Princípios de Marketing

O que é Marketing?

Função gerencial que busca ajustar a oferta da organização à demandas específicas do mercado, utilizando como ferramental um conjunto de princípios e técnicas.

Processo social pelo qual são reguladas oferta e a demanda de bens e serviços para atender às necessidades sociais.

Orientação da Administração , uma filosofia, uma visão. Reconhece que a tarefa primordial da organização é satisfazer o consumidor, atendendo suas necessidades, levando em conta seu bem estar longo prazo, respeitadas as exigências e limitações impostas pela sociedade e atendidas as necessidades de sobrevivência e continuidade da organização.

Definição

Desempenho de atividades empresariais que dirigem o fluxo de bens e serviços desde os produtores até os consumidores e usuários. (AMA – American  Marketing Association)

Pode-se considerar que sempre haverá necessidade de vender. Mas o objetivo do marketing é tornar supérfluo o esforço da venda.O objetivo do marketing é conhecer e entender tão bem o cliente que o produto e o serviço sejam adequados a ele e se vendam sozinhos. Idealmente, o marketing deveria resultar de um cliente disposto a pagar. A única coisa necessária então seria tornar o produto ou o serviço disponível.(Peter Drucker)

Apenas Vendas e Propagandas?

A crença de que o marketing, a venda e a propaganda são a mesma coisa é uma visão comum e ilusória compartilhada pelo público e por muitos executivos (Kotler)
Além de marketing não ser propaganda ou vendas, também não é: milagre, folhetos no sinal, e-mail congestionando as caixas postais, páginas amarelas, esperteza, telemarketing em horários
incovenientes, nomes “criativos” para os produtos e marcas.

Filosofia de Administração de Marketing

“O estabelecimento de relacionamentos com os clientes é, hoje, um compromisso que precisa ser assumido por todos na empresa.” (Régis Mckenna)
“Marketing é importante demais para ser deixado a cargo do departamento de marketing.” (David Packard – HP)
“Numa organização de marketing nunca se sabe exatamente quem pertence ao departamento de marketing. Todos na organização têm de tomar as decisões baseadas no impacto de marketing.” (Stephen Burnet – North Western University)

Condições básicas para que ocorra Marketing

  • Duas ou mais partes com necessidades não satisfeitas
  • Desejo e capacidade de satisfazes tais necessidades
  • Um canal para que as partes possam se comunicar
  • Algo para ser trocado

O papel do Marketing

Identificar necessidades não satisfeitas, de forma a colocar no mercado produtos, serviços ou idéias que ao mesmo tempo proporcionem satisfação, gerem bons resultados aos investidores e ajudem a melhorar a qualidade de vida das pessoas e da sociedade em geral.

A que se aplica o Marketing

  1. Bens
  2. Serviços
  3. Eventos
  4. Experiências
  5. Pessoas
  6. Lugares
  7. Propriedades
  8. Organizações
  9. Informações
  10. Idéias

Variações do Marketing

  • Marketing direto
  • Marketing de relacionamento
  • Marketing de fidelização ou retenção
  • Marketing um a um ou individualizado
  • Marketing de transação
  • Marketing pessoal
  • Marketing social
  • Marketing Institucional
  • Marketing internacional
  • Marketing interativo
  • Marketing digital
  • Marketing religioso
  • Marketing político
  • Marketing esportivo
  • Marketing turístico
  • Marketing ecológico
  • Etc …

Principais mercados de clientes

  1. Mercado consumidor
  2. Mercado organizacional
  3. Mercado global
  4. Mercado sem fins lucrativos (terceiro setor e governamental)

Desafios do Marketing

Executar as variáveis controláveis ( 4Ps) prevendo ao máximo o que vai acontecer com as variáveis incontroláveis (mudanças). Quando se resolve essa equação é garantia de sucesso.

  1. Produto
  2. Preço
  3. Praça
  4. Promoção

O que faz o Marketing?

Ameaças incontroláveis para o produto

  • Mudança no ambiente
  • Mudança no comportamento do consumidor
  • Mudança na ação dos concorrentes

Como o marketing produz o ajustamento destas ameaças

Maior satisfação ao consumidor (diferenciação da oferta feita pela empresa com relação a dos concorrentes).
Oferecendo a mesma satisfação pelo menor preço.

Necessidades x Desejos

A confusão entre necessidades e desejos conduz à pior das doenças empresariais.
Empresário míope em Marketing é aquele que olha para os seus próprios produtos.
Qual é o seu BUSINESS?

Orientação da empresa para o Mercado

  • A orientação de produção
  • A orientação de produto
  • A orientação de vendas
  • A orientação de marketing
  • A orientação de marketing holístico





 

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