenos aspectos podem alterar significativamente os resultados.

Além de monitorar as campanhas de redes sociais pagas, você pode usar ferramentas de análise da web para monitorar o tráfego das redes sociais, ou você pode usar ferramentas que gravam suas atividades de rede social e permitem avaliar o desempenho de sua estratégia.

Algumas redes sociais, como o Facebook, fornecem suas próprias análises de estatísticas, o que permite que os proprietários das páginas avaliem o desempenho da atividade na página. Alguns dos dados incluídos nas análises de estatísticas do Facebook são visualizações, acessos, cliques, curtidas, etc.

Figura: Análise de estatísticas do Facebook

O Google+ também oferece insights. Embora haja menos dados, ainda ajuda a avaliar a visibilidade e o envolvimento na sua página do Google+.

Continue lendo as demais aulas deste CURSO DE MARKETING DIGITAL ONLINE GRÁTIS

Marketing Digital Online

Avalie esta página! Obrigado!

Estratégia de Marketing nas Redes Sociais
5 (100%) 1 vote

0 respostas em "Estratégia de Marketing nas Redes Sociais"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

gyncursos.com.br © Desenvolvido por GYN SITES