Tempo de exposição na fotografia


obturador é uma cortina que se abre no momento do disparo e limita o tempo que o feixe de luz que entra na câmara e atinge o sensor digital. O tempo a luz está atingindo o sensor digital é o que é chamado de tempo de exposição. É o mesmo que dizer que o tempo de exposição é o tempo que está se tornando cada foto.

imagem

O obturador é um mecanismo muito preciso e rápido para limitar a exposição ao tempo.

Dependendo da exposição da câmera vezes variando de segundos (péssimas condições de luz) para milissegundos (para fotografias muito rápido). O tempo mais usual, em segundos, são:

… 4, 2, 1, 1/2, 1/4, 1/8, 1/15, 1/30, 1/60, 1/125, 1/250, 1/500, 1/1000, 1/2000 …

No modo manual, há um modo chamado BULB em que a imagem é exposta enquanto se segura o botão do obturador. Na seção de modos de câmera vemos o que uso que podemos dar a este caminho.

Aproximadamente podemos ter uma idéia do tempo de exposição é preciso congelar o movimento com esta tabela:

Dois exemplos

pingos de chuva retratados vez que eu usei uma exposição muito baixa ao congelamento. No entanto algumas gotas foram congelados mais do que outros. Isto é porque as gotas tinham uma velocidade diferente. Utilizado um tempo de 1/200 seg, f / 10, ISO100, tripé e flash sem fios para iluminar o plano de fundo (refletido em água).

imagem

Retratado agua de cachoeiras parece seda porque eu aumentei o tempo de exposição a 4 segundos. Para isso eu fechei o diafragma para f / 32. Para evitar que a trepidação da câmera que eu usei um tripé, ajustou a auto-shot, eu não toquei na câmera durante o tempo que a foto foi tirada e usei um filtro de densidade neutra para alongar o tempo de exposição.

 

imagem

Tempo de exposição e velocidade de exposição são os mesmos

Na fotografia ambos os termos são usados, mas eles querem dizer a mesma coisa, só a ordem de grandeza é invertida. Assim, reduzindo o tempo de exposição é o mesmo que o aumento da velocidade e vice-versa.

Trepidação e movimento

O jitter é o efeito que ocorre quando uma imagem vem movido por um tempo de exposição muito tempo ou não para controlar o movimento da câmera.

Ao tirar uma foto deve levar em conta o movimento dos objetos e escolher entre um tempo de exposição ou de outra. Os seguintes itens podem influenciar shake ou movimento de objetos:

  • O movimento da câmera para tirar a foto: O ideal é sempre utilizar um triplé ou apoiar se em algo para obter uma imagem clara.
  • O movimento dos objetos no cenário: Avaliamos que os objetos fotografados movimento e pode fazê-lo em velocidades diferentes. Não a mesma fotografia de uma criança pequena (mover diabolicamente) um modelo de profissional que sabe como ser perfeitamente imóvel. Não se move tão rápido como um carro de corrida uma pessoa em uma bicicleta.
  • A quantidade de luz ambiente: quanto maior a quantidade de luz mais fácil é usar um tempo de exposição baixa e evitar uma imagem tremida. Não é o mesmo tirar uma foto em plena luz do dia na rua em uma casa. Isso pode levá-la em conta ao fazer um retrato dentro. Será mais fácil se o modelo ficar perto de uma janela.
  • O objetivo a ser utilizado: Quanto maior for o comprimento focal (zoom) quanto maior a possibilidade da instabilidade (imagem desfocada). Uma lente com estabilizador para reduzir as chances de vibração da câmara, embora as lentes estabilizadas têm os seus limites. Não é o mesmo fazer uma foto panorâmica uma foto com uma lente teleobjetiva para um jogador de futebol. Então eu vou explicar por quatro exemplos e o resultado tem sido bom ou ruim.

    imagem

    1. A foto ficou boa porque foi sido utilizado um tempo de exposição baixo o suficiente para congelar o movimento do salto e a água próximo ao cão.
    2. A segunda foto ficou ruim porque o tempo de exposição foi alta e ficou trêmula.
    3. A terceira está correta porque foi utilizado um tempo de exposição baixo o suficiente para deixar a cena estática. No entanto, sem problema porque não continha elementos que se movia.
    4. A quarta ficou ruim porque não foi utilizado o tempo de exposição baixo o suficiente para congelar o aplauso de Mario.

      Como evitar borrão?

      Uma fotografia não precisa ser perfeitamente estática. O fotógrafo pode querer obter uma sensação de movimento em certos cliques com base no aumento do tempo de exposição e, assim, deixam áreas da imagem em movimento. Algumas das técnicas discutidas a seguir vai explicar isto.

      Em qualquer caso, para evitar blur (quer por trepidação ou movimento de qualquer objeto na cena) você tem que reduzir o tempo de exposição e pode ser necessário alterar outros parâmetros:

      imagem

      • Abertura do diafragma: Abertura do diafragma acontece quando mais ou menos luz atinge o sensor e o tempo de exposição é reduzida ou aumentada.
      • Sensibilidade: Sensibilidade Aumenta quando o tempo de exposição é reduzido, mas aumenta o nível de ruído.

    Na foto acima nós não vemos nenhuma trepidação. Nada na foto aparece focado e claro, é especialmente visível no piso. É tomado com os seguintes parâmetros:

    tempo de exposição: 05/01 seg abertura do diafragma: F5.6 Sensibilidade: ISO 1600

    Distância focal: 53 mm

    O referido diafragma de abertura é o alvo máximo foi utilizando no momento de 53 milímetros, a sensibilidade foi o máximo que pôde me trazer a câmara. E ainda assim a imagem saiu movimento. O que poderia ter feito para evitar que levou-me a sair?

    Existem outras formas alternativas para evitar shimmy :

  • Reduzindo a trepidação da câmera: Use um tripé ou magra contra uma parede, grade ou poste ajuda.
  • Usando objetiva ou câmeras com estabilizador de imagem. Também usar metas claras para abrir o diafragma mais ou câmeras com altas sensibilidades. O problema é que todos esses benefícios são pagos.
  • Permitam uma iluminação artificial: Flash, luzes, refletores, acender uma vela …

    Note que

  • A água se move (evidente), mas você tem que manter isso em mente e saber se você quer congelar o seu movimento ou o oposto.
  • A câmera se move se o fotógrafo entra em um meio de transporte ou se o fotógrafo está se movendo. Se você tirar uma foto desse meio de transporte, ele pode ser movido.
  • Em exposições longas onde a câmera está descansando em algo ou em um tripé, basta pressionar o botão do obturador pode estar movendo a câmera. Para evitar isso, use o temporizador retardado ou um gatilho remoto.
  • Crianças e animais se movem muito mais do que o desejado.
  • O vento move árvores, arbustos, bandeiras, cabelo, etc… Se uma foto tem um tempo de exposição relativamente elevado que pode obter mais movimento do que o desejado.
  • A foto abaixo foi tirada durante doze minutos de exposição á noite, as árvores moveram devido ao vento e as estrelas deixaram uma trilha causada pelo movimento da terra.

    imagem

    • Na mesma cena pode ter objetos em movimento em velocidades diferentes. Isso também não é ruim, mas você tem que controlá-lo. No exemplo a seguir, a câmara e o modelo estão na mesma velocidade, mas as árvores não. É por isso que elas ficaram borradas, aumentando a sensação de velocidade.

      imagem

      Na foto do carro abaixo você pode ver como nem tudo em uma imagem se move na mesma velocidade. Foi tomado no 1/250 segundos. Este tempo de exposição foi curto o suficiente para congelar o movimento do carro, mas não o movimento das rodas. No entanto, este efeito foi procurado, que lhe dá uma maior sensação de ação e movimento à foto.

      imagem

    • Apóie-se em algo firme para pode lhe ajudar a prevenir a trepidação da câmera se você não tiver um tripé.


 

Acessar Minha Conta

APP GYN Cursos Programa de recompensas GYN Cursos

gyncursos.com.br © Desenvolvido por GYN SITES