Mentoring – Estabelecendo Rapport

Mentoring – Estabelecendo Rapport



Estabelecer um bom relacionamento é a primeira etapa da orientação.

Assim como fazer amizade com estranhos, a orientação começa com o processo de explorar.

Nesta fase da relação mentor-mentoreado, a importância é colocada mais em se familiarizar, aprendendo os altos e baixos, prós e contras, peculiaridades e modos um do outro.

Nesta fase, as coisas mais importantes a seguir para um mentor são:

  1. Defina as expectativas.
  2. Seja responsável e conduza a conversa.
  3. Mencione os objetivos do mentoring.
  4. Coloque perguntas abertas.
  5. Certifique-se de que o aprendiz não precise falar sobre tópicos indesejáveis.
  6. Escute com atenção.
  7. Abordar as apreensões iniciais do aluno.
  8. Faça anotações mentais.
  9. Compartilhe fatos sobre você para construir o rapport.
  10. Sorria, mantenha contato visual e uma linguagem corporal agradável.

Explorando a dinâmica Mentor-mentorado

 

É muito importante que o mentor estabeleça a liderança no primeiro encontro com o mentorado e crie os melhores relacionamentos e níveis de conforto com ele.

Isso ajuda não só a romper a barreira da comunicação, mas também proporciona uma oportunidade ao mentor de expressar sua dedicação ao relacionamento e ao processo de orientação.

O mentor precisa ser muito paciente com o aprendiz neste momento. Ele precisa entender o que é uma mera obrigação profissional para ele é no entanto um momento de definição de carreira para o aprendiz.

O aprendiz estará inseguro, inconsciente do mundo que está à sua frente e geralmente estará curioso. Construir esse relacionamento correto que faz com que ele se sinta em casa conversando com alguém que o entende é a chave.

Muitos mentores cometem o erro muitas vezes repetido tentando fornecer as respostas às perguntas que fazem aos funcionários.

Há um desejo insuperável de fornecer conselhos mesmo antes de o aprendiz terminar de compartilhar sua história. Isto engana o mentor para tratar as preocupações do aprendiz como comportamento geral, ao contrário da relação de um-um que deve ser.

O aprendiz também fica imediatamente desconfiado da sinceridade e envolvimento do mentor neste projeto, e começa a se perguntar se ele está nesse papel de mentor apenas por causa disso.

Como mentor, a primeira coisa que uma pessoa deve fazer é ouvir.

Na maioria das vezes, as pessoas se sentem melhor quando compartilham seus sentimentos com alguém que se apresenta como um ouvinte atento, mesmo que seja um completo estranho; especialmente porque ele é um completo estranho.

Em tal situação, do mentor é esperado:

  1. Ouvir antes de aconselhar
  2. Demonstrar habilidades necessárias
  3. Fazer perguntas abertas e fechadas
  4. Definir prioridades
  5. Fornecer informações ou conselhos
  6. Compartilhar feedback construtivo
  7. Ouvir e empatizar
  8. Identificar os pontos fortes e fracos
  9. Identificar áreas de melhorias
  10. Compartilhar experiências e histórias



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