Treinamento para Atendimento ao Cliente



Para Fidelis e Banov (2007, p. 86) “Treinar significa qualificar, suprir carências profissionais, preparar a pessoa para desempenhar tarefas especificas do cargo que ocupa (…). Conclui-se que treinamento é um processo que visa capacitar, reciclar e suprir carências profissionais.

O treinamento é um processo que permite desenvolver as pessoas para, cada vez mais, se aprimorar na área que atua, além de proporcionar capacitação profissional e resultados positivos para as empresas. Neste contexto, o treinamento na área de atendimento, desenvolve as melhores equipes, aumentando as satisfações dos clientes.

Fidelis e Banov (2007 apud CHIAVENATO, 2004, p. 346) ressalta ainda que de acordo com Chiavenato a necessidade de treinamento pode ser observada por meio de alguns indicadores.
Esses indicadores podem ser entre outros, queixas no atendimento ao cliente, devido o funcionário não saber como atendê-lo.

Para a organização melhorar a qualidade do atendimento, é fundamental o treinamento do seu quadro de funcionários, pois, a organização pode estar estruturada para atender aos clientes, porém se não possuir colaboradores capacitados para proporcionar um atendimento de qualidade o sucesso da empresa estará em risco.

Para Santos (1995, p. 81): A empresa que deseja o sucesso precisa criar ambientes para treinamento interno e externo e começar a educar seus funcionários. Se pararmos momentaneamente e pensarmos, chegaremos facilmente à conclusão que empresas bem-sucedidas são aquelas que investem maciçamente em treinamento.

Capacitar a linha de frente, é treinamento estratégico, porque atua diretamente com profissionais que interagem com clientes, ocasionando maior produtividade dos colaboradores e satisfação das pessoas que recebem o atendimento.

Independente da área que a empresa atua, se é pequena, média ou de grande porte, o treinamento da equipe é fundamental para que a imagem da marca não se prejudique e que as propagandas dos consumidores para com outros sejam positivas.

Os funcionários são a alma da empresa e deles depende o sucesso de toda a organização. Deve haver uma preocupação constante com a capacitação, afim de possibilitar ao quadro de pessoal o contínuo desenvolvimento e aprimoramento.

(Oliveira, 2009, p. 06). No ambiente de uma organização, a inovação requer do atendimento habilidade e responsabilidade, tendo em vista, que é necessário capacitar os colaboradores para que estes possam oferecer aos clientes um atendimento de qualidade, alcançando assim um processo de satisfação e fidelização.

Treinar é, acima de tudo, valorizar o funcionário e prepará-lo para também valorizar o cliente.



 
gyncursos.com.br © Desenvolvido por GYN SITES