- Todos os Cursos Online Grátis e com Certificado
- Cursos de Administração25
- Cursos de Vendas e Comunicação10
- Cursos de Contabilidade e Finanças4
- Cursos de Direito16
- Cursos de Educação13
- Cursos de Gastronomia e Confeitaria16
- Cursos de Idiomas6
- Cursos de Informática e Fotografia10
- Cursos de Moda e Beleza8
- Cursos de Música4
- Cursos de Programação e WebDesign21
- Cursos de Recursos Humanos7
- Cursos de Religião1
- Cursos de Saúde e Bem Estar20
- Cursos de Segurança no Trabalho3
- Cursos de Marketing12
- Cursos de Turismo e Hotelaria5
- Cursos para Concursos Públicos14
- Cursos de Edição de Vídeo3
- Cursos de Economia e Investimentos5
- Cursos de Design Gráfico5
- Cursos de Psicologia7
- Cursos de Gestão de Pessoas9
- Cursos de Mágica1
- Cursos de Desenho4
- Cursos de Defesa Pessoal1
- Cursos de Desenvolvimento Pessoal e Profissional25
- Cursos de Artes e Trabalhos Manuais2
- Cursos em Construção Civil15
- Cursos de Som e Edição de Áudio2
- Cursos de Confecção e Estamparia5
- Cursos de Tecnologia e Eletrônica18
- Cursos de Engenharia de Produção8
- Cursos de Física6
- Cursos de Matemática5
- Cursos de Química4
- Cursos de Farmácia1
- Cursos de Medicina3
- Cursos de Fisioterapia1
- Cursos de Enfermagem2
- Cursos de História1
- Cursos de Geografia1
- Cursos de Biologia12
- Cursos de Energia7
- Outros1
- Mecânica5
- Cursos de Filosofia1
- Cursos de Português1
- Cursos de Engenharia de Computação7
- Saúde Animal1
Existem dois tipos de medição de luz:
Luz incidente : É o que se mede a luz que incide sobre a área de interesse. Ela é medida com um fotômetro externo. Este tipo de medida é o melhor de todos, porque ela mede luz sobre a área de interesse, desde que seja alcançada. Ele é usado principalmente em filmes, televisão, retratos e fotografia de moda.
Luz refletida: É o que se mede a luz que reflete sobre a área de interesse. Ela é medida com um fotômetro interno. Ele é muito confortável, porque ele é integrado na câmera e nos permite mais flexibilidade na hora de fotografar, utilizado para medir a luz em objetos que não podem se alcançar. Este tipo tem um problema, se muita luz é refletida a câmera pode não medir corretamente, por isso que é projetado vários tipos diferentes de medição da luz refletida.
Sistema TTL
Para medir a luz refletida câmeras DSLR atuais têm um sistema de medição chamada TTL (Through The Lens). Como o nome sugere, este sistema utiliza a luz que passa através da lente para a medição da luz refletida. É constituída por um sensor que é capaz de medir a luz a partir de partes diferentes da cena. Para isso, divide-se em enquadramento por zonas (tipicamente 16, 21, 35, 63, dependendo do modelo) e de acordo com o modo de medição aplica-se algumas percentagens ou outras para cada zona.
Exemplo vários sensores TTL de medição de luz.
Medição Avaliativo
Este método mede a luz em torno da armação. Portanto, todas as zonas têm uma percentagem do cálculo final da exposição. Útil nas fotos que têm uma gama de brilho semelhante em toda a cena. Eles usam os modos automáticos para todas as câmeras e é o mais comum.
Medição Parcial
Este método mede apenas uma parte da armação. Portanto, as áreas mais próximas ao centro têm maior percentagem do cálculo final da exposição. É útil para fotos pessoais ou situações em que temos um objeto claro que ocupa a maior parte do quadro.
Medição Central e pontual.
Este método fecha ainda mais a medição sobre a moldura. Portanto, as áreas centrais que têm maior percentual do cálculo final da exposição. Dependendo do modelo da câmara estará disponível medição pontual real, medindo cerca de 1-2% de toda a cena no centro da imagem, ou de uma zona central, medindo cerca de 8-9% de toda a cena no centro da imagem. É ideal para fotos pessoais, e fazer contra-luzes e especialmente útil para medir um objeto com uma luminosidade diferente do restante da cena.
Dependendo do modelo da câmera que você vai usar já terá o botão de medição pontual ou você terá que configurar isto em sua câmera.
Exemplos 3
Nestas três fotos abaixo vemos por que usamos um ou outro método de medição.
Na primeira foto eu usei a medição avaliativa, porque a luz alcança toda a cena por igual. Sem grandes contrastes mesmo com pontos mais claros do que outras áreas.
Na segunda foto eu usei a medição parcial, porque o que eu estava interessado era medir bem o sujeito que ocupava uma boa parte da cena. No entanto, o fundo era preto, e com isso foi fácil de superexpor o tiro se tivesse usado o modo avaliativa, porque quanto mais preto a câmera teria tentado expô-lo, clareando a foto.
Na terceira foto eu usei a medição pontual, porque estava muito escuro. O que importava era que a pele da modelo ficasse bem iluminada (e não escura ou queimada). Por isso eu fiz a medição no rosto dela.