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O clima organizacional também é um dos fatores essenciais nas relações entre os líderes e seus liderados que pode influenciar na qualidade do atendimento ao cliente.
Fidelis e Banov (2007, p. 27) define que: Quando as pessoas percebem que o seu trabalho e reconhecido, tornam-se mais produtivas e engajadas nos objetivos da empresa.
O ambiente da empresa deve prover condições para que esse reconhecimento seja entendido como uma necessidade organizacional, criando um clima favorável para a formulação de estratégicas internas orientadas para o cliente externo, fator crítico do sucesso numa época de grandes desafios pela conquista do consumidor.
Os relacionamentos entre empresas e clientes externos passa a valer na dinâmica de funcionamento interno das organizações, o que é considerado como uma condição para o sucesso.
A satisfação das expectativas das pessoas que integram seus quadros, baseia-se no fato de que para atender bem um cliente, o funcionário tem de poder e querer fazê-lo.
Segundo Maximiano (2000, p.260): O clima é formado pelos sentimentos que as pessoas partilham a respeito da organização e que afetam de maneira positiva ou negativa sua satisfação e motivação para o trabalho.
Sentimentos negativos exercem impacto negativo sobre o desempenho. Sentimentos positivos exercem impacto positivo.
O clima organizacional, é um fator importante na motivação de pessoas, fazendo com que as mesmas se sintam motivadas no cumprimento de suas atividades, ou não, contudo, o administrador deverá utilizar de vários instrumentos para criar um ambiente produtivo e harmonioso, dentre elas, está à ferramenta do saber ouvir, identificar problemas que venham a interferir no andamento do cotidiano. Para Fidelis e Banov (2007, p. 142, 143): O clima organizacional refere-se as relações humanas dentro do trabalho, que contribuem para a insatisfação ou insatisfação com o trabalho (…).
Estar atento ao clima organizacional é buscar alternativas para que a insatisfação não ocorra e a produtividade continue.
Contudo, fica claro que em um clima favorável, as pessoas tendem a se sentirem valorizadas e estimuladas a cumprirem suas tarefas, trabalhem mais satisfeitas refletindo diretamente na qualidade do atendimento prestados pelos colaboradores.