Meios de hospedagem

Classificação dos hotéis:

Pela forma de propriedade e administração dos hotéis:

As formas de propriedade e de administração de hotéis, citadas por Hayes et al. (2005), são:

– Hotel individual, sem associação com nenhuma marca: Esse tipo constitui uma pequena parcela do mercado da indústria hoteleira.

O hotel pode fazer parte de uma rede formada por estabelecimentos operados com seus próprios recursos, nome e administração; ou pode ser uma

franquia, ou seja, o investidor obtém uma licença para operar um hotel, utilizando o nome comercial e os procedimentos de operação padroniza- dos da rede hoteleira. Um grupo de hotéis com a mesma marca constitui uma rede hoteleira.

  • Organização hoteleira: é uma empresa contratada para operar um ou mais hotéis, mediante o pagamento de uma determinada quantia.Algumas principais cadeias hoteleiras internacionais:
    • Holiday Inn Worldwide (EUA), marca Holiday Inn, Crowne Plaza.

    • Accor (França), com as marcas Sofitel, Novotel, Ibis, Mercure, Formule 1,Etap.

    • HFS Inc (EUA), com as marcas Days Inn, Ramada, Howard Jhnoson Internacional, Super 8, Knights Inn.

    • Itt Sheraton Corporation (EUA), com as marcas Sheraton, The Luxury Collection, Four Points.

    • Marriot Interncional (EUA), com as marcas Marriot, Fairfield, Renais- sance.

    • Choice Hotels Internacional (EUA), Confort Inn, Sleep Inn, Roadway Inn, Quality Inn, Clarion hotels.

    • Hilton Hotels Corporation (EUA), com as marcas Hilton, nos EUA, e Conrad, fora dos EUA.

    • Grupo Sol Meliá (Espanha), com as marcas Sol, Meliá, Paradisus e Tryp.
    • Hyatt (EUA), com as marcas Hyatt, Hyatt Regency, Plaza Hyatt.

    • Club Méditerranée (França), presente em dezenas de países.

    Pelo Tamanho

    De acordo com o número de apartamentos, ou seja, o tamanho, os hotéis podem ser classificados em pequenos, médios e grandes. O número de apartamentos de um hotel deve se encaixar em cada uma das categorias, que varia de país para país. O número de funcionários e de cargos especializados de um hotel depende do número de apartamentos, correspondendo ao tamanho do hotel.

    Hayes et al. (2005) fazem a distinção em hotéis de pequeno porte (com menos de 75 apartamentos), de grande porte (com cerca de 350 apartamentos) e mega-hotéis (com três mil apartamentos).

    Organograma de um hotel de médio porte.

    É comum que hotéis pequenos sejam administrados por seus próprios donos, e a contabilidade seja fora da empresa.

    Organograma de um Hotel de grande porte.

    Pela modalidade comercial

    • De negócios ou urbano.
    • De férias ou resort.
    • Residenciais.
    • Apart-hotel.
    • SPA.




 

Acessar Minha Conta

APP GYN Cursos Programa de recompensas GYN Cursos

gyncursos.com.br © Desenvolvido por GYN SITES