Trabalhando em Hotel

Administração é o processo de gerir, reger os negócios. O administrador hoteleiro tem como função planejar, organizar e controlar os recursos necessários, desde os financeiros, os humanos até as máquinas e os equipamentos, buscando o máximo de resultados com o mínimo de esforço.

Para atingir os objetivos da empresa, a administração de um empreendimento hoteleiro começa pelo planejamento das ações, organização dos processos e controle dos funcionários envolvidos.

Em função do grande crescimento da indústria turística, o segmento hoteleiro está vivendo um período de grande expansão, no Brasil e no mundo.

Gráfico 2 – Variação de desempenho da Hotelaria Brasileira.

Com a grande concorrência, t a n t o a modificação dos hábitos dos clientes q u a n t o a globalização são desafios que devem ser enfrentados pelos estabelecimentos de hospedagem e pelos profissionais que os administram. Para acompanhar esse crescimento, o administrador deve sempre buscar informações para o planejamento e a definição dos objetivos da empresa.

Vivemos na era da informação, que está acessível o tempo todo, em tempo real. A informação é a base para a inovação dos serviços e produtos de uma empresa, sendo essencial para a sua sobrevivência e sucesso.

Todas as organizações precisam de uma estrutura formal para alcançar suas metas e objetivos. O Organograma é uma ferramenta para mostrar essa organização. Ele mostra a relação entre as posições dentro da organização, possibilitando uma compreensão de como cada posição se situa dentro dela, além de mostrar as responsabilidades e a linha de autoridade a serem seguidas.

Figura 6: Organograma de um grande hotel com seus setores.

Existem hotéis de grande porte que possuem vários gerentes. No caso da Figura 6, existem três gerentes, ou seja, geral, de operações e de RH. E cada um tem a responsabilidade sobre seu departamento, entretanto, para todos os efeitos, ao final, o gerente geral é o de maior responsabilidade, porque, quando um turista tem problemas, é com ele que deve tratar.

O Gerente Geral é o administrador do hotel, que coordena o trabalho de todos os outros gerentes, tendo como função garantir que todos os departamentos funcionem perfeitamente e gerem receitas. (SENA, LAIR- SON, 2008, p. 52).

O Gerente de Operações chefia a governança, a recepção e também o gerente de alimentos e bebidas, que cuidam de todos os serviços apresentados aos hóspedes. Esses gerentes são os mais importantes para que o turista se sinta bem, confortável e seguro. E os setores sob sua responsabilidade podem ser chamados de Área Habitacional.

Normalmente, em um hotel de pequeno porte, tem-se um único gerente que comanda todo o hotel.



 

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