Viradas III (Semicocheias)


Vamos aprender algumas viradas em semicolcheias, vamos utilizar algumas batidas já estudadas para compreendermos melhor as viradas e suas aplicações. Para executarmos as viradas dos exercícios a seguir é necessário relembrar algumas batidas. Todas as batidas realizadas nesta apostila estarão de acordo com o exercício de virada que será realizado agora, caso tenha dúvidas retorne as aulas anteriores, reestude, execute pausadamente até que o aprendizado seja completo, depois retorne ao exercício de viradas.

Nestes exercícios vamos executar três vezes a batida, repare no pentagrama os sinais de repetição, e na quarta vez executaremos um compasso de virada.

image

Fig.80 – Exemplo de aplicação de Batida e Virada

Como visto no exemplo acima, as viradas são feitas em semicolcheias, portanto, quatro toques para completar um tempo cheio, lembre-se que o compasso é quartenário.

Ao executar os exercícios, faça os toques de cada nota realizando o revezamento entre as mãos (direita, esquerda, direita, esquerda) e comece executando de forma lenta e aumente o andamento gradativamente, não tenha pressa.

Quando concluir o exercício, use as batidas aprendidas durante a apostila para criar as suas viradas, sempre que possível pratique a escrita musical, escrevendo as suas batidas e as suas viradas.

image

Fig.81 – Exercício de aplicação de virada em semicolcheias com batidas


 
gyncursos.com.br © Desenvolvido por GYN SITES