Arquivo de Imagem Raw


RAW é um formato usado por câmeras DSLR para armazenar fotos. É um formato JPG diferente.

Para entender as diferenças entre RAW e JPG eu vou explicar como é o processo de uma fotografia digital mais ou menos detalhado em ambos os formatos. E custa-nos muito menos entender exatamente o que este formato RAW, bem como as suas vantagens e desvantagens.

Em JPG são realizados os seguintes passos :

imagem

  1. O fotógrafo ajusta as configurações da câmera, compõe a cena e clica.
  2. O sensor da câmera captura a imagem que o fotógrafo compôs, converte-o para o formato digital e envia a imagem para o processador de imagem.
  3. O processador de imagem usa os parâmetros configurados na câmara e aplica-se à foto (ajuste de branco, sub / superexposição, contraste, nitidez, etc …). Em seguida, converte a imagem em um arquivo JPG compactado, com a consequente perda de qualidade.
  4. O arquivo JPG é armazenado no cartão de memória.

Em RAW são realizados os seguintes passos :

imagem

  1. O fotógrafo ajusta as configurações da câmera, compõe a cena e clica.
  2. O sensor da câmera captura a imagem que o fotógrafo compôs, converte-o para o formato digital e envia a imagem para o processador de imagem..
  3. O processador de imagem armazena em um único arquivo RAW por um lado como enviado pelo sensor e por o outro lado um resumo dos parâmetros como configurado na câmera naquele momento. O arquivo RAW é comprimido, mas o nível de compressão é muito menor do que JPG porque é feito sem perda de qualidade.
  4. O arquivo RAW é armazenado no cartão de memória.
  5. Em um computador com um programa de processamento RAWs é acessada a imagem de arquivo RAW que capturou o sensor e são aplicados por software as mesmas configurações para a câmera no momento do clique (que, como se disse, também foi mantido no RAW). No entanto, o processador RAWs nos permite modificar qualquer um desses parâmetros e agir como o processador da câmera ao processar a imagem. Uma vez definido pode ser convertido para outro formato de qualquer imagem (JPG ou outro).

Onde está a chave?

No formato JPG os ajustes da câmera são aplicadas à imagem imediatamente após o clique. Ele é convertido em JPG e comprimido. Esta qualidade de compressão de imagem sofre uma perda é irreversível.

No entanto a imagem no modo RAW fica exatamente como a deixa o sensor, salvando-a sem aplicar qualquer ajuste. Então como nós dissemos, posteriormente utilizaremos um software de edição de RAWs para fazer as devidas modificações.

Que ajustes podem ser feitos mais tarde com um processador de arquivo RAW?

Claro que existem configurações da câmera que não podem ser alterados, como a abertura do diafragma, o tempo de exposição ou sensibilidade. Os parâmetros que podem ser alterados nos arquivos RAW são, entre outros:

    • Nível de exposição.
    • Ajuste de branco (temperatura de cor).
    • Estilos de fotos (retrato, paisagem, preto e branco …)
    • Contraste
    • Tom
    • Saturação de cor
    • Nitidez

Embora muitos desses parâmetros também pode ser modificados com editores de imagens como o Photoshop, tenha em mente que se ajusta diretamente no RAW, não ser este comprimido e ter muito mais qualidadeimagem, vamos obter melhores resultados e ter menos perda de qualidade.

Exemplo do programa Canon Photo Professional

Considerações

Cada marca tem seu próprio formato RAW, uma vez que a informação que é guardada depende diretamente do modelo da câmera e suas características.

Existem vários programas para processamento no mercado. Cada marca tem sua própria, que muitas vezes acompanha a câmara quando a compramos. Por exemplo Canon é a Canon Photo Professional, Nikon é a Nikon Aperture. Photoshop tem o módulo Camera Raw e Adobe tem o Lightroom.

Muitos modelos de câmeras permitem salvar fotos em ambos os formatos em um único clique (RAW + JPG), gerando assim dois arquivos, um em cada formato. Isso faz com que se ocupe muito mais memória e torna a câmera mais demorada para salvá-los, mas pode ser muito útil em situações específicas.

Fotografo em JPG ou RAW?

Nesta questão, como em quase tudo na fotografia, não existe uma fórmula mágica e mais uma vez depende de cada um. Vai depender muito da utilização que lhe dará a foto e rapidez que se requere. Os fotógrafos profissionais de futebol, por exemplo, muitas vezes fotografar em JPG pela necessidade de obter as fotos imediatamente para enviar para a redação. No entanto, nos estúdios fotográficos onde habitualmente se tem tempo para processar as imagens é o formato RAW o normalmente mais usado.

Em um uso mais doméstico, usar o formato RAW pode ser limitado em determinadas situações. Por exemplo, se vamos visitar nossos familiares mais distantes e tirar fotos da família você certamente vai  copiá-los para o seu computador no final da viagem. Pois é melhor usar o formato JPG ou RAW + JPG.

Quando você for tirar fotos deve considerar o que é melhor e ajustar a câmera em conformidade com sua necessidade.

Em qualquer caso, eu encorajo a todos a experimentar o formato RAW para entender a flexibilidade e qualidade que dá este formato.

Benefícios do formato RAW

    • Flexibilidade. Permite atrasar a tomada de decisões das configurações da câmera (ajuste de balanço de branco, exposição, cor / preto e branco, etc.)
    • A imagem é guardada com maior gama dinâmica e maior qualidade.
    • A imagem compactada é salva sem perda de qualidade.

      Inconvenientes do formato RAW

    • Ocupa muito mais espaço na memória por conter mais informações e compactar a imagem sem perda de qualidade.
    • A câmera leva mais tempo para salvar as fotos no cartão de memória, porque eles são arquivos maiores.
    • Exige um processamento posterior em um computador.
    • Retarda o trabalho em fotografia, onde é necessária rapidez, como fotojornalismo.


 

Acessar Minha Conta

APP GYN Cursos Programa de recompensas GYN Cursos

gyncursos.com.br © Desenvolvido por GYN SITES