Preparação para batidas na Bateria


Para estes exercícios, será necessário atentar para a postura corporal, o posicionamento das baquetas e no posicionamento dos pés, sempre lembrando a técnica escolhida pelo baterista para tocar o seu instrumento.

Neste exercício iremos utilizar a mão direita (Chimbal); mão esquerda (Caixa); pé direito (Bumbo) e pé esquerdo (pressionando o Chimbal mantendo-o fechado).

image

Fig.31 – Componentes da bateria utilizados no exercício

image

Analisemos agora os exercícios que executaremos, a mão direita realizará a marcação no chimbal de todos os tempos do compasso, lembrando que o chimbal deve estar fechado, neste caso 4 tempos, isto ocorrerá em todos os exercícios. Faça a contagem do tempo em voz alta para facilitar, depois iremos realizar a execução das notas do bumbo e caixa, respeitando o tempo que está sendo marcado pelo chimbal, tocando em conjunto as notas sabendo respeitar o espaço entre elas.

image

Fig.32 – Exercícios de batida

Repita o exercício quantas vezes forem necessárias para memorização dos movimentos, e lembre-se de executar de forma lenta para corrigir os erros e ter o resultado esperado.

Antes de começar qualquer exercício, lembre-se da cadência e da sincronia dos toques, sem pressa, mantenha o andamento correto com a ajuda de um metrônomo ou outro objeto ou som que possa te ajudar na marcação do tempo, e repita quantas vezes for preciso até que o aprendizado tenha sido completo.

image

Fig.33 – Ilustração do pentagrama com o posicionamento dos componentes da bateria

image

Fig.34 – Exercício de Batida


 
gyncursos.com.br © Desenvolvido por GYN SITES