Sensor e Sensibilidade


Os sensores das Câmeras é composto de milhões de pequenos semicondutores de silício, que fótons captura (elementos da luz, eletricidade). Uma maior intensidade de luz, mais carga eléctrica existirá.

imagem

Estes fotões emitem electrões no interior do sensor, o que é transformado numa série de valores digitais que criam um pixel. Por conseguinte, cada célula que emite o sensor de imagem corresponde a um pixel ou ponto. O sensor funciona como o filme em fotografia digital.

O resultado do sensor, e traduzido para o formato binário, é armazenado em cartões de memória como arquivos de imagem.

Sem entrar em detalhes digo que o mercado tem duas tecnologias mais populares são sensores CCD e CMOS.

O que é um megapixel?

Um megapixel é um milhão de pixels ou pontos.

A resolução do sensor é medido em megapixels. São o número de pontos ou pixels que contêm uma imagem produzida por um sensor.

Por exemplo, se uma imagem tem um tamanho de 3888 pontos por 2592, a resolução do sensor será a multiplicação de ambos, que é 3888 x 2592 pixels = 10077696 = 10.1 megapixels.

Podemos dizer sem medo de contradição que quanto mais megapixels, mais tamanho será o arquivo de imagem que temos. Com esse número, podemos ter uma idéia da diferença de densidade entre sensores e outros de algumas câmeras no mercado.

imagem

Então parece que quanto mais megapixels melhor certo? Bem, é verdade que quanto mais megapixels maior a resolução do sensor, mas é a resolução do sensor que limita a qualidade das fotos?

Normalmente não. As lentes são geralmente bem abaixo da resolução do sensor e, portanto, se você está procurando qualidade e clareza é mais importante ter boas lentes do que ter um bom sensor.

Ele também influencia o tamanho físico do sensor. Este é o Big Donkey. Nada tem a ver com o sensor de 10 megapixels de uma câmera compacta, cujo tamanho é muito pequeno, com o tamanho de um sensor de 10 megapixels de uma câmera DSLR profissional.

Tamanho de Sensor

O tamanho universal de um quadro de filme para câmeras SLR ou 35mm SLR é longa (a diagonal é 43 milímetros). Este formato padronizou no início do século XX, os sensores full frame são sobre esta medida. No entanto, a maioria das câmaras DSLR não tem um sensor deste tamanho, mas mais pequena, por isso há uma perda ou clipping no campo de visão dos sensores menores. Este formato de sensor é chamado APS. Os sensores 35 milímetros são chamados full frame..

imagem

Na imagem anterior, podemos ver o corte de um sensor APS em um sensor do frame de 35mm completo.

Isso afeta o comprimento focal de nossos objetivos porque as imagens sofrem um corte sobre a imagem ter distâncias focais não são efeitos práticos que vemos em nossas fotos.

Cada sensor tem o que chamamos de fator de equivalência para converter as distâncias focais de nossas metas para distâncias focais reais. Assim, multiplicando pelo fator de equivalência podemos obter o comprimento focal real da foto.

exemplo:

  • A Canon 1Ds Mark III é full frame, trazendo seu fator de equivalência é um . Assim , uma lente de 50mm é realmente 50 milímetros .
  • Se se usar a mesma objetiva no 1D Mark III (1D normal não 1Ds) tendo um fator de equivalência de 1,3 , estes 50 milímetros equivalente a 50 x 1,3 = 65 milímetros .
  • A mesma objectiva em 450, que tem um fator de equivalência de 1,6 , equivalente a 50 x 1,6 = 80 milímetros . As mesmas formas de uma lente 17-50mm equivalentes a uma 27-80mm.E o que é melhor?  APS ou Moldura Completa ? Mais uma vez, isso vai depender para que finalidade vamos usar isto . Se você usar a câmera para fotografar interior, provavelmente, nós preferimos ter um sensor full frame que me permite usar um 12 milímetros olho de peixe real não se tornar 20 mm. E também se você usar a câmera para fotografar esportes um sensor APS iria preferir, onde uma teleobjetiva 300 milímetros torna-se um dos 480 milímetros no mesmo preço e menos peso. Sim, olho na compra dependendo do objetivo, nem todos se aplicam a full frame.

    Sensor de proporções

    Nem todos os sensores têm as mesmas proporções entre altura e largura. Assim, existem fabricantes que utilizam o formato 4: 3, com 3: 2 e outras (embora menos comum) 16: 9, cada uma mais longa.

    imagem

    Sensibilidade

    Os sensores da câmera pode trabalhar em diferentes sensibilidades. Assim, a mais sensível mais luz é capaz de capturar. A sensibilidade é outro parâmetro que você pode configurar a câmera em cada foto que você tirar.

    A sensibilidade é medida de acordo com as normas ISO, na qual quanto maior for o número é maior sensibilidade. Eles são típicos sensibilidades 100, 200, 400, 800, 1600. Em cada um destes saltos é obtida duas vezes a sensibilidade. Deste modo, uma câmara 200 tem sensibilidade ISO duas vezes por tomadas ISO 100. Muitas câmaras também permitem utilizar valores intermédios, 600 ou 1.200.

    Infelizmente nem tudo são benefícios, quando se aumenta a sensibilidade da câmera. Ao fazê-lo estamos perdendo definição e aumentando o nível de ruído. Noise são alguns pontos coloridos que aparecem, especialmente em áreas escuras.

    Nestas fotos podemos ver como a sensibilidade pode aumentar o nível de ruído.

    imagem

    imagem

  • imagem

    1 – ISO 100

    2 – ISO 400

    3 – ISO 1600

    Em, uma menor sensibilidade maior qualidade de imagem curto e maior sensibilidade pior qualidade de imagem.

    Escolhendo sensibilidade

    Então, qual é a sensibilidade que eu devo escolher para tirar uma foto? Isso sempre depende da quantidade de luz que há, mas sempre tente escolher menos sensibilidade, e, assim, obter maior qualidade.

    Ele usa alta sensibilidade para as condições de luz muito baixos. Como um guia muito básico:

    Para fotografias ao ar livre com luz suficiente ou objetos estáticos, pode ser usado sensibilidade ISO 100. Isto proporciona a máxima definição. Também é recomendado para fotos noturnas com longos tempos de exposição.

    Para utilização mista ISO 200, o que representa um compromisso entre velocidade e definição é recomendado.

    imagem

    Para condições de pouca luz, interior de uma casa por exemplo, recomendamos a utilização de pelo menos uma sensibilidade ISO400. Também são recomendados para lentes com pouca luz, lentes de telefoto e para congelar objetos em movimento muito rápido. ISO400 foi usado no caso desta foto á noite para loops em movimento Freeze (aumentar a velocidade de exposição) sob pouca luz.

    ISO 400 quando está mais escuro, mas note que a partir daqui a perda de qualidade é perceptível.

    Mas lembre-se esta é uma orientação muito básico para se começar. A questão é sempre tentar escolher menor sensibilidade possível em cada imagem.


 

Acessar Minha Conta

APP GYN Cursos Programa de recompensas GYN Cursos

gyncursos.com.br © Desenvolvido por GYN SITES