Planejamento de Recursos Humanos

Planejamento de Recursos Humanos



Planejamento de Recursos Humanos (PRH) é o processo de prever a necessidade de recursos humanos em uma organização.

O objetivo também é determinar como os recursos humanos existentes se encaixam melhor em seus trabalhos.

Concentra-se no conceito econômico básico da demanda e oferta no contexto da capacidade de recursos humanos de uma organização.
Componentes do Planejamento de Recursos Humanos

A seguir apresentaremos os componentes do planejamento de recursos humanos:

  1. Oferta atual de RH

Envolve um estudo abrangente da força dos recursos humanos na organização em relação aos números, habilidades, talentos, competências, qualificações, experiências, idade, prazos, avaliações de desempenho, designações, notas, compensações, benefícios, etc.

Nesta fase, os consultores podem organizar extensas entrevistas com os gerentes para entender os problemas críticos de RH que enfrentam e as habilidades básicas da força de trabalho como cruciais para vários processos de negócios.

  1. Demanda futura de RH

Todas as variáveis ​​conhecidas de RH, tais como atrito, suspensão temporária do contrato de trabalho, vagas previsíveis, aposentadorias, promoções, transferências pré-definidas, etc., são consideradas durante a seleção da demanda futura de RH.

Também as variáveis inesperadas, como fatores competitivos, renúncias, transferências ou demissões abruptas, também estão envolvidos no escopo da análise.

  1. Previsão de Demanda

É importante entender a estratégia de negócios e os objetivos da organização no longo prazo para que a previsão de demanda da força de trabalho esteja alinhada com as metas organizacionais.

  1. Estratégia e implementação de Sourcing de RH

A estratégia e a implementação de sourcing podem envolver a condução de programas de interação com funcionários, realocação, aquisição de talentos, recrutamento e terceirização, gerenciamento de talentos, treinamento e coaching e revisão de políticas.

Os planos são então executados levando-se em conta os gerentes de modo a tornar o processo de execução suave e eficiente.

Embora o Planejamento de RH pareça bastante simples como um processo de gerenciamento dos números em termos de necessidades de recursos humanos da empresa, o exercício real pode levar o gerente de RH a enfrentar muitos obstáculos devido ao efeito da força de trabalho atual na empresa.

Atender aos objetivos de negócios e às condições prevalecentes no mercado de mão de obra.

Assim, um processo de planejamento de RH adequadamente conduzido por uma empresa de consultoria de RH ajuda a empresa a atingir suas metas e objetivos de maneira oportuna, com a força certa de RH em ação.

  1. Análise do Trabalho

É o processo de identificar e escolher os conteúdos elaborados de um trabalho específico, definindo claramente os deveres, regras, responsabilidades e habilidades relacionadas ao trabalho.

A análise do trabalho é o processo de analisar a demanda e a exigência do trabalho, e não o indivíduo.

O processo de análise do trabalho divide em dois conjuntos de dados:

  • Descrição do trabalho– Descrição do trabalho é uma declaração por escrito incluindo informações completas sobre o que um trabalho inclui, como cargo, deveres, tarefas e responsabilidades, riscos e condições de trabalho, relatórios, ferramentas, máquinas e equipamentos a serem usados ​​e relações com outras designações.
  • Especificação do trabalho– A especificação do trabalho inclui detalhes sobre os recursos que um indivíduo deve possuir para executar as tarefas atribuídas com eficiência.

Isso inclui qualificação educacional, experiência, treinamento, conhecimento e habilidades necessárias para realizar o trabalho.

  1. Projeto de trabalho

O projeto de trabalho é um processo contínuo e em constante evolução que visa ajudar os funcionários a fazer ajustes com as mudanças no local de trabalho.

O objetivo final é minimizar a insatisfação e aumentar a motivação e o envolvimento dos funcionários no local de trabalho.

Existem várias etapas envolvidas no design do trabalho, mas todas essas etapas seguem uma sequência lógica.

Cada passo tem sua importância e nenhuma etapa pode ser negligenciada durante o processo de projeto.

A sequência das etapas é mostrada abaixo:

  • Quais tarefas devem ser feitas ou quais tarefas fazem parte do trabalho?
  • Como as tarefas são realizadas?
  • Que quantidade de tarefas é necessária para ser feita?
  • Qual é o procedimento para realizar essas tarefas?

Todas estas questões devem ser consideradas enquanto se chega a uma definição clara de um trabalho específico, tornando-se menos arriscado para quem executa o mesmo.

Um trabalho bem definido cria um sentimento de realização e uma sensação de auto-estima elevada entre os funcionários.

  1. Avaliação do trabalho

Em contraste com a especificação do trabalho, a avaliação do trabalho especifica o valor relativo ou o valor de cada trabalho em uma empresa, examinando a tarefa e classificando os trabalhos conforme seu valor.

A avaliação do trabalho pode ser feita por qualquer um dos seguintes métodos:

  1. Classificação por pontos – Diferentes níveis são atribuídos aos vários elementos do trabalho e, em seguida pontos serão atribuídos a estes diferentes níveis através da avaliação realizada. Esta forma de classificação ajuda na base da estrutura de remuneração.
  2. Comparação de fatores – Uma comparação de diferentes fatores independentes das tarefas é realizada, e pontos são dados para cada escala de fator de trabalho individual.

Esses pontos são então agregados para classificar os trabalhos.

  1. Classificação no emprego – Um trabalho não é dividido em fatores ou elementos; em vez disso, é avaliado como um processo completo e comparado com outros trabalhos.

Após uma avaliação adequada, os trabalhos são dimensionados de acordo.

  1. Comparação emparelhada – Os trabalhos são comparados entre si e os pontos são alocados, dependendo de serem “maiores, menores ou iguais”.

Esses pontos são adicionados para priorizar a ordem dos trabalhos.

Os trabalhos com maiores prioridades recebem mais atenção do que outros.




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