Técnicas para Desenvolver Criatividade

Técnicas para Desenvolver Criatividade.



A criatividade pode ser aprimorada por meio de muitas técnicas criativas.

De fato, a criatividade pode não apenas ser aprimorada, mas também direcionada e focada em um ramo de estudo ou ofício.

Por exemplo, pessoas em Vendas e Marketing podem utilizar um conjunto diferente de técnicas criativas, em comparação com aqueles que trabalham com Gestão de Qualidade.

Tentativas de aumentar a criatividade na mente das pessoas podem ser colocadas sob duas classificações importantes:

  • Técnicas adequadas para aumentar a criatividade em indivíduos e;
  • Técnicas de aprimoramento da criatividade para um grupo de indivíduos, que atenda às necessidades da força de trabalho.

Melhorar a criatividade para os indivíduos é o ato de aumentar os poderes da intuição e remover os bloqueios mentais, como o medo da crítica e do ridículo.

No nível básico, aumentar a criatividade nos círculos de trabalho não é possível sem primeiro melhorar a formação de equipes.

Isso trará uma mudança na dinâmica de grupo e abrirá o caminho para pensamentos criativos e inovação.

Todas as técnicas de criatividade em grupo podem ser aplicadas a indivíduos com sucesso.

Isso porque a Criatividade é um atributo de uma pessoa individual, porém ela pode ser desenvolvida de forma mais eficiente em um grupo ou uma equipe porque os indivíduos precisam interagir com outros indivíduos para expressar suas ideias criativas e fazer um modelo de trabalho prático baseado nela.

Há muitas ferramentas de auxílio à criatividade baseadas em computador e Smartphone, como modelos de inteligência artificial e sistemas de informação, etc., que podem ser usadas para aumentar a criatividade, explorar alternativas a idéias fixas e estimular a imaginação.

Técnicas Analíticas

Técnicas analíticas envolvem uma abordagem linear de pensamentos, como em uma sequência de passos a se seguir.

Um dos principais exemplos dessa técnica é conhecida como a técnica da “WH Question“, em que o participante é encorajado a levar adiante seu pensamento fazendo-lhe perguntas como “Quem, o que, quando, onde, por que e como).

Essas perguntas são conhecidas por estimular diferentes direções de pensamento e ajudar na organização de todos os pontos desses pensamentos sob um único contexto ou narrativa.

Técnicas Intuitivas

Técnicas Intuitivas são técnicas menos estruturadas, onde o instrutor tem a opção de pular alguns passos e permitir que o participante dê uma resposta completa no final, conforme sua narrativa.

Muitas vezes é comparado com a técnica “Wishful Thinking“.

Pensamento divergente e convergente

Uma terceira classificação de criatividade, além da Abordagem Analítica e da Abordagem Intuitiva, depende do Pensamento Divergente e do Pensamento Convergente.

Pensamento divergente é o processo de encorajar a geração de idéias fluentes, que são então canalizadas em direções diferentes, dependendo dos requisitos do processo.

Em contraste, o Pensamento Convergente tem a ver com filtrar todos os pensamentos fluentes gerados durante o Processo Divergente e submetê-los a uma filtragem adicional para destacar as ideias que têm um valor verdadeiramente inovador e prático.

Ambos os processos de pensamento são complementares e ajudam as pessoas a encontrar inúmeras alternativas para ver a mesma situação e finalizar a que pode ser implementada.

Deve-se ter cuidado ao comparar o pensamento divergente com o pensamento combinado, que pode parecer o mesmo, mas é diferente.

No Pensamento Combinado , as idéias conflitantes das pessoas são colocadas em um contexto coerente, de modo que todos concordam com a sugestão final sem sentir que sua idéia foi sufocada ou comprometida.

 
gyncursos.com.br © Desenvolvido por GYN SITES