Sistema Operacional


Sistema Operacional

Provavelmente você já ouviu falar neste termo. Mas você sabe o que é um sistema operacional?

É um software responsável pela comunicação entre o usuário e o computador, ou seja, ele faz a interação entre máquina e homem. Funciona como uma espécie de tradutor do sistema binário para o sistema decimal, e vice-versa.

Portanto, o sistema operacional é um software indispensável para o funciona- mento da máquina. Sem ele não conseguiríamos usar o micro de forma útil.

Existem vários tipos de sistemas operacionais. Eles apresentam diferenças de acordo com seus fabricantes, data de desenvolvimento (versões), aplicativos adicionais e a forma com que operam os dados. Apesar das diferenças, todos têm a mesma função principal: fazer a comunicação entre o usuário e o computador.

Resumo

O computador utiliza linguagem digital, ou seja, o sistema binário. Ele opera com apenas dois algarismos: o zero (0) e o um (1), enquanto nós, usuários, utilizamos o sistema decimal, baseado em dez algarismos.

Sistema operacional é um software indispensável para o funcionamento do micro, pois é responsável pela comunicação entre o usuário e o computador. Ele é uma espécie de tradutor da linguagem da máquina para a linguagem do usuário e vice-versa. Dessa forma, é possível a interação entre máquina e homem.

Existem vários tipos de sistemas operacionais, porém o mais utilizado, atualmente, em todo o mundo, é o Windows.

Bit é a menor unidade de informação para o computador; consiste no zero (0) ou no um (1). Para o usuário um bit isolado não tem valor significativo; entretanto, o conjunto de oito bits forma um byte, que equivale a um caracter. Um caracter tem significado para o usuário, pois uma letra equivale a um caracter.

A expressão byte, cujo símbolo é B, está ligada diretamente ao tamanho do arquivo. Ela auxilia nas unidades de medida da informação. Exemplo: KB, MB, GB, TB.

Devido ao grande fluxo de informações processadas em um micro, padronizaram-se unidades de medida da informação para facilitar a constatação de tamanhos de arquivos ou capacidade de armazenamento em diferentes unidades.

 
gyncursos.com.br © Desenvolvido por GYN SITES