Mentoring, Coaching e Treinamento

Mentoring, Coaching e Treinamento



A maioria das diferenças entre mentoring, coaching e treinamento pode ser creditada à imaginação excessivamente fértil da mente das pessoas.

De fato, os especialistas dizem que não há diferenças claras entre esses três quando se trata do método de entrega.

No entanto, quando chegamos aos objetivos, existem diferenças sutis entre mentoring, coaching e treinamento.

Treinamento

A formação é totalmente relacionada com o trabalho e os seus objetivos são determinados pela responsabilidade de trabalho dos formandos. O objetivo da formação é permitir que os formandos obtenham conhecimentos sobre um conjunto de competências profissionais.

A formação depende substancialmente do fenómeno da aprendizagem social.

Os instrutores geralmente demonstram o procedimento correto de realizar uma tarefa, além de explicar o resultado desejado aos treinandos.

A pedagogia de aprendizagem é mais frequentemente imitando as ações e instruções do treinador, e repetindo-as até que uma imitação bem-sucedida tenha sido alcançada.

Coaching

O coaching tem um objetivo específico, vinculado a um tempo específico. Há mais ênfase em alcançar um objetivo difícil por meio de dedicação, foco e esforços constantes, com feedback constante, sugestões e motivação entregues pelo coach.

Dependendo do modo como são implementados, existem quatro tipos de coaching –

  • Coaching baseado em consulta– O coach não dá respostas quando recebe uma resposta errada, mas continua fazendo perguntas ao aluno e deixa o aluno encontrar a resposta por conta própria.
  • Coaching Prático– O coach demonstra o que ele sente ser a melhor maneira de lidar com uma situação, e depois deixa ao aluno tentar o mesmo método ou encontrar um novo.
  • Coaching de Intervenção– O coach se mantém limitado a observar e permitir que o aluno tente descobrir uma solução, e só intervir quando sentir que a tentativa vai levar a uma falha segura com sérias consequências.
  • Coaching de Orientação– O coach permite que o aluno opere principalmente no piloto automático. Este modo de treinamento é geralmente adotado por treinadores que têm alunos dedicados, focados e esforçados. Tudo o que eles têm a fazer é manter os níveis de ambição altos, dando lembretes e conversas estimulantes quando necessário.

Mentoring

Mentoring vai além dos limites do aconselhamento profissional ou orientação, e pode tocar em qualquer aspecto da vida do aprendiz. O trabalho do mentor é supervisionar e traçar o caminho adequado para a carreira do mentoreado. Isso inclui o mentor dando treinamento e treinamentos para o aprendiz como e quando necessário, e também encaminhando-o para buscar ajuda profissional de outros especialistas.

Em suma, o coaching e o treinamento são mais direcionados ao desenvolvimento de carreira, enquanto o mentoring visa tanto a carreira quanto o desenvolvimento pessoal dos funcionários. Embora todos esses métodos de ensino ensinem as pessoas a criar uma visão e a estabelecer metas, nenhuma delas garante resultados excelentes .

E isso porque todas essas três atividades dependem fortemente da dedicação e autoconfiança da pessoa que está inscrita nisto. É preciso muito esforço e motivação para se elevar acima de você e ser alguém que você sempre desejou ser.




Clique em PRÓXIMA AULA abaixo para continuar este curso e receber um Certificado Digital gratuitamente ao concluir

CADASTRE-SE AGORA em nosso canal de Cursos em Vídeos no YOUTUBE para receber novos Cursos em primeira mão – youtube.com/c/GynCursosOnline

 
gyncursos.com.br © Desenvolvido por GYN SITES