Leitura rítmica


A leitura rítmica é muito importante para entendermos o posicionamento de cada nota e a sua duração, neste momento a atenção deve ser redobrada, pois usaremos muitas pausas e a contagem do tempo deve ser feita de forma lenta aumentando a intensidade aos poucos.

1º – Primeiramente, vamos praticar cantando uma nota por vez em voz alta e marcando os tempos do compasso (1, 2, 3, 4) com palmas. O nome dado a este exercício solfejo rítmico

image

Fig.35 – Leitura rítmica

A pausa também é música, portanto respeite as pausas, marcando o tempo correto de duração de cada nota.

2º – Assimilado o primeiro exercício, vamos para o exercício dois, primeiramente execute novamente em voz alta, marcando o tempo com as palmas os exercícios abaixo, depois comece a tocar na caixa ou outro objeto de estudo, as notas respeitando as pausas e marcando o tempo em alta voz, para não se perder, realize o toque das baquetas de forma alternada, direita e esquerda. Realizado isso permaneça marcando os tempos na caixa, mas agora execute isto tocando o chimbal com o pé, fazendo com que o chimbal marque o tempo, repita isto várias vezes, começando mais lento e aumentando gradativamente conforme você sentir que está confortável, lembre-se da cadencia e também da pressão e precisão dos golpes.

image

Fig.36 – Exercício de leitura rítmica semínima e pausa equivalente.

image
Fig.37 – Relação semínima e colcheias

A Bateria como qualquer outro instrumento necessita de dedicação e empenho, quanto mais treino mais você irá desenvolver, a paciência é extremamente necessária, principalmente por se tratar de um instrumento que trabalha muito a coordenação motora.
Vamos começar a trabalhar com as colcheias, se em um compasso de 4/4 a semínima é equivalente a 1 tempo 1ª colcheia ira valer ½ tempo de uma semínima, ou seja, 2 colcheias equivalem a 1 semínima, veja no quadro abaixo.

Vamos ao exercício:

Abaixo, temos uma série de exercícios com em semínimas e colcheias, lembre-se de respeitar as pausas e as figuras rítmicas.

image

Fig.38 – Exercício de leitura rítmica semínimas e colcheias


 

Acessar Minha Conta

APP GYN Cursos Programa de recompensas GYN Cursos

gyncursos.com.br © Desenvolvido por GYN SITES