A importância da atividade hoteleira


A hotelaria é uma indústria de bens de serviço como qualquer indústria, possui suas características próprias e sua finalidade principal é o fornecimento de hospedagem, alimentação, segurança e vários outros serviços relacionados à atividade de bem receber.

Nos tempos atuais, a hotelaria e o turismo se tornaram a maior indústria na era da globalização da economia, pois se modernizaram e se industrializaram.

Podemos enumerar vários fatos e argumentos que ressaltam a importância da hotelaria para a economia e para a sociedade:

  • Gera divisas internas e externas, por meio de circulação de valores, produtos e impostos.
  • Atrai investimentos de capitais nacionais e estrangeiros.
  • Possui vasta absorção de mão de obra.-Possibilita e estimula o crescimento profissional, utilizando programas de treinamento e/ou qualificação profissional.
  • Promove intercâmbio cultural com o conhecimento de costumes, da gastronomia e do artesanato.
  • Incentiva a modernização das indústrias de bens e serviços, por meio da concorrência e da competitividade para a manutenção do mercado.
  • Possibilita a manutenção racional dos ecossistemas por meio da exploração sustentável do meio ambiente.
  • Promove a possibilita o desenvolvimento de regiões, valendo-se da interiorização das diversas modalidades de turismo: ecológico, rural e outros.
  • Favorece e estimula o desenvolvimento de novos profissionais, em razão da necessidade de especialização e da existência de novas atividades, tais como: instrutor de lazer, chefe de cozinha, sommeliers e outros.A visibilidade conquistada com a Copa do Mundo ajudou a fazer com que o movimento de turistas para as comemorações da chegada de 2015 crescesse até 20% em alguns dos principais destinos brasileiros, comparando-se com igual período do ano passado. As informações são das próprias secretarias estaduais e municipais de turismo. Além disso, os destinos nacionais são os preferidos por 80,2% dos brasileiros que pretendem viajar, conforme novo estudo divulgado pelo Ministério do turismo. E ele ainda diz que o percentual da série histórica, medido mês a mês desde 2008 (Mtur, 2014).imageSegundo dados da OMT, a atividade turística existe há mais tempo do que se supunha, sendo, portanto, uma atividade sócio-histórico-político-econômico-cultural de vital importância, que gera divisas de 381 milhões de dólares e emprega mais de 225 milhões de trabalhadores.

    Fonte: www.mtur.gov.br em 07 de dezembro de 2015

    Nas grandes cadeias nacionais, tem-se observado a busca da melhoria da qualidade dos serviços ofertados, o que decorre da entrada de novas cadeias hoteleiras internacionais no Brasil. Essas cadeias, em conjunto com grandes agentes econômicos, pretendem realizar investimentos na construção de grandes unidades hoteleiras no país.

    • 13% independentes;
    • 39% nacionais;
    • 48% internacionais.

      Distribuição das principais cadeias hoteleiras nacionais e internacionais e dos hotéis independentes no Brasil.


      Copacabana Palace 1923.

      Copacabana Palace atualmente.




 
gyncursos.com.br © Desenvolvido por GYN SITES