Partes de um computador

Hardware

É a parte física do computador; digamos que é tudo aquilo que podemos tocar, segurar. Por exemplo: monitor, teclado, mouse, CPU, placa mãe, memória…
Segundo a Wikipédia (HARDWARE), o termo hardware não se refere apenas aos computadores pessoais, mas também aos equipamentos embarcados em produtos que necessitam de processamento computacional, como os dispositivos encontrados em equipamentos hospitalares, automóveis, aparelhos celulares, entre outros.

Figura 1: Teclado

Figura 2: Mouse

Figura 3: Monitor

 

Software 

É a parte lógica do computador. Diferentemente do hardware, não podemos tocar, é algo abstrato. São os programas. Por exemplo: Windows, Word, Excel, Corel, Internet Explorer.

Segundo a Wikipedia, Software ou logiciário é uma sequência de instruções a serem seguidas e/ou executadas, na manipulação, redirecionamento ou modificação de um dado/informação ou acontecimento.

Figura 4: Tela da área de trabalho do Windows

Figura 5: Tela principal do Microsoft Word

Figura 6. Tela do navegador Chrome

Alguns usuários de computador chamam erradamente o gabinete de CPU, quando na verdade a CPU está dentro dele, e é um dos componentes mais importantes de um PC.

Certo dia, em uma aula, enquanto descrevíamos as diferenças entre hardware software, um estudante argumentou que, sob seu ponto de vista, o Windows era um hardware. Em seguida, retirou de sua mochila um CD de instalação do Windows e questionou o fato de poder tocá-lo e segurá-lo, concluindo que o Windows poderia ser considerado um hardware.

Você concorda? Pense um pouco antes de responder:

(  ) Sim, o Windows é um hardware.

(  ) Não, o Windows não é um hardware.

Se você disse não, acertou!

Quando o estudante retirou o CD da mochila e afirmou que era um hardware porque o estava segurando, na realidade ele estava segurando a mídia na qual o software está gravado.

A mídia é um hardware e o Windows é um software.

Mídia é uma palavra que vem do latim e significa “meios” (meios de comunicação). Nós falamos mídia por causa da maneira como esta palavra é pronunciada em inglês.

Existem diversos tipos de mídia, como: CD, DVD, Pen-Drive, entre outros. Em um CD de música, por exemplo, a mídia em que podemos segurar é hardware e a música a qual ouvimos é considerado um software.

É indispensável compreender que o hardware e o software trabalham em conjunto. Um computador precisa dos dois para funcionar perfeitamente.

De nada adianta um computador com o hardware de altíssimo desempenho, se não tiver software.

Por exemplo, você pode ter um computador com um excelente processador, com HD de alta capacidade, monitor de 24 polegadas, de nada vai servir se não tiver um software.

Assim, sem o Microsoft Word não poderíamos fazer a edição de um texto ou sem o Microsoft Excel, não poderíamos elaborar uma planilha. Da mesma forma se não tivéssemos o pacote do Office não poderíamos realizar estas atividades.



 
gyncursos.com.br © Desenvolvido por GYN SITES