Tipos de hospedagem


  1. Hotel

    Empreendimento com serviços de recepção, alojamento temporário, com ou sem alimentação, ofertados em unidades individuais ou de uso exclusivo do hóspede, mediante cobrança de diária.

    Para o tipo Hotel, o SBClass estabelece as categorias de uma estrela (mínimo) a cinco estrelas (máximo).

    O Hotel de categoria uma estrela deve atender a requisitos mínimos de infraestrutura, serviços e sustentabilidade.

    Pré – requisitos: 1 estrela

    • Serviço de recepção aberto por 12 horas e acessível por telefone durante 24 horas.
    • Serviço de guarda dos valores dos hóspedes.
    • Área útil da UH, exceto banheiro, com 9 m² (em no mínimo65% das UH).
    • Banheiros nas UH com 2 m² (em no mínimo 65% das UH).
    • Troca de roupas de cama uma vez por semana.
    • Serviço de café da manhã.
    • Monitoramento das expectativas e impressões do hóspede em relação aos serviços ofertados, incluindo meios para pesquisar opiniões, reclamações e solucioná-las.
  2. Resort

    Hotel com infraestrutura de lazer e entretenimento que disponha de serviços de estética, atividades físicas, recreação e convívio com a natureza, no próprio empreendimento.

    Para o tipo Resort, o SBClass estabelece as categorias de quatro estrelas (mínimo) a cinco estrelas (máximo).

    O Resort de categoria quatro estrelas deve atender a requisitos mínimos de infraestrutura, serviços e sustentabilidade.

    Pré-requisitos: 4 estrelas

    • Serviço de recepção aberto por 24 horas.
    • Serviços de mensageiro no período de 24 horas.
    • Serviço de cofre em 100% das UH, para guarda dos valores dos hóspedes.
    • UH com 25 m².
    • Colchões das camas com dimensões superiores ao padrão nacional.
    • Berço para bebês, a pedido.
    • Facilidades para bebês (cadeiras altas no restaurante, facilidades para aquecimento de mamadeiras e comidas, etc).
    • Serviço de refeições leves e bebidas nas UH (room service,) no período de 18 horas.
    • Troca de roupas de cama e banho diariamente.
    • Secador de cabelo em 100% das UH.
    • Seis amenidades, no mínimo, em 100% das UH.
    • Serviço de lavanderia.
    • Televisão em 100% das UH.
    • Canais de TV por assinatura em 100% das UH.
    • Acesso à internet nas áreas sociais e nas UH.
    • Mesa de trabalho, com cadeira, iluminação própria, ponto de energia e telefone, nas UH, possibilitando o uso de aparelhos eletrônicos pessoais.
    • Sala de ginástica/musculação com equipamentos.
    • Sauna seca ou a vapor.
    • Dois tipos de piscina, no mínimo.
    • Sala de reuniões com equipamentos.
      • Minirrefrigerador em 100% das UH.
      • Climatização (refrigeração/calefação) adequada em 100% das UH.
      • Dois restaurantes, no mínimo, com cardápios diferentes.
      • Serviço de alimentação disponível para café da manhã, almoço e jantar.
      • Dois bares, no mínimo.
      • Área de estacionamento.
      • Mínimo de seis serviços acessórios oferecidos em instalações, no próprio resort (por exemplo: salão de beleza, babá, loja de conveniência, locação de automóveis, agência de turismo, etc).
      • Programas Recreativos Próprios, para adultos e crianças, com recreadores e atendimento em dois turnos do dia (manhã, tarde ou noite).
      • Monitoramento das expectativas e impressões do hóspede em relação aos serviços ofertados, incluindo meios para pesquisar opiniões, reclamações e solucioná-las.
      • Programa de treinamento para empregados.
      • Medidas permanentes de sensibilização para os hóspedes em relação à sustentabilidade.
      • Pagamento com cartão de crédito ou de débito.
  3. Hotel Fazenda

    Localizado em ambiente rural, dotado de exploração agropecuária, que ofereça entretenimento e vivência do campo.

    Para o tipo Hotel Fazenda, o SBClass estabelece as categorias de uma estrela (mínimo) a cinco estrelas (máximo).

    O Hotel fazenda de categoria uma estrela deve atender a requisitos de infra-estrutura, serviços e sustentabilidade.

    Pré–requisitos: 1 estrela

    • Serviço de recepção aberto por 12 horas e acessível durante 24 horas.
    • Área de estacionamento.
    • Troca de roupas de cama e banho em dias alternados.
      • Culturas diversas (pomar, horta, flores, etc).
      • Instalações para criação de animais (piscicultura, caprinocultura, bovinocultura, avicultura, etc).
      • Restaurante.
      • Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água.
      • Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem.
      • Medidas permanentes para geração de trabalho e renda para a comunidade local.
      • Programa de treinamento para empregados.
  4. Cama e Café

    Hospedagem em residência com, no máximo, três unidades habitacionais para uso turístico, com serviços de café da manhã e limpeza. O possuidor do estabelecimento reside nesta hospedagem.

    Para o tipo Cama & Café, o SBClass estabelece as categorias de uma estrela (mínimo) a quatro estrelas (máximo).O Cama & Café de categoria uma estrela deve atender a requisitos mínimos de infraestrutura, serviços e sustentabilidade.

    Pré-requisitos: 1 estrela

    • O anfitrião deve ser acessível por telefone durante 24 horas.
    • Serviço para guarda dos valores dos hóspedes.
    • Área útil da UH, exceto banheiro, com no mínimo 8 m².
    • Banheiro compartilhado com 1,30 m².
    • Cama com colchão solteiro, com mínimo de 0,80 m x 1,90 m, ou cama com colchão casal, com mínimo de 1,40 m x 1,90 m.
    • Troca de roupas de cama a cada três dias.
    • Troca de roupas de banho a cada três dias.
    • Café da manhã básico (café, leite, achocolatado em pó, chá, 01 fruta, manteiga/margarina, pão, geleia, açúcar e adoçante).
    • Monitoramento das expectativas e impressões dos hóspedes em relação aos serviços ofertados, incluindo pesquisas de opinião, espaço para reclamações e meios para solucioná-las.
    • Programa de treinamento para empregados.
    • Medidas permanentes de sensibilização para os hóspedes em relação à sustentabilidade.
    • Medidas permanentes para valorizar a cultura local.
  5. Hotel Histórico

    Instalado em edificação preservada em sua forma original ou restaurada, ou ainda que tenha sido palco de fatos histórico-culturais de importância reconhecida. Entendem-se como fatos histórico-culturais aqueles tidos como relevantes pela memória popular, independentemente de quando ocorreram, podendo o reconhecimento ser formal por parte do Estado brasileiro ou informal, com base no conhecimento popular ou em estudos acadêmicos.

    Para o tipo Hotel Histórico, o SBClass estabelece as categorias três estrelas (mínimo) a cinco estrelas (máximo).

    O Hotel Histórico de categoria três estrelas deve atender a requisitos mínimos de infraestrutura, serviços e sustentabilidade.

    Pré-requisitos: 3 estrelas

    • Serviço de recepção aberto por 18 horas e acessível por telefone, durante 24 horas.
    • Serviços de mensageiro no período de 12 horas.
    • Área útil da UH, exceto banheiro, com no mínimo 13 m².
    • Banheiros com 3 m².
    • Três amenidades, no mínimo, em 100% das UH.
    • Televisão em 100% das UH.
    • Mesa com cadeira em 100% das UH.
    • Minirrefrigerador em 100% das UH.
    • Troca de roupas de cama em dias alternados.
      • Troca de roupas de banho diariamente.
      • Climatização (refrigeração/calefação/ventilação forçada) adequada em 100% das UH.
      • Serviço de refeições leves e bebidas nos quartos (room service), no período de 12 horas.
      • Espaço para café da manhã.
      • Serviço de alimentação disponível para café da manhã.
      • Programa de treinamento para empregados.
      • Monitoramento das expectativas e impressões dos hóspedes em relação aos serviços ofertados, incluindo pesquisas de opinião, espaço para reclamações e meios para solucioná-las.
      • Medidas permanentes para geração de trabalho e renda para a comunidade local.
      • Pagamento com cartão de crédito ou de débito.
  6. Pousada

    Empreendimento de característica horizontal, composto de, no máximo, 30 unidades habitacionais e 90 leitos, com serviços de recepção, alimentação e alojamento temporário, podendo ser em um prédio único, com até três pavimentos, ou contar com chalés ou bangalôs.

    Para o tipo Pousada, o SBClass estabelece as categorias de uma estrela (mínimo) a cinco estrelas (máximo).

    A Pousada de categoria uma estrela deve atender a requisitos mínimos de infraestrutura, serviços e sustentabilidade.

    Pré-requisitos: 1 estrela

    • Serviço de recepção aberto por 12 horas e acessível durante 24 horas.
    • Área de estacionamento.
    • Troca de roupas de cama e banho em dias alternados.
    • Serviço de alimentação disponível para café da manhã.
    • Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água.
    • Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem.
    • Medidas permanentes para geração de trabalho e renda para a comunidade local.
    • Programa de treinamento para empregados.
  7. Flat/Apart

Constituído por unidades habitacionais que disponham de dormitório, banhei- ro, sala e cozinha equipada, em edifício com administração e comercialização integrado, que possua serviço de recepção, limpeza e arrumação.

Para o tipo Flat/Apart-Hotel, o SBClass estabelece as categorias de três estre- las (mínimo) a cinco estrelas (máximo).

O Flat/Apart-Hotel de categoria três estrelas deve atender a requisitos mínimos de infraestrutura, serviços e sustentabilidade.

Pré -requisitos: 3 estrelas

  • Serviço de recepção aberto por 24 horas.
  • Área útil da UH com, no mínimo, 29 m².
  • Quartos com, no mínimo, 11 m².
  • Banheiro nas UH com, no mínimo, 2,30 m².
  • Troca de roupas de cama em dias alternados.
  • Troca de roupas de banho diariamente.
  • Serviço de lavanderia.
  • Televisão em 100% das UH.
  • Canais de TV por assinatura em 100% das UH.
  • Acesso à internet nas áreas sociais.
  • Minirrefrigerador em 100% das UH.
  • Climatização (refrigeração/calefação) adequada em 100% das UH.
    • Serviço de alimentação disponível para café da manhã.
    • Programa de treinamento para empregados.
    • Monitoramento das expectativas e impressões dos hóspedes em relação aos serviços ofertados, incluindo pesquisas de opinião, espaço para reclamações e meios para solucioná-las.
    • Medidas permanentes para valorizar a cultura local.
    • Medidas permanentes para geração de trabalho e renda para a comunidade local.
    • Pagamento com cartão de crédito ou de débito. Outros tipos de estabelecimentos de hospedagem são:
    • Acampamento.
    • Albergue.
    • Bangalôs.
    • Estalagem.
    • Hotel de estrada (motel, nos EUA).
    • Pensões.
    • Hotéis náuticos.
    • Hospedarias, entre outros.A classificação dos hotéis foi criada para quem busca conforto, qualidade e serviços exclusivos como: andar para fumantes, espaços para deficientes físicos, programas de proteção ambiental, os quais fazem a diferença em um empreendimento hoteleiro.O processo de classificação é bastante simples. Os passos para obtenção da classificação são os seguintes:
    • Avaliação da Matriz, para ter certeza de que o estabelecimento está adequado dentro da categoria desejada.
    • Apresentação dos documentos de regularidade empresarial.
    • Preenchimento de formulário de interesse prévio.
    • Assinatura do contrato.
  • Avaliação técnica realizada por órgão credenciado.
  • Homologação da classificação pelo conselho de classificação.
  • Emissão do certificado e entrega da placa.

    O Conselho de Classificação, com suas Matrizes, Manual de Avaliação e Regulamentos, está em vigor através da Deliberação Normativa 429,

    A classificação terá validade de dois anos, constará da placa e certificado.

  • Nas categorias 3, 4, 5 e 5SL haverá avaliação parcial, anualmente. O IBH manterá sistema próprio de controle sobre eficácia dos Organismos avaliadores através de inspeções por amostragem.
  • Os organismos certificadores estão credenciados e homologados pelo Conselho Técnico Nacional.Departamentos operacionais de um hotel são:Governança: limpeza dos apartamentos e da área pública do hotel, serviço de lavanderia e rouparia.Recepção: reservas, check-in ckec–out dos hóspedes, controle do status dos apartamentos, atendimento aos hóspedes, controle de contas e caixa, etc.

    Segurança: zelar pela segurança dos hóspedes, visitantes e funcionários.

    Alimentos e Bebidas: podem servir somente o café da manhã ou oferecer, também, outras refeições como almoço, jantar, banquetes, coquetéis, etc.

    Manutenção: faz a prevenção e manutenção do interior e do exterior do estabelecimento e, também, dos equipamentos.

    Marketing e vendas: para realizar todas as atividades ligadas ao marketing, publicidade e vendas.

    Varia de hotel para hotel o nível de serviços oferecidos, independentemente do tipo ou do tamanho. A oferta de mais de um nível de serviço, por ser este diferenciado, influi no preço final.

    Franchise e grupos referenciados

    Nos dias de hoje, entre os mais conhecidos hotéis, estão aqueles que pertencem a uma franchise ou a grupos referenciados. Podem ser encontrados em cidades grandes, pequenas, no litoral, na serra, etc.

    Franchise: consiste em replicar ou, como se tornou moda dizer, em “clonar” diversos locais ou mercados em um mesmo conceito de negócios, ou seja, uma loja, uma clínica, um hotel, um restaurante, etc. Franquia, franchising ou franchise é uma estratégia utilizada em administração, que tem como propósito um sistema de venda de licença na qual o franqueador (o detentor da marca) cede ao franqueado (o autorizado a explorar a marca) o direito de uso da sua marca, patente, infraestrutura, know-how e direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços.

    Gruposreferenciados

    O maior sistema referencial do mundo, hoje, é o Hotel Best Western Internacional, ou seja, são hotéis que se juntam com o mesmo objetivo. Cada propriedade de cada sistema referencial não é a réplica exata da outra, existindo uma consistência eficiente na qualidade dos serviços para satisfazer as expectativasdos hóspedes.




 

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