Recompensas e Reconhecimento de Funcionários

Recompensas e Reconhecimento de Funcionários



O sistema de recompensas e reconhecimento de funcionários não é apenas uma ação positiva em relação aos funcionários.

Se for implementado de forma eficaz, revela-se uma ferramenta eficiente para incentivar os funcionários a criar e trazer negócios para a empresa.

Reconhecer os esforços dos funcionários e incentivar o seu moral resulta em aumento de produtividade e diminuição da taxa de atrito.

É um fato comprovado que uma força de trabalho incentivada e dedicada pode mudar o destino de uma empresa.

Estabelecer e executar um sistema de recompensa precisa de uma análise cuidadosa das políticas e procedimentos da empresa.

Decidir como reconhecer os esforços dos funcionários e o que fornecer a eles precisa de uma análise minuciosa dos deveres e riscos envolvidos em um trabalho específico.

Tipos de recompensas

O sistema de recompensa de uma empresa também deve estar alinhado com suas metas, objetivos, missão e visão.

Com base no perfil do trabalho, recompensas monetárias e não monetárias podem motivar os funcionários a contribuir mais para a organização.

1)Recompensas Monetárias

Um aumento no salário, incentivos, ingressos de cinema, viagens de férias, descontos em ocasiões especiais, cupons resgatáveis, bônus em dinheiro, vale-presentes, prêmios em ações, check-ups gratuitos ou com desconto para toda a família e taxas escolares para filhos dos funcionários entram nesta categoria.

2)Recompensas não monetárias

As recompensas não monetárias incluem prêmios, certificados, cartas de agradecimento, jantar com chefe, redecoração da sala do funcionário, associação a clubes de recreação, benefícios, uso de instalações da empresa para festas, prêmios por sugestão, broches, agendas, promoções, etc.

Uma mistura de recompensas monetárias e não monetárias faz maravilhas e leva os funcionários a agir de forma competente e contínua.

Um programa de reconhecimento e recompensa de funcionários adequado e eficiente cria relacionamentos harmoniosos entre os funcionários e o empregador.

Pagamento flexível

A prática de aplicar remuneração ao desempenho existe há algum tempo.

No entanto, o que há de novo é que o percentual de remuneração está relacionado ao desempenho e a maneira pela qual o mesmo é estruturado em torno de diferentes elementos de desempenho.

Um dos elementos-chave desse plano de remuneração flexível é a estratégia de relacionar remuneração ao desempenho.

Esta estratégia tem sido seguida por muitas empresas multinacionais em todo o mundo e consiste na estrutura geral de remuneração sendo dividida em elementos.

O pagamento variável seria pago como uma porcentagem do pacote completo, sujeito ao desempenho do empregado.

Por exemplo, se o funcionário obtiver uma nota 2 na escala de 1 a 5 (com 1 como a nota mais baixa e 5 e a nota mais alta), a remuneração variável seria de 60-70% do valor elegível, e se o funcionário obtiver uma nota de 4, a remuneração variável seria 110-120% do montante elegível.

A componente variável do salário é determinada de acordo com o desempenho do empregado.

A prática internacional é aumentar o elemento da variável pagar mais que a hierarquia.

Isso indicaria que nos níveis seniores da hierarquia de empregados, o componente variável pode ser tão alto quanto 50-60% do salário total.




Clique em PRÓXIMA AULA abaixo para continuar este curso e receber um Certificado Digital gratuitamente ao concluir

CADASTRE-SE AGORA em nosso canal de Cursos em Vídeos no YOUTUBE para receber novos Cursos em primeira mão – youtube.com/c/GynCursosOnline

 
gyncursos.com.br © Desenvolvido por GYN SITES