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Gestão do Desempenho
A gestão do desempenho dos funcionários é um dos elementos-chave para o sucesso organizacional no atual contexto das empresas.
Como sabemos, todas as empresas estão ocupadas tentando se adaptar a uma visão centrada em recursos.
Como já mencionamos, as empresas do setor de serviços que trabalham mais próximos das pessoas, precisam considerar que o desempenho dos seus funcionários é gerenciado de maneira holística pelos clientes.
Gestão de desempenho eficaz e avaliação
Vamos dar uma olhada na eficácia da gestão de desempenho e avaliação baseado nos seguintes pontos:
Falando sobre o desempenho dos funcionários, precisamos lembrar que é um processo de mão dupla que liga o gerente e o funcionário ao gerente de RH, que desempenha o papel de mediador.
Por exemplo, qualquer conversa sobre o desempenho do funcionário deve incluir o gerente, o empregado e o gerente de RH.
Assim, é imperativo que ambas as partes desta transação entendam suas responsabilidades e trabalhem juntas para garantir que o processo seja suavizado.
O gerente tem o dever de garantir que sua administração dos funcionários esteja isenta de preconceitos.
Em empresas e setores em que os funcionários se sentem discriminados, isso leva desgastes, à redução do moral dos funcionários e, em casos extremos, a ações judiciais contra a empresa.
Assim, o gerente tem que manter o diálogo sempre que necessário com sua equipe para ajudá-los e resolver qualquer problema que possa aparecer, e não ficar lembrando-os das políticas da empresa e questionando-os sobre os seus desempenhos.
No decorrer do trabalho em equipe, há instâncias em que a conversa entre o gerente e a equipe deve ocorrer.
Cabe ao gerente certificar-se de que tais casos não se transformem em um efeito corrosivo que ameace a própria existência da equipe e que degrada o desempenho da equipe como um todo.
Assim como o gerente tem a responsabilidade de gerenciar a equipe de maneira eficaz, os funcionários também têm responsabilidades correspondentes.
Absenteísmo, fugir do trabalho, atitudes indiferentes em relação ao trabalho são algumas das coisas que o empregado deve evitar.
É melhor para o funcionário saber que, uma vez sendo conhecido que teve um problema de atitude, será difícil para o funcionário romper a percepção e atuar de forma eficaz.
Isso não significa que o funcionário tenha que aceitar tudo agora em silêncio porque errou.
O que se deve fazer aqui é que o funcionário deve usar os canais disponíveis para corrigir seu problema, em vez de ficar aborrecido no trabalho.
Embora o papel do gerente de RH e da organização pareça ser relativamente pequeno, é um fato que os objetivos e a cultura organizacionais desempenham um papel muito importante na garantia de que o desempenho do funcionário é gerenciado para o benefício da organização.
Vimos a importância de gerenciar o desempenho dos funcionários para o progresso da organização.
Aqui deve-se notar que há chances reais de que a centralidade leve à degradação do progresso, se não for devidamente verificada.
Se as organizações quiserem minimizar o atrito e aumentar a moral dos funcionários, a primeira coisa que podem fazer é garantir que o sistema de gerenciamento de desempenho dos funcionários seja simplificado.
O processo de avaliação de desempenho, simplesmente, é a época do ano em que os funcionários são examinados sobre seu desempenho durante os últimos seis meses ou um ano, dependendo do prazo definido para o mesmo.
O processo de avaliação de desempenho é conduzido entre o empregado e seu gerente em um primeiro turno, e depois entre o gerente e o seu supervisor, ou gerente geral antes de ir para o terceiro turno.
A terceira rodada inclui as pessoas da direção, bem como o gerente de RH, mas exclui o empregado.
Gerenciar o desempenho dos funcionários dentro de uma estrutura maior de metas organizacionais é fundamental para as organizações que contam as pessoas como seus principais ativos, mas, ainda assim, isso pode ser feito com eficiência, conforme discutido acima.
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