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Rede social é um termo amplo. Dentro desta ampla definição de sites sociais, podemos distinguir redes sociais que são muito diferentes uns dos outros e, portanto, a maneira como as empresas comercializam neles também é bem diferente. A SMM tem duas lojas online, sendo um delas em sites de redes sociais e uma segunda em APP de smartphone.
O número de sites de redes sociais na internet hoje é surpreendente. De vários que existiram cerca de 10 anos atrás, centenas surgiram para atrair telespectadores pertencentes a diferentes estilos de vida, com interesses particulares. Antes de comerciantes de redes sociais atingir os esforços de marketing em fóruns online, eles precisam estar plenamente conscientes das várias plataformas que existem nesta categoria.
Alguns dos mais famosos são:
Facebook
O Facebook é uma das redes sociais mais antigas e populares. A plataforma tem uma sensação muito casual e otimista, onde os usuários interagem, procuram produtos e serviços e recomendam o mesmo à lista de amigos e familiares que eles adicionaram.
O marketing no Facebook provou ser bastante eficaz. Ao longo dos anos, muitas empresas surgiram unicamente porque fizeram uma página no Facebook e começaram a comercializar seus produtos e serviços. Portanto, a SMM no Facebook levou ao crescimento de seus negócios online que se tornaram muito bem sucedidos mesmo sem a presença de uma loja física.
Em uma página no Facebook específica, uma empresa pode usar diferentes técnicas para otimizar a página, a fim de satisfazer os visitantes e criar uma boa quantidade de seguidores. O Facebook também oferece um serviço de publicidade paga para empresas, lhes permitem escolher a imagem e o texto que vai no anúncio. Usando a estratégia pay-per-click, onde é cobrado sempre que o anúncio é clicado.
Twitter
Esta plataforma de rede social te ajuda a ganhar uma base sólida de seguidores. O Twitter é um site social que permite que os usuários postem ou “tweetem” pequenas atualizações relacionadas aos lançamentos de novos produtos, vendas e eventos futuros ou simplesmente desejam um bom dia aos seguidores apenas para puxar um fio de conversa. A opção “re-tweet” é a desculpa perfeita para compartilhar uma revisão positiva de um cliente.
Todo o propósito por trás do marketing de redes sociais com o Twitter é iniciar um diálogo com seus seguidores. Como muitas empresas se tornam alienadas de seu mercado, o Twitter está presente para contrariar isso. Quanto mais você se comunicar, melhor você se conectará com o mercado. Além disso, o Twitter ajuda você a fornecer respostas rápidas, o que pode ajudá-lo a melhorar seu suporte ao cliente. Como o Facebook, o Twitter também permite que as empresas anunciem através da sua plataforma de rede social.
Google+
Um forte concorrente no mercado de redes sociais, o Google+ foi personalizado para que te forneça muitos novos recursos para o Marketing de Rede Social que outros sites não fazem. A possibilidade de integrar vários serviços do Google, como o Google Maps, é perfeita para integrá-los na promoção do seu negócio. O Google+ também possui uma abordagem divertida e casual para compartilhar fotos, vídeos e links. O site também possui um recurso chamado círculos do Google+ que permite que as empresas segmentem todo o seu mercado em vários grupos.
O Marketing de Rede Social pode então ser direcionado para cada grupo separadamente. Por exemplo, se você quiser oferecer descontos apenas para alguns seguidores selecionados, que fizeram a maior parte das compras, os círculos do Google+ serão úteis para você. Da mesma forma, as comunidades do Google+ permitem que grupos de pessoas se comuniquem e interagem através de uma única comunidade voltada para o interesse particular.
O Hangout é outra característica versátil desse site. Com o Hangout, uma empresa pode hospedar videoconferências e tutoriais online para manter os usuários interessados, para apresentar ou promover um novo produto ou serviço, para anunciar eventos, etc.
LinkedIn
O LinkedIn é um site social para profissionais ou autônomos que deseja interagir com outros empresários de várias indústrias. Este fórum é perfeito para iniciar uma conversa com pessoas da mesma indústria e publicar artigos ricos em conteúdo que serão entendidos por pessoas de mentalidade semelhante. Existem muitos recursos, como grupos de LinkedIn, que o ajudam a segmentar o mercado-alvo e atraí-los com conteúdo diferente, e o perfil do LinkedIn, onde os clientes podem dar testemunhos e, de fato, recomendar o seu negócio a outros.
Youtube
O YouTube não precisa de introdução. Sendo o canal número um para comunicação de vídeo, as empresas aproveitaram os vários recursos audiovisuais do YouTube para criar vídeos ricos em conteúdo e direcioná-los a clientes e fãs. Os vídeos do YouTube também podem ser publicados no Facebook, em sites, blogs e no Twitter para potencializar o efeito do Marketing de Rede Social.