Manuseio das baquetas da bateria


Antes de falarmos sobre a forma de segurar uma baqueta, vamos falar um pouco sobre os nossos dedos e a nossa mão, os dedos seguirão uma numeração para facilitar o entendimento de como segurar uma baqueta. Veja abaixo a ilustração:

Polegar: 1 Indicador: 2 Médio: 3 Anelar: 4 Mínimo: 5

image

Fig. 5 – Ilustração dos dedos das mãos e suas numerações.

image

image

Há duas formas de segurar as baquetas, o Matched Grip que é dividido em três formas diferentes que são: Germany Grip (Pegada Alemã), French Grip (Pegada Francesa), American Grip (Pegada Americana), as três formas estão dentro do Matched Grip ou o Traditional Grip (Pegada Tradicional).

image

Fig. 6 – IIustração Matched Grip Fig.7 – Ilustração Traditional Grip

OBS: Não há alteração do som entre as forma de segurar a baqueta.

Para executar a Matched Grip, vamos configurar a mão com as indicações que a seguir.

image

A primeira é a pinça. A pinça fara o movimento de ida e volta da baqueta e dará sustentação e firmeza na hora de tocar. É a pinça que segura a baqueta na posição correta. O dedo 2 (indicador) deve ser colocado em volta da baqueta, dando a sustentação e o dedo 1 (polegar), fará a pressão para que a baqueta não escape. A configuração de pinça é importantíssima, pois, é a partir dela que você conseguirá executar todos os movimentos rápidos sem sobrecarregar os braços e os punhos.

Fig.8 – Mão em configuração da pinça

image

Agora vamos falar de outra configuração, a mola. A mola é constituída pelo movimento dos punhos e dos outros dedos (médio, anelar e mínimo) que darão o apoio a pinça. Os dedos na mola não

pressionam a baqueta, mas dão continuidade ao movimento que a pinça junto com os braços e os punhos proporcionarão. Quando atingida uma velocidade maior, a pinça dará o apoio segurando firme para não escapar a baqueta e a mola fara o trabalho do movimento da baqueta usando o rebote (O rebote é a reação do choque da baqueta com a bateria ou com qualquer objeto). Assim os braços continuam relaxados sem causar possíveis contusões, repare na figura ao lado:

Fig.9 – Ilustração como segurar a Baqueta

image

Para executar Traditional Grip você irá colocar a palma da sua mão esquerda virada para cima, colocara a baqueta entre o dedo 3 (médio) e o dedo 4 (anelar), colocando o dedo 1 (polegar) por cima da baqueta, dando a pressão. O movimento será executado com os dedos polegar, indicador e médio e o apoio será com os dedos anelar e o mínimo, neste tipo de pagada o trabalho do pulso será maior e nos movimentos rápidos o dedo polegar dará a sustentação enquanto o indicador e o médio usarão o rebote para acelerar o movimento.

image

Fig.10 – Ilustração como segurar a Baqueta modo Traditional

Continuando as instruções, observaremos o posicionamento das mãos, dos braços e dos antebraços na hora de executar os exercícios e as batidas que serão aplicadas. O posicionamento dos braços e dos antebraços deverão ser colados junto ao corpo e relaxados, as mãos junto com as baquetas em uma posição que forme um triângulo sempre lembrando que a caixa ou outro objeto que você esteja praticando deve estar um pouco abaixo da linha da cintura.

image

Fig.11 – Ilustração posicionamento da Caixa e ergonomia.

Quando você for executar os movimentos lembre-se de imprimir a mesma força e o mesmo movimento nas duas mãos, é importantíssimo começar com um andamento mais lento, e gradativamente acelerar. A postura quando estiver sentado também é importante para evitar problemas futuros. Quando se sentar verifique se as suas pernas estão em um ângulo de 90° graus.

Vamos aprender agora um pouco mais sobre a técnica de posicionamento da baqueta do Matched Grip. Dentro dessa técnica nós temos três formas diferentes de posicionarmos os nossos pulsos. Repare na figura abaixo:

image

Fig.12 – Ilustração variações de pegadas do Matched Grip

French Grip: O polegar está virado para cima, o trabalho das pinças é muito requisitado em todos os movimentos. Germany Grip: O polegar fica virado inteiramente para baixo em um ângulo de 90 graus, o trabalho dos pulsos e mais requisitado e o posicionamento das mãos será sempre com o pulso virado para frente.

American Grip: O polegar fica virado em um ângulo de 45 graus, nesta pegada o equilíbrio no uso do pulso e da pinça é maior e o desenvolvimento dos movimentos é facilitado.

  • Aplicação Prática do manuseio das baquetas

    Vamos colocar em prática o que vimos até aqui executando alguns toques na caixa da bateria em que você está estudando, visando desenvolver a coordenação motora entre as mãos, a qualidade som e a postura correta dos movimentos. Antes de começar, não esqueça de observar e de recordar alguns detalhes:

    • Postura;

    • Posicionamento da baqueta em relação a sua pegada;

    • Braços relaxados e próximos ao corpo;

    • Execute os toques movimentando somente o pulso;

    • Deixe a caixa ou a borracha de estudo um pouco abaixo da linha da cintura

    • Comece devagar, aumentando a velocidade aos poucos, na medida em que for dominando os exercícios.

      Os exercícios abaixo são chamados de Toque Simples e Toque Duplo, iremos executar quatro tempos (1, 2, 3 e 4), que será a referência, devendo sempre manter a cadencia, realizando o exercício repetidamente mantendo o metrônomo em 60 bpm (caso não tenha um metrônomo siga a cadência dos segundos do relógio).

      Para cada tempo, devemos executar um toque na caixa, utilizando a mão da baqueta correspondente (D=direita ou E=esquerda). Caso não possua caixa nem borracha de estudo, pratique em qualquer superfície plana (ex.: uma cadeira com uma toalha em cima).

      Toque Simples

      image

      Exercício A

      Tempos

      1

      2

      3

      4

      Mãos

      D

      E

      D

      E

      Exercício B

      Tempos

      1

      2

      3

      4

      Mãos

      E

      D

      E

      D

      Exercício A

      Toque Duplo

      Tempos

      1

      2

      3

      4

      Mãos

      D

      D

      E

      E

      Exercício B

      Tempos

      1

      2

      3

      4

      Mãos

      E

      E

      D

      D

 


 
gyncursos.com.br © Desenvolvido por GYN SITES