Mentoring para Gerentes

Mentoring para gerentes – Estudo de caso



Jeanne Craus liderou desde o início e durante 14 anos de carreira como Gerente de Projetos na Emphasis Solutions, uma organização multinacional.

Seu estilo de trabalho era motivar sua equipe e obter os melhores resultados, o que o ajudou a crescer rapidamente na organização.

Por isso, não foi surpresa quando ela foi nomeado para o cargo de CEO da organização.

Logo após a sua nomeação, o conselho de diretores realizou uma análise de desempenho, onde foi revelado que muitas pessoas na equipe de Jeanne consideravam seu tipo de liderança um pouco competitivo e agressivo demais.

Mesmo que a diretoria soubesse que eles tinham em Jeanne uma vencedora, essa revisão enviou uma mensagem clara para eles de que o novo CEO teria que resolver esse problema o mais rápido possível.

Um CEO normalmente lida com a nata da administração e os relatórios dos diferentes chefes de departamentos que não eram compatíveis com o estilo de trabalho de seu novo CEO era uma questão muito séria para eles.

Endereçamento de Questões por Mentoring

A diretoria solicitou ajuda profissional da Excalibur Agencies, parceira estratégica de treinamento da Emphasis Solutions, que enviou uma equipe de especialistas para atender o recém-nomeado CEO e ter uma conversa franca com ela.

Durante essa discussão, eles fizeram uma avaliação de seu comportamento, conjuntos de habilidades, metodologia de trabalho e tentaram alinhá-los à visão que o conselho desejava para seu CEO. A equipe também teve discussões com os membros do conselho e, em seguida, realizou algumas observações intensivas no local.

Eles implementaram um método de “ orientação de sombra ” onde um mentor estudava constantemente o estilo de trabalho do CEO, fazendo observações enquanto o CEO estava em ação. Durante este processo, a Equipe Excalibur gravou em vídeo numerosas reuniões de equipe de Jeanne enquanto ela estava falando com as pessoas e comunicando seus planos de ação.

Depois de um mês aprendendo sobre a abordagem de Jeanne em relação ao seu trabalho e seus métodos de funcionamento, a equipe de treinamento apresentou seu relatório.

Identificando áreas de melhoria

Descobriu-se que, mesmo que Jeanne tivesse recebido uma responsabilidade de trabalho diferente, ela ainda não havia se livrado de seus antigos métodos de liderança. A abordagem de conduzir e inspirar as pessoas a atingir suas metas, que lhe haviam dado o sucesso que ela conquistara, agora irritava seus novos colegas de equipe que tinham abordagens diferentes para realizar tarefas e obtinham sucesso em suas capacidades individuais.

Verificou-se também que Jeanne estava receosa de receber conselhos de seus novos companheiros de equipe, já que ela não estava acostumada a aceitar conselhos antes de verificar sua viabilidade e veracidade.

Durante este processo de verificação se os conselhos dos companheiros de equipe mantiveram a água ou não, ela geralmente apontou o que ela achava que eram as falhas no conselho que muitos sentiam ser bastante conflituosa e paternalista dela , e algo que distanciava ainda mais as pessoas dela.




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