- Todos os Cursos Online Grátis e com Certificado
- Cursos de Administração25
- Cursos de Vendas e Comunicação10
- Cursos de Contabilidade e Finanças4
- Cursos de Direito16
- Cursos de Educação13
- Cursos de Gastronomia e Confeitaria16
- Cursos de Idiomas6
- Cursos de Informática e Fotografia11
- Cursos de Moda e Beleza8
- Cursos de Música4
- Cursos de Programação e WebDesign22
- Cursos de Recursos Humanos7
- Cursos de Religião1
- Cursos de Saúde e Bem Estar20
- Cursos de Segurança no Trabalho3
- Cursos de Marketing12
- Cursos de Turismo e Hotelaria5
- Cursos para Concursos Públicos14
- Cursos de Edição de Vídeo3
- Cursos de Economia e Investimentos5
- Cursos de Design Gráfico5
- Cursos de Psicologia6
- Cursos de Gestão de Pessoas9
- Cursos de Mágica1
- Cursos de Desenho4
- Cursos de Defesa Pessoal1
- Cursos de Desenvolvimento Pessoal e Profissional24
- Cursos de Artes e Trabalhos Manuais2
- Cursos em Construção Civil15
- Cursos de Som e Edição de Áudio2
- Cursos de Confecção e Estamparia5
- Cursos de Tecnologia e Eletrônica19
- Cursos de Engenharia de Produção8
- Cursos de Física6
- Cursos de Matemática5
- Cursos de Química4
- Cursos de Farmácia1
- Cursos de Medicina3
- Cursos de Fisioterapia1
- Cursos de Enfermagem2
- Cursos de História1
- Cursos de Geografia1
- Cursos de Biologia13
- Cursos de Energia7
- Outros1
- Mecânica5
- Cursos de Filosofia1
- Cursos de Português1
- Cursos de Engenharia de Computação7
- Saúde Animal1
- Cursos de Meio Ambiente2
O obturador é uma cortina que se abre no momento do disparo e limita o tempo que o feixe de luz que entra na câmara e atinge o sensor digital. O tempo a luz está atingindo o sensor digital é o que é chamado de tempo de exposição. É o mesmo que dizer que o tempo de exposição é o tempo que está se tornando cada foto.
O obturador é um mecanismo muito preciso e rápido para limitar a exposição ao tempo.
Dependendo da exposição da câmera vezes variando de segundos (péssimas condições de luz) para milissegundos (para fotografias muito rápido). O tempo mais usual, em segundos, são:
… 4, 2, 1, 1/2, 1/4, 1/8, 1/15, 1/30, 1/60, 1/125, 1/250, 1/500, 1/1000, 1/2000 …
No modo manual, há um modo chamado BULB em que a imagem é exposta enquanto se segura o botão do obturador. Na seção de modos de câmera vemos o que uso que podemos dar a este caminho.
Aproximadamente podemos ter uma idéia do tempo de exposição é preciso congelar o movimento com esta tabela:
Dois exemplos
pingos de chuva retratados vez que eu usei uma exposição muito baixa ao congelamento. No entanto algumas gotas foram congelados mais do que outros. Isto é porque as gotas tinham uma velocidade diferente. Utilizado um tempo de 1/200 seg, f / 10, ISO100, tripé e flash sem fios para iluminar o plano de fundo (refletido em água).
Retratado agua de cachoeiras parece seda porque eu aumentei o tempo de exposição a 4 segundos. Para isso eu fechei o diafragma para f / 32. Para evitar que a trepidação da câmera que eu usei um tripé, ajustou a auto-shot, eu não toquei na câmera durante o tempo que a foto foi tirada e usei um filtro de densidade neutra para alongar o tempo de exposição.
Tempo de exposição e velocidade de exposição são os mesmos
Na fotografia ambos os termos são usados, mas eles querem dizer a mesma coisa, só a ordem de grandeza é invertida. Assim, reduzindo o tempo de exposição é o mesmo que o aumento da velocidade e vice-versa.
Trepidação e movimento
O jitter é o efeito que ocorre quando uma imagem vem movido por um tempo de exposição muito tempo ou não para controlar o movimento da câmera.
Ao tirar uma foto deve levar em conta o movimento dos objetos e escolher entre um tempo de exposição ou de outra. Os seguintes itens podem influenciar shake ou movimento de objetos:
Como evitar borrão?
Uma fotografia não precisa ser perfeitamente estática. O fotógrafo pode querer obter uma sensação de movimento em certos cliques com base no aumento do tempo de exposição e, assim, deixam áreas da imagem em movimento. Algumas das técnicas discutidas a seguir vai explicar isto.
Em qualquer caso, para evitar blur (quer por trepidação ou movimento de qualquer objeto na cena) você tem que reduzir o tempo de exposição e pode ser necessário alterar outros parâmetros:
Na foto acima nós não vemos nenhuma trepidação. Nada na foto aparece focado e claro, é especialmente visível no piso. É tomado com os seguintes parâmetros:
tempo de exposição: 05/01 seg abertura do diafragma: F5.6 Sensibilidade: ISO 1600
Distância focal: 53 mm
O referido diafragma de abertura é o alvo máximo foi utilizando no momento de 53 milímetros, a sensibilidade foi o máximo que pôde me trazer a câmara. E ainda assim a imagem saiu movimento. O que poderia ter feito para evitar que levou-me a sair?
Existem outras formas alternativas para evitar shimmy :
Note que
Na foto do carro abaixo você pode ver como nem tudo em uma imagem se move na mesma velocidade. Foi tomado no 1/250 segundos. Este tempo de exposição foi curto o suficiente para congelar o movimento do carro, mas não o movimento das rodas. No entanto, este efeito foi procurado, que lhe dá uma maior sensação de ação e movimento à foto.