Mercado

Mercado potencial e mercado existente

O mercado deve ser definido com base na existência de uma necessidade. Ou não há necessidade, não há mercado.
A necessidade deve ser percebida pelo consumidor, que precisa ter condições de adquirir o produto que a atende (demanda).

Condições básicas para que exista um mercado:
1- Consumidor percebe uma necessidade
2- Existir produto para satisfazê-la
3- Capacidade de compra

Mercado potencial – é aquele em que uma dessas condições não ocorre.
Mercado existente – é aquele em que existem produtos ou serviços que atendem a uma necessidade percebida por consumidores que dispõe de recursos para adquiri-los.

Definições Estratégicas(amplas)

  • Deve incluir produtos que atendem à mesma necessidade específica do consumidor, ou seja, que o consumidor consideraria como alternativos ou substitutos, se sua decisão de compra não fosse afetada por: capacidade aquisitiva (preços), conhecimento do produto (propaganda), facilidade de compra (canais).
  • Deve incluir não somente os produtos similares aos que a empresa vende, como também aqueles que sejam produzidos com tecnologias diferentes, desde que possam ser considerados como substitutos pelo consumidor.

Produtos Substitutos

  1. Ao comprar um ou mais produtos determinados, o consumidor deixaria de comprar os demais, até que houvesse decorrido o tempo normal de reposição (manifeste novamente a necessidade)
  2. Ao chegar o momento da reposição, possam suceder-se na preferência do consumidor.

Segmentação de Mercado

  1. Nem todos os indivíduos são consumidores potenciais para determinados produtos.
  2. Algumas pessoas estariam mais dispostas a comprar um produto do que outras.
  3. Quem são essas pessoas? Como atingir os segmentos-aIvo?
  4. Segmentar um mercado é reconhecer sua natureza heterogênea.
  5. E um processo essencialmente dinâmico, já que os desejos das pessoas mudam.
  6. Nem todos os indivíduos são clientes potenciais para determinados produtos. Algumas pessoas estão mais dispostas a comprar um produto do que outras.
  7. Quem são os consumidores para os quais determinado produto oferece interesse?


Mercado heterogêneo – Satisfazer, de forma precisa, necessidades e desejos
Mudam as formas
Segmentação de mercado: processo dinâmico

Não se pode tratar a todos os consumidores da mesma forma, como não se pode tratar todos de forma diferente.
• O que fazer? Reunir grupos de pessoas com características, gostos e preferências semelhantes e trata-los como se fossem iguais.
• Segmentação de mercado é a subdivisão do mercado em conjuntos homogêneos de clientes, em que qualquer subconjunto pode, concebivelmente, ser selecionado como meta de mercado a ser alcançado.

Objetivo da segmentação: Desenvolver programas de marketing específicos para cada grupo de clientes, de forma a melhor atender às suas necessidades. Cada grupo de consumidores deve apresentar o mínimo de diferenças entre si e o máximo em relação aos demais segmentos.
Se não é possível diferenciar a oferta da empresa (produtos e serviços), o conteúdo da comunicação (propaganda, promoção, venda pessoal), os canais de comunicação (mídia) e o acesso aos produtos e serviços (canais) não há razão para segmentar.

Vantagens de segmentar os mercados:
• Domínio de tecnologia capaz de produzir bens preferidos por certas classes de compradores;
• Maior proximidade com o consumidor final
• Possibilidade de preços competitivos
• Pontos de venda adequados
• Propaganda direta aos segmentos visados
• Melhores condições para localizar e avaliar as oportunidades de marketing
• Melhor avaliação da concorrência
• Diminuição dos riscos

Separar os consumidores em grupos de tal forma que a necessidade genérica a ser atendida tenha características específicas, que sejam semelhantes para os que pertencem ao mesmo grupo e diferentes dos demais grupos.

  • Determinação do mercado.
  • Determinação das condições necessárias.
  • Definição de critérios e métodos.
  • Avaliação estratégica.

– Os consumidores modernos diferenciam-se muito em suas características.
– Adoção de diversos tipos de variáveis
– A estratégia de segmentação consiste na escolha, entre aqueles segmentos identificados no mercado, daqueles que a empresa deseja e pode servir melhor do que os concorrentes, traçando as estratégias que lhe permitirão levar sua oferta aos consumidores que formam os segmentos escolhidos.



 

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