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Mercado potencial e mercado existente
O mercado deve ser definido com base na existência de uma necessidade. Ou não há necessidade, não há mercado.
A necessidade deve ser percebida pelo consumidor, que precisa ter condições de adquirir o produto que a atende (demanda).
Condições básicas para que exista um mercado:
1- Consumidor percebe uma necessidade
2- Existir produto para satisfazê-la
3- Capacidade de compra
Mercado potencial – é aquele em que uma dessas condições não ocorre.
Mercado existente – é aquele em que existem produtos ou serviços que atendem a uma necessidade percebida por consumidores que dispõe de recursos para adquiri-los.
Definições Estratégicas(amplas)
Produtos Substitutos
Segmentação de Mercado
Mercado heterogêneo – Satisfazer, de forma precisa, necessidades e desejos
Mudam as formas
Segmentação de mercado: processo dinâmico
Não se pode tratar a todos os consumidores da mesma forma, como não se pode tratar todos de forma diferente.
• O que fazer? Reunir grupos de pessoas com características, gostos e preferências semelhantes e trata-los como se fossem iguais.
• Segmentação de mercado é a subdivisão do mercado em conjuntos homogêneos de clientes, em que qualquer subconjunto pode, concebivelmente, ser selecionado como meta de mercado a ser alcançado.
Objetivo da segmentação: Desenvolver programas de marketing específicos para cada grupo de clientes, de forma a melhor atender às suas necessidades. Cada grupo de consumidores deve apresentar o mínimo de diferenças entre si e o máximo em relação aos demais segmentos.
Se não é possível diferenciar a oferta da empresa (produtos e serviços), o conteúdo da comunicação (propaganda, promoção, venda pessoal), os canais de comunicação (mídia) e o acesso aos produtos e serviços (canais) não há razão para segmentar.
Vantagens de segmentar os mercados:
• Domínio de tecnologia capaz de produzir bens preferidos por certas classes de compradores;
• Maior proximidade com o consumidor final
• Possibilidade de preços competitivos
• Pontos de venda adequados
• Propaganda direta aos segmentos visados
• Melhores condições para localizar e avaliar as oportunidades de marketing
• Melhor avaliação da concorrência
• Diminuição dos riscos
Separar os consumidores em grupos de tal forma que a necessidade genérica a ser atendida tenha características específicas, que sejam semelhantes para os que pertencem ao mesmo grupo e diferentes dos demais grupos.
– Os consumidores modernos diferenciam-se muito em suas características.
– Adoção de diversos tipos de variáveis
– A estratégia de segmentação consiste na escolha, entre aqueles segmentos identificados no mercado, daqueles que a empresa deseja e pode servir melhor do que os concorrentes, traçando as estratégias que lhe permitirão levar sua oferta aos consumidores que formam os segmentos escolhidos.