O que é Mentoring? Introdução

O que é Mentoring? Introdução



Mentoring é o processo de orientar os funcionários para um excelente desempenho.

A ideia por trás do mentoring não é somente extrair o melhor desempenho dos funcionários, mas também mantê-los focados e dedicados aos seus padrões de desempenho.

A ideia por trás do mentoring é envolver uma pessoa com mais experiência em uma responsabilidade específica de trabalho em compartilhar sua experiência de trabalho com funcionários mais novos e também aqueles que estão indo muito bem, para que eles entendam as responsabilidades e expectativas adicionais que enfrentarão no futuro.

O mentoring ajuda os funcionários a fazer uma transição suave de suas atuais responsabilidades de trabalho para as que ganharão com seus bons desempenhos.

Eles são preparados e alimentados em uma organização sob a orientação de outro gerente sênior com credenciais comprovadas.

Isso difere do aconselhamento, ou coaching, em que o objetivo é fornecer assistência corretiva para aqueles que entregam resultados médios a ruins.

O curso de ação desejado em coaching é mais favorável do que orientado a orientação, em que uma pessoa com melhores habilidades, conhecimentos e experiência se torna um modelo para bons desempenhos com o objetivo de melhorar o desenvolvimento de carreira e o desenvolvimento pessoal dos funcionários. .

Coaching, ou aconselhamento, é um processo de apoio para definir e corrigir problemas pessoais ou habilidades que afetam o desempenho.

O conselheiro retifica comportamentos e fornece orientação e disciplina conforme necessário pelo tempo que for necessário.

A pessoa que fornece orientação é referida como um ‘mentor’, e os guias que ele guia são conhecidos como ‘mentoreados’.

Basicamente falando, todo professor que ajuda um novato a desenvolver sua carreira profissional, é um mentor.

Para que o mentoring seja eficaz, algumas empresas estabelecem um programa com duas tendências.

Na primeira, o aprendiz realiza um plano do seu desenvolvimento pessoal, ou seja, daquilo que gostaria de conseguir profissionalmente num futuro e para isso estabelece uma série de objetivos.

No segundo aspecto do programa, o mentor deve supervisionar o trabalho do aprendiz.

A ideia é criar uma relação mútua enriquecedora, em termos empresariais é usado o termo de feedback.

Em certas ocasiões, este processo ensino-aprendizagem é registrado através de um documento: o contrato de mentoring.

Sua finalidade consiste em fazer com que as duas partes saibam claramente o seu papel e o que se pode esperar do outro.

O contrato de mentoring é realizado também para formalizar o compromisso dos dois participantes e assim evitar falsas expectativas.

Como tantas outras realidades, o mentoring tem sua origem na antiguidade, de maneira mais específica, na mitologia grega.

O mentor é um personagem da Odisseia de Homero, especialmente o amigo de Ulisses, encarregado pela educação do seu filho Telêmaco.




Clique em PRÓXIMA AULA abaixo para continuar este curso e receber um Certificado Digital gratuitamente ao concluir

CADASTRE-SE AGORA em nosso canal de Cursos em Vídeos no YOUTUBE para receber novos Cursos em primeira mão – youtube.com/c/GynCursosOnline

 
gyncursos.com.br © Desenvolvido por GYN SITES