Recursos Humanos e Estratégia Empresarial

Recursos Humanos e Estratégia Empresarial



Gestão de Recursos Humanos é um processo que consiste em reunir pessoas e organizações para que as metas e objetivos de cada um sejam alcançados.

Nesta aula, discutiremos como é importante garantir que as funções de RH estejam alinhadas adequadamente com a estratégia geral de negócios de uma organização.

Integrando a Estratégia de RH com a Estratégia de Negócios

Atualmente, os departamentos de recursos humanos têm um papel estratégico nas empresas, e uma estratégia de RH certamente afetará resultado final.

Vamos olhar para o RH como parte de uma estratégia de negócios completa.

Estratégia de RH como estratégia de negócios

No mundo real, não há uma linha divisória na areia entre a estratégia de recursos humanos e a estratégia de negócios.

Um empresário bem sucedido entende a forte conexão entre os dois.

O progresso do capital humano é essencial para a longevidade e o sucesso de um negócio.

A estratégia de recursos humanos hoje inclui equipes de liderança executiva, que trabalham com especialistas em recursos humanos para projetar metas complementares para recursos humanos e negócios completos.

Estratégia de RH e Produtividade Empresarial

O processo de recrutamento e seleção no departamento de recursos humanos é fundamental para a criação de uma força de trabalho produtiva.

Manter uma força de trabalho em que os funcionários desfrutem de altos níveis de satisfação no trabalho e a segurança do emprego se converte em uma força de trabalho que ajuda a alcançar as metas de negócios.

Tendências que afetam o RH e a estratégia de negócios

Atualmente, podemos dizer que as tecnologias de RH se tornaram um mecanismo integrado no avanço das necessidades mais amplas das empresas, suportando muito mais do que as transações básicas e avançando a agenda de RH e negócios para o futuro.

Sistema de informação de recursos humanos (SIRH) é parte integrante do progresso da gestão de desempenho, recrutamento e seleção.

Ele também desempenha um papel vital na reprovação de candidatos, nas promoções de funcionários, etc.

Interação entre a liderança executiva

A melhor maneira de cultivar um relacionamento entre gerentes de RH e gerentes administrativos é demonstrar o Retorno Sobre Investimento (ROI) em atividades e práticas de recursos humanos.

Isso pode incluir explicar a ligação entre a redução na rotatividade de funcionários e a melhoria na satisfação no trabalho que melhora o resultado final.

Exemplo

Até agora, fomos muito claros sobre a integração da estratégia de RH com a estratégia de negócios, a produtividade do negócio, suas interdependências e a maneira como o relacionamento influencia a organização como um todo.

Vamos agora dar um exemplo para entender melhor os conceitos.

A empresa X funciona na Região Norte do Estado de Minas Gerais.

Suas funções são limitadas apenas à área local e projetaram suas receitas e ganhos nessa base.

Devido às restrições vigentes na área, a Companhia tem que contratar seus funcionários da população local, que não são profissionalmente qualificados.

No entanto, a Companhia atua com os serviços de um Gerente experiente, profissionalmente qualificado, que é um homem técnico-comercial e tem o dever de gerenciar a organização centralmente.

O Gerente interage com quase todos os funcionários e organiza o treinamento no trabalho para eles.

Como os funcionários não são profissionalmente qualificados, e não há outras empresas que atuam na mesma área na região, haverá pouco temor de que eles mudem de emprego depois de receberem o treinamento.

Neste caso, a falta de concorrência local age a favor da Companhia.

A empresa, no entanto, garante que recruta pessoal dedicado, focado e comprometido.

A política salarial da empresa é tal que cada candidato é capaz de ganhar o suficiente para atender às suas necessidades básicas.

 
gyncursos.com.br © Desenvolvido por GYN SITES