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As organizações necessitam de colaboradores motivados, desenvolvedores de suas tarefas e comprometidos com os objetivos da organização.
Para Maximiano (2000, p.297), diz que: Motivação abrange as causas ou motivos que produzem determinado comportamento, seja ele qual for.
No campo da administração, pessoa motivada usualmente significa alguém que demonstra alto grau de disposição para realizar uma tarefa ou atividade de qualquer natureza.
A motivação harmoniza os indivíduos para desenvolverem bem suas atividades, em busca de resultados positivos para as empresas, porém, as organizações precisam satisfazer as necessidades dos colaboradores, não somente por meio de prêmios, mas, principalmente pelo reconhecimento profissional, visando motivá-los para que executem com eficiência as atividades nas organizações.
O funcionário que não é reconhecido pelo seu desempenho na empresa, trabalha sem ânimo, ou seja, motivar e elogiar são formas de deixar o funcionário satisfeito, desenvolvendo um trabalho com mais qualidade. Os funcionários satisfeitos trabalham melhor o que é refletido no atendimento ao cliente.
Segundo Santos (1995, p. 13) “ A partir do instante em que a empresa mostrar mais interesse pelos funcionários, certamente eles mostrarão mais interesse pelos clientes”.
Um colaborador motivado trabalha mais e melhor, busca aprimorar o desempenho e a qualidade do seu trabalho, ocasionando vantagens para a empresa no exercício de suas funções, ou seja, o funcionário terá satisfação em atender bem o cliente, visando atingir as expectativas e desejos dos mesmos.
De acordo com Freemantle (1994, p.103): Os clientes muitas vezes são maltratados por funcionários que não estão satisfeitos com a empresa e com seus chefes. Seu descontentamento é demostrado através de atitudes de desinteresse e frase do tipo ‘não me aborreça’.
Se a empresa não se preocupa comigo, por que é que eu devo me preocupar com ela (e seus clientes)?’
No entanto se os funcionários se sentirem valorizados têm maior interesse e preocupação em atender bem o cliente. Santos (1995, p. 67) ressalta ainda que é de suma importância envolver os funcionários e tratá-los como “gente”.
Dessa forma quando os funcionários são bem tratados, existem grandes chances de eles tratarem bem os clientes.