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Como mencionado na aula anterior, o Search Engine Marketing (SEM) é um tipo de marketing na internet que promove sites aumentando sua visibilidade no resultado da pesquisa dos motores de busca (Google, Yahoo, etc.). O Search Engine Marketing tem duas categorias:
Publicidade paga
Este tipo de marketing em sites de busca usa Links Patrocinados(pagos) que geralmente aparecem antes dos primeiros resultados das buscas realizadas para atrair os visitantes. Os métodos de marketing pagos (como o método pay-per-click) fornecem resultados rápidos. No entanto, eles são caros e é preciso sempre dar uma olhada no orçamento antes de escolher este método.
Otimização de mecanismo de pesquisa
A otimização de mecanismo de busca (SEO) usa o chamado alcance orgânico para que o site ou qualquer conteúdo do cliente seja ajustado e reescrito para aumentar a visibilidade desse conteúdo nos resultados da pesquisa nos sites de busca.
Como dissemos, os resultados de publicidade pagos são exibidos na parte superior do SERP, acima dos resultados da pesquisa orgânica. Os resultados pagos também podem ser exibidos ao lado e na parte inferior da SERP.
O funcionamento do marketing na internet pode ser resumido em quatro categorias através das quais os sites são otimizados:
Análise de palavras-chave relevantes para sites de busca
Este passo é categorizado em três etapas. Primeiro, você precisa ter certeza de que o site pode ser indexado nos motores de busca de acordo com a ordem correta. O próximo passo é encontrar as palavras-chave mais relevantes e que podem resumir o conteúdo do seu site em apenas uma única palavra ou uma frase. Finalmente, use essas palavras-chave no site de forma que ela apareça no alto do resultado da pesquisa e que possa atrair uma quantidade maior de tráfego de usuários da internet.
O progresso sobre os resultados das buscas e análise de palavras-chave é conhecido como o impacto da percepção da pesquisa. Isso descreve o impacto conhecido de um resultado de busca, de qualquer marca, na percepção do consumidor. Isso inclui indexação do site, meta tags, títulos, descrição e as palavras-chave. Uma vez que a pesquisa online sobre algo é o primeiro passo para se tornar um cliente, o impacto da percepção da busca exibe a impressão de uma marca para cada pessoa.
Popularidade do site e saturação
Também conhecido como a quantidade de visibilidade do site nos motores de busca, a saturação do site pode ser determinada pelo número de páginas disponíveis do site nos mecanismos de pesquisa e no número de backlinks que o site possui. Neste método, é um requisito de que uma palavra-chave esteja presente nas páginas, as quais as pessoas podem procurar, pois isso garantiria uma classificação elevada no resultado da pesquisa. Muitos dos motores de busca usam a popularidade do link para classificar os diferentes resultados.
Ferramentas de back-end
Essas ferramentas fornecem dados sobre os visitantes do site e mede o sucesso desse site. Os validadores HTML e as ferramentas analíticas da web são as ferramentas comuns usadas nesta etapa. Essas ferramentas podem ser tão simples como contar o tráfego que está chegando em um site, para ferramentas que lidam com arquivos de log e com ferramentas complexas baseadas na marcação de páginas. Essas ferramentas back-end também fornecem informações relacionadas às conversões. Muitas vezes, as grandes empresas combinam o uso de vários tipos de ferramentas, de modo que possam usar ferramentas que analisem arquivos de log, ferramentas de pesquisa baseadas em tags e ferramentas baseadas em transição.
Os validadores verificam se há partes invisíveis dos sites, destacam os possíveis problemas de uso e então garantem que o site atenda aos requisitos do W3C. É uma boa idéia usar mais de um simulador de aranha ou um validador HTML para esses propósitos, pois cada um desses relatórios destaca e testa diferentes áreas do site.
Ferramenta Whois
Esta ferramenta desempenha um papel importante no fornecimento de informações valiosas sobre os problemas de direitos autorais e os problemas de marca registrada do site.