Auditoria e Avaliação de RH

Auditoria e Avaliação de RH



Auditoria refere-se a um método abrangente de avaliação objetiva e sistemática das práticas atuais, documentação e políticas de procedimentos prevalecentes no sistema de RH da empresa.

Uma auditoria de RH eficaz ajuda a reconhecer a necessidade de melhoria e aprimoramento da função de RH.

Também orienta a empresa na manutenção da conformidade com regras e regulamentações em constante mudança.

A auditoria de RH, portanto, ajuda a analisar a lacuna entre “qual é a função de RH atual” e “qual deve ser ou poderia ser a melhor função de RH possível” em uma empresa.

Embora a auditoria de RH não seja obrigatória como auditoria financeira, as empresas atualmente optam por auditorias regulares de RH para verificar o sistema de RH existente, de acordo com as políticas, estratégias, metas e objetivos da empresa e com as necessidades legais.

Todo o processo de auditoria de RH é amplamente segmentado nas seguintes fases:

  • Informações pré-auditoria– A fase de informações pré-auditoria envolve uma revisão das políticas da empresa, manuais de RH, manuais de funcionários, relatórios, etc., que servem de base para o trabalho na empresa.
  • Revisãoin loco – A próxima fase da revisão in loco envolve questionários, entrevistas, observações, discussões informais, pesquisas ou uma combinação de tais métodos para obter as contribuições necessárias dos membros da empresa.
  • Revisão de registros– A fase de revisão de registros precisa de uma análise detalhada dos registros atuais de RH, arquivos dos funcionários, absenteísmo de funcionários e estatísticas de rotatividade, avisos, pedidos de indenização, avaliações de desempenho, etc.
  • Relatório de auditoria– Com base nessa análise, o relatório final de auditoria é compilado com conclusões, resumo e recomendações apropriadas, destacando os pontos fortes e fracos da função de RH, juntamente com os desenvolvimentos necessários, conforme necessário.

As três primeiras fases incluem uma ampla coleção de informações quantitativas e qualitativas.

O método de coleta de informações baseia-se no tamanho do público-alvo, na disponibilidade de tempo e no tipo de dados a serem coletados.

A auditoria de RH contribui, assim, para a melhor aplicação possível dos recursos internos e maximiza a eficácia do capital humano na empresa.

Ao mesmo tempo, é útil na simplificação dos processos de RH e exercícios com as melhores práticas e padrões da empresa.




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